sl 135 Senhor GRANDE…+ Sl 136

Salmo 135   CÂNTICO DE  LOUVOR  E  EXALTAÇÃO  AOS FEITOS DO SENHOR 

135 . 1 Aleluia!>>> Louvai o nome do SENHOR;  louvai-o, servos do SENHOR, 2 vós que assistis na Casa do SENHOR,  nos átrios da casa do nosso Deus. 3 Louvai ao SENHOR, porque 3b  o SENHOR é bom; >>> cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. pois…
4  o SENHOR escolheu para si a Jacó  e a Israel, para sua possessão.5 Com efeito, A eu sei que
5b   o SENHOR  é grande, e que o nosso Deus está acima de todos os deuses.
135.6 [ é]  Tudo quanto aprouve ao SENHOR, ele o fez,  nos céus e na terra,  no mar e em todos os abismos. 7 Faz subir as nuvens dos confins da terra,  faz os relâmpagos para a chuva,  faz sair o vento dos seus reservatórios. 8 Foi ele quem feriu os primogênitos no Egito,  tanto dos homens como as alimárias; 9 quem, no meio de ti, ó Egito, operou sinais e prodígios  contra Faraó e todos os seus servos; 10 quem feriu muitas nações  e tirou a vida a poderosos reis: 11 a Seom, rei dos amorreus,  e a Ogue, rei de Basã,e a todos os reinos de Canaã; 12 cujas terras deu em herança,  em herança a Israel, seu povo.
135.13  [ é ] O teu nome, SENHOR, subsiste para sempre;  a tua memória, SENHOR, passará de geração em geração. pois…
135.14 o SENHOR julga ao seu povo  e se compadece dos seus servos.
134.15  Os ídolos das nações ( > Sl 115) são prata e ouro,  obra das mãos dos homens.16 Têm boca e não falam;  têm olhos e não vêem; 17 têm ouvidos e não ouvem;  pois não há alento de vida em sua boca. 18 Como eles se tornam os que os fazem,  e todos os que neles confiam.
135.19 >>>  Casa de Israel, bendizei ao SENHOR; casa de Arão, bendizei ao SENHOR;20 casa de Levi, bendizei ao SENHOR;  vós que temeis ao SENHOR, bendizei ao SENHOR. 21 Desde Sião bendito seja o SENHOR,  que habita em Jerusalém!  Aleluia!

 

Salmo 136.   Recorda os  feitos do Senhor na libertação do Egito e derrota de grandes reis
Serve de esquema para relembrar os feitos do senhor através da História de Israel. Tem cunho especificamente didático ao povo judeu.
136. 1  >>>    Rendei graças ao SENHOR,
 ESTRIBILHO  – porque ele é bom,  porque a Sua misericórdia dura para sempre.