Alegrai-vos

SEJA ALEGRE   Warren W. Wiersbe:  Resumo das idéias expostas por  Warren W. Wiersbe  como incentivo a ler o livro: SEJA ALEGRE _Apesar de Mark Twain ser humorista profissional,  ele próprio sentia-se destroçado em  sua vida pessoal . BOM HUMOR INDEPENDE DE  SITUAÇÕES   EXTERNAS: bom humor é um modo de encarar a vida.  

1- Alegria é um estado de alma,  apesar das circunstâncias:  ainda que… a figueira não  floresça…  ( a paisagem seja desoladora) Todavia eu me alegrarei no Senhor : exultarei no Deus da minha salvação’  Hc 3.17

2- Alegria é    DOM DE DEUS   sob condição : ‘amaste  a justiça e aborreceste a iniqüidade. POR ISSO ( é CONSEQÜÊNCIADeus ( o Soberano do Universo– o teu Deus (sem ídolos no coração, há relacionamento pessoal)  te   ungiu  ( é algo  que vem de Deus para a tal pessoa    com óleo de alegria mais do que a teus companheiros Hb 1.9

3- Alegria é   FRUTO DO  ESPÍRITO  LER Gálatas  5.22  _   Resulta do atuar silencioso, no íntimo, e brota naturalmente: ‘sai pelos poros’  O fruto do Espírito é como se BRONZEAR :  não dá para pintar a pele: é reação natural, silenciosa ,  involuntária  a quem se despe de si mesmo, , se expõe à Palavra, e fica quieto,  e esperando  fazer efeito… os outros serão os primeiros a notar a diferença !

Jesus Cristo foi  ‘homem de dores e experimentado nos trabalhos’ Contudo,dEle se diz  ter a UNÇÃO DA ALEGRIA : Amaste a justiça, odiaste a iniqüidade; por isso Deus
o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus  companheiros’
Hb 1.9

Jesus possuía  alegria profunda que ultrapassava tudo o que o mundo pudesse oferecer.Prestes a enfrentar  morte cruel no Calvário, Jesus disse aos Seus discípulos: ‘Tenho-vos dito isto, para que o Meu gozo( profunda alegria)  permaneça em vós, e o vosso  gozo  seja completo’ ( João 15:11) 

Jesus  tinha certeza do que diz a Bíblia:  ‘Tu me farás ver a vereda da vida; na tua presença  há plenitude de alegria  ( Sl 16.11)  No entanto, poucos cristãos usufruem  deste privilégio.

Passam a vida sob uma nuvem de decepções, quando, afinal, podiam andar sob o  resplendor da alegria.  O que nos  tem privado da ALEGRIA do SENHOR  ? A carta aos Filipenses nos faz ver  o caminho da vida, – a plenitude da alegria que advém da presença do Senhor :

Cristo anunciado, Fp 2.18 -por servos dedicados,  3.1  –esperança da glória, Fp 3.18, 4.4

No entanto, Paulo escreveu sobre a alegria do Senhor em  circunstâncias  das mais adversas : prisões, Fp 1.7, 13-14, 17 em perigo de vida, 1.20, tristezas, Fp 2..27-28

’Qual era o segredo dessa alegria? O segredo está  em outra palavra que aparece DEZ vezes na carta aos Filipenses:  é a palavra ‘mente‘ no sentido do que ocupa o nosso pensamento.  Paulo também fala sobre PENSAR, CINCO VEZES_   Juntando  estas palavras e as vezes em que usa a palavra LEMBRAR_  dá um total de dezesseis referências  à ‘mente. Então,  o segredo da alegria cristã encontra-se no modo de  pensar do crente > nas escolhas de suas atitudes. Afinal de contas, a perspectiva determina o resultado.  Está escrito: ‘como ele pensa, assim é…’ ( Prov. 23:7) 

extr do autor: o  livro  mostra o tipo de mente que o crente deve ter para poder experimentar a alegria cristã num mundo cheio de problemas. E a melhor maneira de se conseguir um quadro exato desta carta é (1º) descobrir os «ladrões» que nos roubam a alegria, e depois determinar os tipos de atitudes que  devemos ter a fim de capturar e vencer esses «ladrões».

