18.12 Natal na cozinha? NÃO ! ! !

18.12  Queridas…TEMOS alguns   DIAS para os preparativos finais: se nos organizarmos,vamos conseguir ! *É só manter a calma, fazer uma coisa por vez, descartar o que não deu para fazer… Vamos   dar repassada geral e no   menu  em particular ( JÁ PLANEJOU,n’é? comprou tudo,vai assar e congelar……)   AGORA JÁ´ ESTÁ NA HORA ‘DOS FINALMENTE’ :: se não deu, não tem? Remaneje, SUBSTITUA ou fique sem ! Não se stresse por causa de COISAS ! Da próxima vez, você fará MELHOR, com mais tempo. 

Vamos   dar repassada geral, ver o que falta : faça a lista, compre tudo em um só lugar
 Arrume uma caixa grande e um lugar num armário: vai guardar todos os presentes  já embrulhados,separados em sacolinhas com nome ( deixa umas lembrancinhas para imprevistos, ex; brinco de pérolas)  Depois, servirá para JUNTAR  TUDO e  ESCONDER  A BAGUNÇA  da VÉSPERA DE NATAL.
Roupas nos cabides.  Agendou para fazer cuidar do cabelo e fazer o pé ?

* Basicamente,  almoço de ‘Festas’ é carne,farofa, arrozsalada:maionese/ salada verde / legumes cozidos _ FRUTAS, sobremesa : UFA! – Vai um CAFEZINHO?

Importante: FAÇA TUDO ANTES...inclusive  louça e talheres, especialmente se tiver visitas.

PROGRAMADO-SE  PARA   NÃO FICAR SUADA E DESCABELADA NA COZINHA NO NATAL.

Para a ceia: tortas, quiches,( Quality? na lapa tem salgados congelados  muito bons  FRUTAS secas, cristalizadas,  coisas LEVES que se podem comer  ‘à americana’  e não precisam ser servidas. Podem ficar numa mesa e cada se serve . Usar descartáveis ( deixar um lindo e enorme  recipiente  para jogar o lixo

Para almoço: deixar para FAZER NO DIA : levante e já fique ‘meio’ arrumada ( já se cuidou antes!) 

 1- ‘montar ‘ arroz (feito na véspera) 2-  arrumar as carne ( já fatiadas, tirar do freezer na vespera) enfeitar com frutas ou por molhos, cobrir com papel alumínio e a  Farofa … TUDO NO FORNO, em pirex, coberto com papel alumínio.

Saladas: escolha as que podem ser feitas de véspera  ou use molhos prontos para temperar à mesa( enfeitar as embalagens)  é só arrumar a mesa, e ir se arrumar

Arranjar um canto para  uma mesa ou , carrinho de cha… para deixar louça, talheres e copos separados, cobre com pano bonito… tudo à mão.
Em caso de famílias grandes ou muitas visitas :

Na cozinha: encha com água e detergente: um tacho p/pratos e  potes de vidros  p/ talheres. Peça que cada um limpe seu prato com papel em cesto próprio, à mão  e os coloque nos lugares próprios: é NATAL: Tempo de confraternização, tempo de CONSIDERAÇÃO!

Opções de CARNES… * Há muitas opções, para todos os bolsos:
SUGESTÃO: COMPRE UMAS CARNES CONGELADAS E TEMPERADAS,  asse-as JÀ !
Corte-as em fatias finas e deixe no frezzer até na véspera do Natal. (#) não é o quê mas COMO se põe à mesa é que faz toda a diferença!  ‘ hortaliças com amor é melhor do que boi cevado com ódio’   Pv 15.17

*A apresentação também influi muito: carambolas cortadas fininhas, faz estrelinhas ! Lindinho! Frutas da época dão nota colorida. . Outras sugestões: tomates, ovos cozidos, azeitonas, alface picadinho, salsa

1- De modo geral, se não congeladas, as carnes precisam ser  temperadas um dia antes, no vinha d´álho.  Se congeladas e , temperadas: descongelar, assar embrulhadas em papel alumínio ( retira p/dourar) Deixar esfriar ( 2h no congelador)  cortar em fatias meio finas:
Rende mais, é mais fácil de aquecer  e não fica um fatiando  à mesa:enquanto uns comem, outros esperam… E quem serve? Não come nada !

