salmo 22 (1)

Salmo 22 : há salmos proféticos sobre a pessoa do Messias e as várias situações que Ele vivenciaria.  de modo a ser inconfundível quando Se manifestasse. Este salmo faz parte de uma trilogia:  Salmo 22:  a cruz,  Salmo 23 o Bom Pastor Salmo 24   o Messias  glorificado   Por ser um texto denso,  será considerado em duas partes. 

Salmo 22 parte 1    Este salmo revela ,profeticamente, a oração do Messias  na cruz 

ORA  1- DEUS meu, Deus meu, por que me desamparastes?Mt 27.46 , Mc 15 34
???         
por que te alongas das palavras do meu bramido, e não me auxilias?
SITUAÇÃO.   
2 Deus meu,  clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego
                 # Deus virou o rosto a Seu filho quando Jesus Se colocou no lugar do pecador e sobre Ele caiu o justo juízo de Deus pelo pecado da Humanidade : por esse ‘pedaço’ Jesus passou sozinho, sem o recuso do auxílio do Pai .
DECLARA3 Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel.  TESTIFICA :    4 Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. 5 A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos.
( # ) mesmo na cruz Jesus olha /considera a pessoa de Deus e Seus feitos antigos :Gabarito para nós:  mostra como agir quando quando estivermos sendo esmagado pela dor. :

SITUAÇÃO:    .6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.7 Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os beiços e meneiam a cabeça(  Mt 27. 39>>>)  *dizendo: 8 Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.
 note como relata a situação sem acusar ninguém !
TESTIFICA :  9 Mas tu és o que me tiraste do ventre, o que me preservaste estando ainda aos seios de minha mãe.10 Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
& ORA  11 Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude
SITUAÇÃO .[ 12 -18]   unir com traço fino à margem) ]  Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.13 Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e ruge   ( # ) refere-se a ataque de demônios: toda a tentativa do diabo era para que Jesus mostrasse Seu poder como Filho de Deus e Se livrasse da cruz.
.14:  SITUAÇÃO:   Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas.15 A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar, e me puseste no pó da morte. pois…
                        #   descreve sintomas de quem foi crucificado
16   SITUAÇÃO : me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou, transpassaram-me as mãos e os pés.17 Poderia contar todos os meus ossos; eles vêem e me contemplam. 18 Repartem entre si os meus vestidos, e lançam sortes sobre a minha túnica > Mt 27.35

ORA  19 Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.20 Livra  minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão.21 Salva-me da boca do leão,  ( # ) alterna  Seu focar em Deus e o relato de Seu sofrimento atroz

TESTIFICA:sim, ouve-me, ( TU ME RESPONDES)  desde as pontas dos unicórnios.
#   pode corresponder ao clamor de Jesus:   ‘ ESTÁ CONSUMADO’!’ João 19.30  #

Obs:  após  ter lido o salmo comentado, convém fazer leitura corrida, na sua Bíblia,  anotando à margem apenas as siglas.

Sl 22.1  ( & ) Deus meu, Deus meu, ???por que me desamparaste? por que estás afastado de me auxiliar, e das palavras do meu bramido? .2 ( S )  Deus meu, eu clamo de dia, porém tu não me ouves; também de noite, mas não acho sossego.3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel..4 T  Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.5 A ti clamaram, e foram salvos; em ti confiaram, e não foram confundidos .2
.6  (S) Mas eu sou verme, e não homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo. .7 Todos os que me vêem zombam de mim, arreganham os beiços e meneiam a cabeça, dizendo: .8 Confiou no Senhor; que ele o livre; que ele o salve, pois que nele tem prazer..9 Mas tu és o que me tiraste da madre; o que me preservaste, estando eu ainda aos seios de minha mãe..10 Nos teus braços fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe..
11 ( &)  Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem acuda.
.12(S) touros me cercam; fortes touros de Basã me rodeiam..13 Abrem contra mim sua boca, como um leão que despedaça e que ruge..14 Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera, derreteu-se no meio das minhas entranhas..15 A minha força secou-se como um caco e a língua se me pega ao paladar; tu me puseste no pó da morte..16 Pois cães me rodeiam; um ajuntamento de malfeitores me cerca; traspassaram-me as mãos e os pés..17 Posso contar todos os meus ossos. Eles me olham e ficam a mirar-me..18 Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançam sortes.
Sl 22.19 Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me..20 Livra-me da espada, e a minha vida do poder do cão..21 Salva-me da boca do leão,  sim, livra-me ( sim, TU RESPONDES  )