16.11 ELEIÇÃO: direito de escolha…

Votar é privilégio da Democracia. Mas, A CADA MOMENTO   todos nós fazemos ESCOLHAS muito mais sérias. E cada escolha TRAZ a  devida CONSEQÜÊNCIA   

Com a proclamação da República o povo passou a ter o direito à escolha de seus governantes: direito ao voto. Que o Senhor nos dê sabedoria ao exercê-lo.  No entanto, cada dia, a cada momento, fazemos ESCOLHAS DECISIVAS com suas conseqüências inexoráveis; ex:   Comer fruta e verdura ou AQUELA PIZZA !_  Ler a Bíblia ou ficar horas…na Internet, vendo TV, ou passeando no shopping.   Obs:  nesta semana, observe( ANOTE)  quanto tempo gasta em cada tarefa e saiba onde está o ‘ladrão’ de seu tempo !
* ESCOLHEMOS.. TUDO , cada detalhe de nossa vida representa uma escolha..Até  o modo como reagimos aos acontecimentos do dia : deixando com Deus ou levando tudo a ferro e fogo
* Todas essas ESCOLHAS definem o ‘desenho’ de nossa vida ( como o de uma teia de aranha) Nossas escolhas  têm um sentido e nos levam a certa direção. Para mudar de rumo é preciso haver uma decisão e definição de onde ir.  ONDE VOCÊ QUER CHEGAR ?
 A primeira pergunta de Deus ao homem foi: – Onde estás? Gn 3.9
Outra pergunta muito interessante: – De onde vens e para onde vais? Gn 16.8
Deus trata conosco de modo bem objetivo: não nos quer parados, desorientados ! Nem como ‘baratas tontas’ em agitação frenética mas sem rumo.
*Jesus veio não só para morrer na cruz por nossos pecados (se já não fosse o bastante!) mas também para nos orientar na vida : ‘pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, o Oriente do alto nos visitou  PARA  alumiar aos que estão assentados em trevas e sombra de morte ‘  * Quem se atreve a andar no escuro? É perigoso tropeçar, cair, e não se sabe onde   vai dar, daí a escuridão nos imobilizar.
Sombra de morte fala-nos de desânimo, letargia. Muitos vão INDO, levados pela vida, sem parar para pensar: – ‘Onde isso me leva?’

* Irmãos, fomos criados com o privilégio e a responsabilidade do livre arbítrio:Não escolher, é uma escolha ! Escolha aparentemente mais fácil ,porém não nos isenta das conseqüências.
‘Tirar o corpo fora’  não assumindo a responsabilidade de seus atos, é pior ainda.
Culpar os outros: 
 as circunstâncias, o destino e até Deus… é querer se enganar: ‘cada um de nós dará contas DE SI MESMO  a Deus ’ ( Rm 14.12)    Estamos avisados !
*Então, o único jeito é ir a Jesus: como somos, como estamos. Hoje, fala-se tanto em stress… Jesus convida: ‘Vinde a Mim…os cansados, sobrecarregados( oprimidos) – ‘Eu vos aliviarei’ COMO? ‘ Tomai sobre vós Meu jugo e aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração’ ( Mt 11.27-29 )

* Aqui, OS PONTOS FUNDAMENTAIS PARA SER ALIVIADO:
1-  vir a Jesus: requer deixar seu ACHÔMETRO e falar toda a verdade do seu íntimo
2- Deixar Jesus dirigir a sua vida; veja onde ‘ser dono do seu nariz’ fez vc chegar…
3-) aprender de Jesus: a ser manso   (não brigar com circunstâncias) ser humilde (não brigar com as pessoas ) decoração, não só ‘da boca p’ra fora ‘

ESCOLHA JESUS, o Verbo ! Deixe-se ensinar pela Palavra,como lidar com as circunstâncias e pessoas do jeito de Deus. O resultado será:   Sl 16.11 e   Lc 1. 79
# ‘dirigir nossos passos pelo caminho da paz’ e fazer ’ver a vereda da vida’ 
*Convém lembrar que: DA VIDA SE LEVA, A VIDA QUE A GENTE LEVA! A escolha é sua !  -x-