Sl 74 ‘Tô ferrado!

Salmo 74    HISTÓRICO  Sentindo-se rejeitado por Deus,  acha  que sofrimentos foram causados por Deus,em vez de considerar a rebeldia deles como a verdadeira causa  da destruição  da cidade e do Templo.  Deus havia dito para eles se renderem aos caldeus e eles não quiseram > Jr 38.17.  Quantas vezes, Deus nos adverte pela Sua Palavra ou pelos conselhos de amigos,mas a gente teima e ‘se ferra’… 

1 ??? Por que nos rejeitas, ó Deus, para sempre? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas do teu pasto?  #  pelo menos, acertou ao  levar seus questionamentos a Deus: faz bem nos lembrarmos do que Deus já fez e trazer à memória os feitos de Deus .
2 HISTÓRIA: Lembra-te # em momentos de aflição, podemos lembrar a Deus de promessas que Ele nos tenha feito quando lemos a Palavra  e alguns texto se destacou como send nosso.

2. Lembra-Te da tua congregação, que adquiriste desde a antiguidade,  que remiste para ser a tribo da tua herança;  lembra-te do monte Sião, no qual tens habitado. # mostra para Deus a desolação de Jerusalém e a destruição do Templo 
3  SITUAÇÃO –  Dirige os teus passos para as perpétuas ruínas, tudo quanto de mal tem feito o inimigo no santuário. 4 Os teus adversários bramam no lugar das assembleias  e alteiam  seus próprios símbolos. 5 Parecem-se com os que brandem machado no espesso da floresta, 6 e agora todos esses lavores de entalhe  quebram também, com machados e martelos. 7 Deitam fogo ao teu santuário;  profanam, arrasando-a até ao chão, a morada do teu nome. 8 * Disseram no seu coração:- ‘ Acabemos com eles de uma vez.’  Queimaram todos os lugares santos de Deus na terra. 9 Já não vemos os nossos símbolos;  já não há profeta;  nem, entre nós, quem saiba até quando.

10   ???  Até quando, ó Deus, o adversário nos afrontará?  Acaso, blasfemará o inimigo incessantemente o teu nome? 11 Por que retrais a mão, sim, a tua destra, e a conservas no teu seio?    # quando forem sinceros, Deus quer ouvir nossos questionamentos, as perplexidades que sobem de nossos corações angustiados  Ler o caso do João Batista, Mateus 11.3>>>

12. DECLARA :Deus, meu Rei, é desde a antiguidade; ele é quem opera feitos salvadores no meio da terra. 13 Tu, com o teu poder, dividiste o mar;  esmagaste sobre as águas a cabeça dos monstros marinhos. 14 Tu espedaçaste as cabeças do crocodilo e o deste por alimento às alimárias do deserto.15 Tu abriste fontes e ribeiros;  secaste rios caudalosos. 16 Teu é o dia; tua, também, a noite;  a luz e o sol, tu os formaste.17 Fixaste os confins da terra;  verão e inverno, tu os fizeste.
18 &  ORAÇÃO:   Lembra-te disto…  (expõe a SITUAÇÃO:  o inimigo tem ultrajado ao SENHOR, e um povo insensato tem blasfemado o teu nome)  Não entregues à rapina a vida de tua rola, nem te esqueças perpetuamente da vida dos teus aflitos. 20 Considera a tua aliança,  (SITUAÇÃO:  os lugares tenebrosos da terra estão cheios de moradas de violência ).
21  & Não fique envergonhado o oprimido;  louvem o teu nome o aflito e o necessitado.
22 Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa;  lembra-te…
(SITUAÇÃO: de como o ímpio te afronta todos os dias)  23 Não te esqueças da gritaria dos teus inimigos,  do sempre crescente tumulto dos teus adversários.
  #  na verdade, o que o inimigo fez à cidade era um ataque contra Deus. E Deus já havia dito através de Isaías ( mais de cem anos antes…)   não estar alheio à atitude do coração dos inimigos. ‘Muito me agastei contra meu povo, profanei minha herança, e os entreguei na tua mão; MAS não usaste de misericórdia para com eles, e até sobre os velhos fizeste muito pesado o teu jugo’ Is 47.6 por isso, virá o juízo sobre a Babilônia . > ler Isaías 47.
 a Palavra de Deus não prescreve: ela vale para sempre,como no dia em que foi dita !