Que CARNES ? Cortada EM FATIAS, , QUALQUER UMA  serve! Pode ser ‘peixinho’ , lagarto, lombo, pernil, tender.

Há várias opções de acompanhamento:

– PERNIIL: cebola, pimentão vermelho, pimentão verde picados ‘grande’l

– LOMBO: rodelas de abacaxi com ameixa no centro

– TENDER : molho de laranja ( ferver suco de laranja, açúcar, cravo e vinho)
ou agri-doce( tem pronto) chutnei ( manga cozida com temperos, ver Web)

AVES…o tradicional(?) peru que vem com marcador de tempo: tire do freezer um dia antes, , Ponha para assar logo que levante coberto com papel alumínio. Conte o tempo e desligue um pouco antes: acaba de dourar enquanto esquenta o arroz e a farofa  PARA QUEM GOSTA DE APRESENTÁ-LO INTEIRO, À MESA! ( arranje uma tesoura de cortar aves) * Mas pode ser Fiesta, Chester, ou um frango comum.

*Se for servir cortado, segue o esquema geral, enfeitando-se o prato com coroa de brócolis cozidos alternados com ovos cozidos e/ ou tomates (cortados de comprido, em 4) ‘estrelinhas’ de carambola! Amei… 

> sobre coxas de frago, assadas enroladas em tiras de bacon, é rápido e muito bom!
Ou: temperadas com sopa de cebola e suco de laranja ( deixa de ante-véspera na geladeira, assa na véspera, no dia: esquenta )

BACALHAU…geralmente é servido como bacalhoada, que dispensa apresentação. Servido com arroz branco e salada verde, faz vista e não dá muito trabalho, podendo ser feito de véspera _  fica mais gostoso !

PEIXES … nunca pensei neles como prato de Natal !  Faz molho de tomate bem encorpado e ferve os MEXILHÕES   QUASE NA HORA DE SERVIR.

Opções de ARROZ… geralmente feito na véspera,( FICA MELHOR PARA ‘MONTAR’) no dia é só esquentar,incrementado de várias formas: ervilha (milho) passas (frutas cristalizadas picadinhas)  salame (presunto, salsicha em rodelas ) LEGUMES VARIADOS

*PODE SER EM CAMADAS:   de arroz polvilhadas com queijo ralado e alternadas com…
– fatias de muzzarela/ PRESUNTO( salame)  OU  banana frita e carne seca (refogada desfiada)

OU…opções de sua preferência !  MACARRÃO… nunca vi servirem no Natal .

Opções de SALADAS verdes, cruas, sempre vai bem

Opções de :Legumes cozidos: pimentão, berinjela (tipo conserva, assados dias antes!)
couve flor, brócolis servidos com toques coloridos  Não precisa ser muito, mas dá cor à mesa.

MAIONESE…em suas variações salpicão: frango OU tender…erva doce, Maçã verde e uvas passas   Peixe (Kami…esqueci o nome!)

FAROFA… compradas prontas, ou feitas de véspera: refogadas cubinhos de bacon( toucinho) e BASTANTE cebola, que deixa a farofa úmida e cheirosa ! também com várias opções:
1-Miúdos das aves, ou Carne seca desfiada,2-Uvas passas,frutas cristalizadas,3- azeitonas      Ovos cozidos picados grosseiramente… OU .um pouco de tudo isso !

opções de DOCES:
Mousses :creme de leite, leite condensado, suco ou fruta batida, gelatina sem sabor.

São sobremesas leves e bem vindas em tempo de muita comida

Devem ser feitas de véspera: que bom!

PUDIM DE LEITE… também agrada a todos, e se faz de véspera.

