24.09 Renovação do líder

Renovação do líder cristão

Primavera é tempo de renovar também para o líder

Renovação e o líder cristão Douglas Lamp (douglas@sepal.org.br)

“A maior necessidade de nossos dias é poder do alto.” C.G. Finney

“Se o próprio Cristo só iniciou sua pregação depois de ter sido ungido, nenhum jovem deve pregar enquanto não tiver recebido a unção do Espírito Santo.” F.B.Meyer

“Parece que a Igreja parou num ponto qualquer entre o Calvário e o Pentecostes.” J.I.Rice

“Avivamento é o Espírito Santo enchendo um corpo preste a tornar-se um cadáver.” D.M. Panton

“Um avivamento espiritual sugere a idéia de que houve antes um declínio espiritual.” C.G. Finney

“A necessidade mais premente de nossos dias é de um batismo de santidade, uma demonstração de um viver santo.” Duncan Campbell

  1. A procura de renovação
    Quantos pastores e líderes sonham ter um ministério caracterizado pela unção e

poder do Espírito Santo? Quem não deseja ver maior autoridade espiritual para lidar com as complexidades do pastorado ou em dirigir seu ministério? O desejo do líder de experimentar renovação espiritual é uma nobre direção. Também é imperativo bíblico (Ef 5.18). Renovação espiritual é também o que Deus deseja para seus filhos, e com maior intensidade de quem procura (Tg 4.5, Ro 8.23).

  1. A necessidade de renovação

A necessidade e urgência de renovação espiritual do líder são evidentes em três áreas. As Escrituras afirmam que o mundo todo está sofrendo pelo efeito e conseqüências do pecado (Rm 3.23; 1Jo 5.19). Renovação do líder cristão é uma resposta necessária ao pecado que está sempre pronto atuar na vida pessoal do líder. Um líder renovado também é a resposta urgente para lidar com o problema de pecado que está presente na igreja e também no mundo fora. Renovação espiritual deve ser visto como parte natural do processo de crescimento do líder e discípulo de Jesus Cristo. (2 Co 3.18, Jo 3.3, Mt 18.3).

  1. Renovação nas Escrituras

As Escrituras contêm os principais modelos de renovação espiritual. Todas as experiências de renovação e avivamento espiritual na igreja através dos séculos também devem ser avaliadas à luz das Escrituras. No Velho Testamento encontramos exemplos de renovação de líderes e seus ministérios em Joás (2 Cr 24), Esdras (Ed 9), Isaias (Is 6) e Ezequiel (Ez 37).
No Novo Testamento, Jesus ensinava a importância de renovação espiritual com Nicodemos (Jo 3) e com seus discípulos (Mt 18.1-3). O apostolo Paulo orou pelos crentes em Efeso para que experimentassem renovação espiritual em suas mentes e corações (Ef 1.17, 3.16). Na carta de Paulo aos Romanos e Corintios ele também menciona a renovação como normativa na experiência cristã (Rm 12.1-3; 2 Co 3.18).
Nesta altura, vamos intentar uma definição da experiência de renovação espiritual para o líder cristão :

Renovação espiritual é a operação continua e pessoal do Espírito Santo em nossas vidas, influenciando a mente (pensamentos), o coração (emoções) e as ações do crente. Renovação espiritual produz cada vez mais a vida de Jesus sendo manifestada em nós, e assim afirma a verdade e integridade do Evangelho.