Sl 143 parte 1 Súplica na aflição

Salmo 143  parte 1_ este salmo tem duas partes; o salmista vai a Deus suplicando por sua situação específica  e depois, faz uma oração que pode ser considerada um excelente  modelo
de oração tamanho único que nos  alinha com o prumo de Deus para uma vida  que Lhe agrada.

Parte 1
143.1 ORAÇÃO  Atende, SENHOR, a minha oração,  dá ouvidos às minhas súplicas.  Responde-me, – segundo a tua fidelidade, segundo a tua justiça.
 mesmo aflito, pede, não é o que ele quer, mas que Deus responda  segundo o critério dEle
143. 2 ORAÇÃO:  Não entres em juízo com o teu servo  

#  ele sabe que, em juízo, estaria ferrado porque ( P)  à tua vista não há justo nenhum vivente.
o que  nivela todo mundo: ninguém pode me acusar e eu não posso acusar ninguém pois todos, cada um,tem seu pecadinho particular do qual Deus precisa nos perdoar e  nos livrar .

143.3 Pois
SITUAÇÃO:   o inimigo me tem perseguido a alma;  tem arrojado por terra a minha vida;  tem-me feito habitar na escuridão,  como aqueles que morreram há muito. 4 Por isso, dentro de mim esmorece o meu espírito,  e o coração se vê turbado _    Continua…

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

# 1- O inimigo não estava de brincadeira ( nunca está, sl 118.13) ; perseguiu, arrojou por terra, fez habitar na escuridão…Tinha motivos para estar bem abatido. Remete a um outro texto que nos orienta, quando em angústia e não vemos nada, estamos como que  no escuro :
???   ‘Quem há entre vós que tema ao SENHOR e ouça a voz do seu servo?
 Situação:  -Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma,
Gabarito:   confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus’    Isaías 50.10
# Refere-se a quem, além de temer a Deus, ainda tem consideração pelos que O servem.
– Fala de andar em trevas e não ter luz nenhuma: uma situação na qual a pessoa ‘não vê’ ,
está paralisada, não sabe como sair, nem como agir. Pode acontecer mesmo com quem teme a Deus ( cuida para viver de modo que  Lhe agrada, Pv  8.13 e Salmo 34.11)
E mostra a atitude exemplara ser seguida nessa situação de não ver, não saber…
a) CONFIA NO *NOME DO SENHOR ( precisa conhecer os nomes do Senhor, suas atribuições. pois eles revelam múltiplas facetas do caráter de Deus e de Seu agir .Na paz, prepara a guerra: aliste e conheça os nomes do Senhor, Aliste versículos que falem quem Jesus é.

b) FIRME-SE SOBRE O SEU DEUS : dá a impressão de se agarrar: é a grandeza de Deus que dará firmeza. Também  pre-supõe que o Senhor( YHWH) seja seu Deus.Sempre que Deus quis dar um passo a mais com seus servos, foi preciso que se tirassem  os ídolos.  Há alguma coisa ocupando o lugar de Deus no seu coração?  Temos a promessa:’quem Me segue não andará em trevas mas terá a luz da vida’  ( João 8.12)  Seguindo Jesus, haverá  luz para o nosso caminho   -x-