MANJAR BRANCO… talvez mais apreciado pela melhor idade (Gente jovem conhece?)

‘SOPA INGLESA’ : umidecer BISCOITOS Maria, champagne, panetone fatiado
ALTERNAR COM CREMES … de baunilha ( de caixinha…) ou sofisticados)

TORTAS DE FRUTAS… massa fina, creme e frutas _Tem prontas, para comprar

Variação deliciosa: alternar camadas de creme de baunilha e doce de banana . Cobrir com clara em neve:  é rápido e fica gostoso.

Para quem trabalha, ‘enche os olhos’ fazer arranjo com QUEIJO BRANCO,ao centro, rodeado por tacinhas de doces: de leite, cidra, abóbora, côco (branco e queimado) etc que podem ser comprados no supermercado.

Sorvetes servidos sobre fatias de bolo ou panetone, em tacinhas com wafles _todos gostam

opções de BOLOS … além dos diversos Panetones que inventaram…

*Enfeita a mesa bolo básico com nozes moídas e cobertura de açúcar de confeiteiro
Obs:  acho lindo, mas nunca acertei fazer a cobertura! ( FONDANT)

Bolo de café...pois o de chocolate fica pesado, após tanta comida ! Bolo básico, substituir leite por café bem forte .Açúcar mascavo ajuda a ficar escuro. Vai bem com sorvete.

FRUTAS...AJUDAM A ENFEITAR A MESA e SÃO BEM VINDAS, por serem digestivas

FRUTAS CRISTALIZADAS, em pedaços graúdos…dão cor à mesa e resolve quando se quer apenas ‘adoçar’ a boca com alguma coisinha!

*Geralmente, a Ceia é na casa de uma pessoa da família, e o almoço é na casa de outra … Se você tem o privilégio de ter todos para as duas ocasiões, pode-se pedir a colaboração de todos, cada um trazendo um prato pronto..
Demos as sugestões para o almoço, agora
Na Ceia, prefira pratos frios que possam ser comidos sem ser à mesa.Arranje um bela mesa com todas as comidas, pratos e talheres,  e cada um se serve à vontade !
1- Tortas vão muito bem, cuscus, kibe de assadeira (rechear com pres/muzz)  acompanha salada verde ou legumes assados à italiana
2- ) Sanduíches: carnes ‘natalinas’ fatiadas e pão de forma (integral é mais firme) com vários molhos: agri-doce, de manga ( já tem vários prontos; no Natal a gente faz uma extravagância!)
Ah! enfeite as embalagens com lacinhos vermelhos, …ou aventaizinhos.

3-  Patês, queijos e pães diversos…

*Pudins e manjar branco! ( mousses ‘derretem’)

FRUTAS: pêssegos, ameixas, uvas podem ser comidas sem fazer sujeira

ah! Pode fazer um ponche ‘santo’: salada de frutas com guaraná

*Frutas secas  descascadas. Castanhas portuguêsas cozidas e bem escorridas( a água delas mancha!)  *Use descartáveis: há uns bem bonitos…
– Peça a colaboração de todos, cada um jogando suas coisas no lixo, Prepare um latão enfeitado …
Caso queira usar louça: deixe preparados, na cozinha, tachos com água e detergente: cada um limpa seu prato com seu guardanapo de papel e põe os pratos, talheres nos devidos tachos/potes… Para os copos, pode ter formas sobre a pia ou o fogão (de tampa abaixada)
# Depois, coloca tudo dentro da pia, facilitando para lavar
* Com jeitinho, peça a colaboração de todos no sentido de recolher pratos e copos usados!

Conclusão: escolha o menu que mais lhe convém lembrando ser IMPORTANTE não o quê se põe, mas como se põe à mesa. Você: ARRUMADA E CALMA, CONTENTE COM  QUE  TEM .
– E tudo deve ser recebido com ações de Graças.

– Neste Natal, homenageie o “Aniversariante’   Boas Festas -X- Ah! vamos ler juntos Lucas 1.68-79 _ o Cântico de Zacarias.