Sl 88 Grande aflição

Salmos: ‘ cartilha’ do andar pessoal com Deus

Salmo 88     Clamor em situação desesperadora . Podemos fazer nossas as palavras do salmista : é mais seguro pois, em aflição, podemos  orar coisas das quais, mais tarde, nos arrependeremos, especialmente na questão de votos.  

88.1 CLAMA: Ó SENHOR, Deus da minha salvação
 #   volta-se para Deus pois a situação está feia

ATITUDE : dia e noite clamo diante de ti. 2 Chegue à tua presença a minha oração,  inclina os ouvidos ao meu clamor.,  pois…
3 SITUAÇÃO: minha alma está farta de males,  minha vida já se abeira da morte. 88.4 Sou contado com os que baixam à cova; sou como um homem sem força, 5 atirado entre os mortos;  como os feridos de morte que jazem na sepultura,  dos quais já não te lembras;  são desamparados de tuas mãos. 6 Puseste-me na mais profunda cova,  nos lugares tenebrosos, nos abismos. 7 Sobre mim pesa a tua ira;  tu me abates com todas as tuas ondas. 8 Apartaste de mim os meus conhecidos  e me fizeste objeto de abominação para com eles;  estou preso e não vejo como sair. 9 Os meus olhos desfalecem de aflição

9b  Atitude:  dia após dia, venho clamando a ti, SENHOR,  e te levanto as minhas mãos.
88.10 ??? Mostrarás tu prodígios aos mortos ou os finados se levantarão para te louvar? 11 Será referida a tua bondade na sepultura?  A tua fidelidade, nos abismos? 12 Acaso, nas trevas se manifestam as tuas maravilhas? E a tua justiça, na terra do esquecimento?    quando em grande  aflição, muitos questionamentos vêm à nossa cabeça e convém levá-los todos a Deus.
Mesmo cheio de perguntas sem resposta, o melhor mesmo é clamar a Deus
88.13 Mas eu, SENHOR, clamo a ti por socorro,  e antemanhã já se antecipa diante de ti a minha oração.14  ??? Por que rejeitas, SENHOR, a minha alma  e ocultas de mim o rosto?
 #   
em aflição, é fácil pensar que Deus está alheio ao nosso sofrimento, mas Ele não está. Deus sabe de tudo: sabe como vc chegou lá, e sabe como tirar vc da aflição  mas… há lições a serem aprendidas  e, quanto antes vc as aprender, melhor será…
15 situaçãoAndo aflito e prestes a expirar desde moço  ( fazia bastante tempo) sob o peso dos teus terrores, estou desorientado. 88.16 Por sobre mim passaram  tuas iras, teus terrores deram cabo de mim. 17 Eles me rodeiam como água, de contínuo; a um tempo me circundam # Deus nunca nos atormenta. Somos atormentados pelo diabo, por escolhas erradas, por nossos peca-dos e, se arrependidos, confessarmos os pecados Deus promete ir conosco na aflição . Is 43.1-3 Jesus disse:  ‘no mundo tereis aflições, tende bom ânimo, Eu venci o mundoJoão 16.33

88.18 sit Para longe de mim afastaste amigo e companheiro;  os meus conhecidos são trevas-x-
# Deus quer abençoar. Desgraças acontecem por vários motivos e a gente pensa mal de Deus. As pessoas se afastam de quem sofre e passa necessidade mas se chegam aos ricos e alegres. Faz parte da natureza humana decaída. E você : a quem  se chega? De quem é amigo?