Ladrões que nos Roubam a Alegria
1-Situações  que  NÃO ANDAM DO MEU JEITO, SOB MEU CONTROLE
2. As pessoas…  atrapalham a minha felicidade
3. Coisas … que  eu quero ter e  eu não tenho
4-Preocupação ­ _ – Como eu vou fazer para resolver isto ???

extr do autor :  Temos de cultivar o tipo correto de mente. Se a perspectiva determina o resultado,  então a atitude mental que desenvolvemos determinará a nossa alegria, ou a  falta dela. _ Pv 15.15 Todos os dias do aflito ( o pessimista) são maus; mas o coração contente ( o otimista) tem um  banquete  contínuo.( vive em festa!)

Nos quatro capítulos de Filipenses, Paulo descreve  quatro atitudes da  mente que resultarão em alegria, APESAR DE… circunstâncias,pessoas  e coisas,  e  que nos livrarão de preocupações.

Quatro Atitudes que Conservam a nossa Alegria 

1-MENTE INTEGRAL  . FOCADA  só em  Cristo    Fp cap 1  ‘Porque para mim o viver é  Cristo e o morrer é ganho» (1:21).Vive para servir a Jesus Cristo. É um homem com um propósito: «Uma coisa faço … » (3:13).. Paulo não olhava para Cristo através das circunstâncias; pelo contrário, encarava as circunstâncias através de Cristo — e isso mudava tudo.
2-A Mente Submissa : Filipenses 2 _ ‘Nada  façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores (mais importantes) a si mesmos»  Fp 2.. 3
No capítulo 2  há quatro exemplos maravilhosos de uma mente submissa: Jesus Cristo (2:1-11), Paulo (2:12-18), Timóteo (2:19-24) e Epafrodito (2:25-30). Cada um destes exemplos prova este princípio: «Portanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado» (Lucas 14:11).
3- A Mente Espiritual: Filipenses 3_   Neste capítulo, Paulo usa onze vezes a palavra coisas «Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo» (v. 20). A pessoa com mente espiritual olha para as coisas deste mundo sob o ponto de vista do  céu — e que diferença isso faz!
4- A Mente Segura: Filipenses 4 _Mostra os recursos espirituais que o crente tem em Cristo: a paz de Deus ( 4.1-9 ) – o poder de Deus (4:10-13) e a provisão de Deus (4:14-23). Com recursos como estes porque haveríamos de nos preocupar?  Temos a paz de Deus para nos guardar (v. 7) e o Deus de paz para nos guiar (v. 9). A paz de Deus entra em nós quando oramos corretamente (vs. 6-7), pensamos corretamente (v. 8) e vivemos corretamente (v. 9).
É este o segredo de Deus para a vitória sobre toda a preocupação.

RESUMO :  FILIPENSES — A Mente Cristã Alegre
A MENTE INTEGRAL, cap. 1 :Alegria a despeito das circunstâncias,  Versículo Chave — 1:21 1-A comunhão (1:1-11)  2- A extensão  (1:12-26 )e  3- A fé do Evangelho ( 1:27-30)

2- A MENTE SUBMISSA, cap. 2 : 
Alegria a despeito das pessoas,  Versículo Chave — 2:3
O EXEMPLO de Cristo ( 2:1-11)  de Paulo ( 2:12-18) de Timóteo( 2:19-24) de Epafrodito , 2:25-30

3- A MENTE ESPIRITUAL, cap. 3: Alegria a despeito das coisas,   Versículo Chave — 3:19 e 20
O passado de Paulo — 3:1-11 (o contabilista — «Eu considero»)
O presente de Paulo — 3:12-16 (o atleta — «Eu prossigo»)
O futuro de Paulo — 3:17-21 (o estrangeiro — «Eu espero»)

4- A MENTE SEGURA, cap. 4 
Alegria que vence a preocupação,   Versículos Chave — 4:6-7
A paz de Deus ( 4:1-9) O poder de Deus (4:10-13)  A provisão de Deus , 4:14-23

Este é resumo das páginas iniciais do livro SEJA ALEGRE   Warren W. Wiersbe   é incentivo para ler o livro. Deus os abençoa.