Manter o foco

O foco determina o resultado. Deus ensina a  sermos focados para se obter bons resultados

O salmista disse: ‘Tenho posto o Senhor continuamente  diante de mim; porquanto ele está à minha mão direita, não serei abalado.’  Salmo 16.8 _ Ler também:  Mateus 14.30  Pedro quis testar se era mesmo Jesus: saiu do barco e andava sobre as águas mas_ ao desviar  o foco  de Jesus para  notar a força do vento, começou a afundar  Confira na Bíblia ! Mt 14.28-32

1- Olhando para Jesus  Hb 12.1-2
Quem quer seguir a Jesus, precisa focar em Jesus, ‘autor e consumador da nossa fé’. O próprio Jesussuportou a cruz‘ por estar focado no ’prêmio que Lhe estava proposto’ .Qual tem sido o foco de sua vida? _ Esse foco determinará seu sucesso ou fracasso. Ler o salmo 73 > o salmista  olhou para o sucesso dos ímpios e para sua vida sofrida: ficou em estado lamentável até que  entrou no santuário.Longe de tudo que poderia distraí-lo,  pôs seu foco no Senhor e dEle obteve o entendimento que trouxe alívio por  ter se alinhado ao foco de Deus e passar a considerar  as coisas como Deus considera.

Sl 73.2-3
Quanto a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus passos escorregassem Pois eu tinha inveja dos soberbos  FOCO:  ao ver a prosperidade dos ímpios.
Sl 73.13 -14 Na verdade,em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência, poisFOCO  ao ver que  todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã.
Sl 73.21-22  Conseqüência ( ~)   meu espírito se amargurava,sentia picadas ( espicaçado) no meu coração, estava embrutecido, nada sabia; era como animal diante de ti.  # que lamentável ! Sl 73.17    até que …entrei no santuário de Deus;
#   FOCO em Deus lhe deu entendimento:   ‘então percebi o fim deles’.
Sl 73.27
os que estão longe de ti perecerão; tu exterminas todos aqueles que se desviam de ti.Sl 73.28 Mas para mimFOCO:  bom é aproximar-me de Deus; ponho a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras  # sua vida  passou a ter sentido e significado.

2 ‘ Guarda teu pé…’ Eclesiastes 5.1
Preste atenção como você age, por onde você anda:  o que você  anda fazendo? São outros modos de alertar para manter o foco em Deus, sem se deixar desviar para o padrão do mundo

 3  ‘ Cuidado em fazer conforme tudo quanto nele está escrito ‘ Josué 1.8
Preste atenção… de novo, chama a manter o foco nas Escrituras para fazer tudo de acordo com os critérios e diretrizes das Escrituras.  Manter o foco em Deus para alinhar seu agir à Palavra.

4  ‘ Levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo’ 2 Co 10.4-5
Levar cativo é  manter o foco, não deixar que seu pensamento vagueie,desviado de Jesus pois estamos em guerra e a mente é o campo de batalha onde o diabo ataca para nos fazer desviar   do plano e propósito de Deus para Seus filhos:  as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolir fortalezas; – anulando  sofismas ( raciocínios que parecem  verdadeiros mas levam a uma falsa conclusão)  e toda altivez que se ergue contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo’

5  ‘ Vigiai e orai’   Levando
Em várias ocasiões diferentes somos alertados sobre a necessidade de vigiar e orar, outra forma de advertência quanto à necessidade de manter o foco  em Deus e na Palavra.
5.1  Jesus alerta para  manter  o foco de Sua repentina volta:  ‘ Olhai!  vigiai ! porque não sabeis quando chegará o tempo’ Mc13.33  > 1 Tessalonicenses 1.9-10 .
5.2   Jesus  alerta para manter  o foco quando atacado pelo inimigo que vem só para ‘roubar, matar e destruir’ ( João 10.10) _ ‘…lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e  vigiai  comigo’ Mt 26.38 e  Mc 14.34 # Também mostra a necessidade e a importância de companheiros de oração  que nos ajudam a manter o foco nas tribulações.
5.3  Alerta aos líderes de Éfeso para manter o foco na reta pregação do Evangelho: não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus.- Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho… depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão rebanho,-e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si.- Portanto vigiai, lembrando-vos de que por três anos não cessei noite e dia de admoestar com lágrimas a cada um de vós’   At 20.27- 31

5.4   Alerta para manter o foco nas coisas eternas : ‘está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração’ 1Pe 4.7

5.5    Alerta para manter o foco na existência do diabo e no seu modus operandis: Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar’  1Pe 5.8