Acepção

* Sempre pensei que o termo ‘sem acepção de pessoas’ queria dizer que Deus trata a todos de igual modo. Estarrecida fiquei ao perceber que não é bem isso. Os critérios de Deus são os mesmos, para quem quer que seja a pessoa, mas Deus não trata a todos de igual modo, pois não seria justo.

Este termo, sem acepção de pessoas, significa que Deus não leva em conta as posses, escolaridade, fortuna, círculo social ou o cargo da pessoa: se a pessoa é rica ou pobre, famosa ou não, inteligente ou não, se tem faculdade, pós-graduação, mestrado, doutorado… Se frequenta a casa do Sr Fulano, ou joga tênis com o Sr Beltrano. Se foi Papa, presidente da República, benfeitor da Humanidade, se ganhou o prêmio Nobel da Paz.


‘SEM ACEPÇÃO DE PESSOAS’ significa que ‘sua glória não o acompanhará’ Sl 49.17


 

Estarrecida fiquei ao perceber que a carne faz muita coisa bem-feita!

Pensem nos megaeventos, como a abertura das Olimpíadas, por exemplo, ou os magníficos filmes e shows de Hollywood. Os grandes imperadores, as grandes conquistas em todos os campos do conhecimento humano: filosofia, ciência, artes, os desbravadores em campos desconhecidos, e por aí vai… ‘sua glória não o acompanha’ Sl 49.17.

Deus, em Sua infinita Sabedoria e Justiça, escolheu um modo que realmente iguala todas as pessoas, independente de inteligência, oportunidades, talentos, dons e feitos. Cada um será avaliado pela atitude do seu coração.

No reino espiritual somos apenas nós mesmos: não o que os outros pensam de nós, não o que aparentamos ser e nem o que somos capazes de realizar. Aí, então, as pessoas não serão tratadas do mesmo modo, por questão de JUSTIÇA!

Alguém pode perguntar de onde tirei essa ideia? DA BÍBLIA!

Com o benigno Te mostrarás benigno; com o homem sincero Te mostrarás sincero; com o puro Te mostrarás puro, e com o perverso Te mostrarás indomável – Sl 18.25-26
Com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós – Mt 7.2
Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde – Tg 4.6

Como essa palavra deveria nos levar a considerar mais atentamente a ATITUDE do nosso coração a cada momento de nossa vida! Para nos ajudar, a Palavra dá diretrizes: GABARITOS de atitudes que faremos bem em orar e praticar:

Quem pode entender os próprios erros? Expurga-me Tu dos que me são ocultos
Também da soberba livra teu servo. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração – Sl 19.12-14
Levando cativo todo pensamento / entendimento à obediência de Cristo – 2 Co 10.5

Interessante notar a inter relação entre pensamentos, sentimentos e atitudes.

  1. Pensar mal de uma pessoa, leva-nos a sermos indelicadas com ela.
  2. Fazer algo de má vontade, leva a destratar as pessoas (Que culpa os outros têm?)
  3. Sentimentos negativos, depressivos ou ruins baixam a produtividade.

Conclusão:

Observe-se nesta semana, e veja qual atitude caracteriza seu coração. TAMBÉM: saiba por que Deus não pode deixar o ímpio (Sl 50.16-21) entrar no céu.

Ainda que se mostre favor ao ímpio, ele não aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniquidade, e não atenta para a majestade do Senhor – Is 26.10

É isso. Deus abençoe.