Sl 78 ( 1) Gabarito

Salmo 78     Parte 1  HISTÓRICO…mostra acertos de desacertos para nos conferirmos a agirmos corretamente.      lembra os feitos do Senhor a Seu povo, dá  panorâmica da saída do Egito e jornadas pelo deserto até entrar em Canaã, Êxodo 1.20,  Números 11-17, 21.   

1 SIGA >>>   Escutai, povo meu, a minha lei;  prestai ouvidos às palavras da minha boca. # vc tem considerado os feitos do Senhor ? –  O que  você  tem falado a respeito de Seu Salvador ao  outros? 
 ATITUDE:    Abrirei os lábios em parábolas  e publicarei enigmas dos tempos antigos .# tudo o que está nas Escrituras, foi escrito para nosso ensino  Rm 15.4
78.3 GABARITO:  
  O que ouvimos e aprendemos,o que nos contaram nossos pais, 4 não o encobriremos a seus filhos;  contaremos à vindoura geração  os louvores do SENHOR, e o seu poder,  e as maravilhas que fez   # é preciso perceber a boa mão do Senhor em nossas vidas e contar à novas gerações. Muitos se calam por falta de experiência real com Deus
78. Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais  que os transmitissem a seus filhos, # o que, da Palavra, você transmite aos seus    filhos ?
6 GABARITO:   a fim de que  …a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer  se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes;    um legado recebido com a incumbência de transmitir faz ver a vida além da rotina de cada dia. 
78.7  para que … indica finalidade :
78.  por em Deus  sua confiança,  não esquecer  de Seus  observar Seus  mandamentos;
78.8   Adverte: não ser como seus pais…obstinada e rebelde…inconstante,  e cujo espírito não foi fiel a Deus.  #  Todos somos exemplo,  bom ou mau. E  a gente escolhe  o exemplo a seguir
* 78.9 ERRO 1- Os filhos de Efraim,  embora armados de arco,  bateram em retirada no dia do combate. ( #  ) fugiram da raia
78.10  1- Não guardaram a aliança de Deus,2-  não quiseram andar na sua lei;
11  3- esqueceram-se das suas obras  e das maravilhas que lhes mostrara.
78.[ 12-16  Obs: na sua Biblia, juntar com [  chave ou pintar o número dos versos em amarelo 12 :SR fez prodígios…13 Dividiu o mar e fê-los seguir ( a seco)  14 Guiou-os de dia com uma nuvem  e durante a noite com um clarão de fogo. 15 No deserto, fendeu rochas  e lhes deu a beber abundantemente . 16 Da pedra fez brotar torrentes,  fez manar água como rios.
# nenhuma geração viu mais milagres de Deus e ,mesmo assim, eles foram incrédulos/  ingratos
> Você pensa que Deus tem obrigação de fazer tudo o que faz a você ? OU _pensa que Deus não lhe faz  nada de mais? Ignoraram as bênçãos do deserto sem considerar que evidenciavam
a misericórdia de Deus apesar da incredulidade e falta de confiança deles em Deus.  * Bênçãos do deserto:Sua presença dia e noite, direção e proteção (a  nuvem e o fogo) comida ( maná) água, saúde,nada lhes faltou,
Não se envelheceram tuas vestes sobre ti, nem se inchou teu pé,  Dt 2.7, 8.4  # e eles só sabiam reclamar desconsiderando que apenas arcavam com as conseqüências de suas escolhas e atitudes. Também: pensar que as decisões dos líderes afetam toda a família _  78. 17 Mas…
78.17 ERRO 2 –  Ainda assim, prosseguiram em pecar contra ele  e se rebelaram, no deserto, contra o Altíssimo ( El Elyon) . 18 Tentaram a Deus no seu coração,  pedindo alimento que lhes fosse do gosto. 19 Falaram contra Deus, *dizendo:  ??? Pode, acaso, Deus preparar-nos mesa no deserto?
SR
. [ 20-21  Com efeito, feriu ele a rocha, e dela manaram águas, transbordaram caudais.
PERGUNTAM:  Pode ele dar-nos pão também?  Ou fornecer carne para o seu povo?
78.21 SR   Ouvindo isto, o SENHOR ficou indignado;  acendeu-se fogo contra Jacó,  e também se levantou o seu furor contra Israel;  (  # ) Deus não é homem…’ Nm 23.19 Deus só tem sentimentos  isentos de pecado mas  quando fala de Si  usa termos que as pessoas possam saber como Ele  Se sentiu : santa indignação e furor pois Sua  Santidade não é compatível com nenhum tipo de pecado.  Continua…