Guardar-se…

 GUARDAR-SE… do mundo, incontaminado do mal e até da própria iniquidade  de seu próprio coração. Como guardar-se para Deus de modo que o diabo não lhe toca.

> ‘todo o nascido de Deus guarda-se a si mesmo  e o maligno não lhe toca’  1Jo 5.18 corr.

Cada palavra das Escrituras tem peso muito grande: não são palavras vãs. Neste texto, há três fato espirituais muito importantes.

>  Todo o nascido de Deus _ convém frisar pois nem todos os que freqüentam as igrejas são nascidos de Deus.Há os ímpios( ver o perfil deles no Salmo 50.16-22) o joio (bem conhecida parábola, Mateus 13….) e o bastardo ( Hebreus 12.8_ ‘filhos  nascidos’  de pregações bem ortodoxas mas carnais(  não sob a direção do Espírito Santo). Nascido de Deus é nascido pelo atuar do Espírito Santo, passou pelo arrependimento e aceitou Jesus como seu Salvador pessoal, foi justificado pela fé no sangue de Jesus, feito nova criatura, foi selado com o Espírito Santo; João 3.5, 7 e 1.12,3.36, 5.24,   Romanos  3.25  e 5.1 , 1 Coríntios 5.17 e Efésios 1.13

 

> Guarda-se a si mesmo_ no sentido de não se expor  a  situações que favoreçam o pecado.
O salmista disse que Deus interveio em seu socorro  pois _’fui irrepreensível diante dele, e me guardei da iniqüidade ’  (Sl 18.23 )  Além de tentações externas, temos de ficar espertos quanto ao que brota naturalmente de nossa natureza decaída. Muitas vezes, acontece de, nós mesmos, sermos nosso pior inimigo _ ‘ se eu atender a iniqüidade do meu coração, o Senhor não me ouvirá’ ( Salmo 66.18 )  _ vossas iniqüidade fazem separação entre vós e o vosso Deus’ Is 59.2
> e o maligno não lhe toca _ uns vivem brandindo  palavras furiosas contra os demônios. E s sempre tem mais demônios para expulsar. Precisamos saber que  reino espiritual funciona na legalidade: para nos tocar, o maligno precisa da autorização de Deus e, para tê-la ,o diabo chega  a Deus alegando alguma brecha que lhe dá o  direito legal de nos atormentar; ex:  falta de perdão _ >parábola do credor incompassivo  ( Mateus 18. 34) E somos advertidos:‘perdoa
Satanás não levar  vantagem  sobre nós; pois não ignoramos seus ardis’
2Co 2.10 -11, Ef 4.27
# Algumas atitudes dão lugar ao diabo_ e eu fui pesquisar nas Escrituras.

 

Na área de palavras: sim seja sim  e não, não: o que passa disso, é do maligno’ MT 5.37
> linguagem sã e irrepreensível :envergonha o adversário,  não tendo nenhum mal que dizer de nós ( Tito 2.8) _ fala a verdade( não mente pois ‘o diabo é o pai da mentira’  João  8.44)

Na área sexual
_ qualquer deslize, impureza,lascívia, dá  lugar ao diabo Mt 5.29-30, 1Co7.5
 viúvas ( 1 Tm 5.14) esposa: proceder digno não dar ocasião ao inimigo de maldizer, Tito 2.5

No coração: Orgulho ( Tg 4.7,1Pe 5.7, 2Co 12.7) Justiça própria e temor, Jó 10.7, 3.35
Endurecer o coração pelo engano do pecado ( Hb 3.13)- Amarga inveja,sentimento faccioso, é  terrena animal e diabólica, aí há perturbação, e toda obra maligna’ Tiago 3 .14

Liderança – não neófito para não cair na condenação do diabo…convém também, ter bom testemunho dos de fora, para não cair em afronta e no laço do diabo’  1Tm 3.6, 7

Todas as obras da carne: conferir  lendo Gálatas 5.19-21# Não podendo nos tocar, o diabo usa pessoas e situações para nos deixar ‘queimados’ e nos fazer agir na carne dando brecha para ele nos atormentar. Fique esperto:se algo deixou  vc ‘queimado’, perdoa a pessoa e ore: saiba ser dardo inflamado do maligno .
Para nosso ensino:

 

1- Fato é que Jesus preveniu: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca’  Mt 26.41 # Jesus mostra o que  é necessário para
a gente se guardar, não entrando na… do diabo.

2-   consta a advertência:não deis lugar ao diabo’,  Ef 4.27
> Como um cristão pode dar lugar ao diabo ? perguntei a um homem de Deus e  ele me respondeu:
 dá lugar  ao diabo quando AGE na carne,e entristece o Espírito Santo, Ef 4.30-32 > o Espírito não nos deixa mas há falha no contato: entristecido, fica inoperante como um computer de última geração desligado da tomada: mas o potencial continua esperando restabelecer o contato pelo andar na luz: falando a verdade a deus cada momento, passo a passo. João 3.19-21 Sl 51.6 1 João 1.7 ( isso é antes de pecar: levar a Deus as tortuosidades que brotam de nossa natureza decaída; EX: : Pai, estou com raiva…-Olha essa amargura, veja tal coisa que me irrita e tenho ganas de cair na alma de fulano…)
Obs:  Depois que pecou, depois que AGIU fora do padrão de Deus, precisa confessar, 1 Jo 1.9
( vossas iniqüidades fazem separação entre vós e vosso Deus Is 59.2 )
Confessado o pecado, o sangue de Jesus purifica de todo pecado, restabelece a comunhão e o Espírito arvora a sua bandeira contra o inimigo , Isaías 59.19 corr
>  Cobertos pelo sangue de Jesus,’ nenhuma condenação há…’
Rm 8.1
 ardil do inimigo é que: não podendo nos tocar, ele usa pessoas e circunstâncias para nos deixar ‘queimados’_ o que favorece o agir na carne , que facilita o darmos lugar, um pezinho para nos acusar diante de Deus como fez com e com o sacerdote Josué,  Zc 3

3- ‘o que temi me sobreveio…’ ( Jó 3.25) _  daí, tantas vezes Deus advertir: não temas
Ah! os dardos inflamados do maligno: eram lanças como cabos de vassoura ou maior com grande ponta de ferro, e uma enorme tocha acesa que eram atirada nas portas de madeira das cidades a serem conquistadas: o dardo atirado fincava na porta, incendiava a madeira e daí  ficava fácil solapar a entrada com troncos( acho que vc já viu em filmes).
* As coisas espirituais têm várias nuances , intensidades e níveis de batalhas.A salvação é pela fé, simples assim, mas permanecer em Cristo  e crescer espiritualmente  requer dedicação, empenho cuidado, afinar o ouvido à Palavra a fim de que não nos digam : ‘já devíeis ser mestre pelo tempo mas ( precisa de leite ainda ) pois vos fizestes negligentes no ouvir ‘  Hb 5.12 -14 –x-