21.12 Quem é esse nenê, Jesus ?

21.12  QUEM   É  ESTE JESUS  QUE  ‘DIZEM’ COMEMORAR O NASCIMENTO : O NATAL    cuja palavra significa relativo ao nascimento,  Fazem a festa  mas esquecem do Aniversariante: o mundo rouba o foco do verdadeiro Natal com presentes, e especialmente, põe a figura do Papai Noel  como  a vedete do Natal, foco de todas as atenções.O ganhar presentes , satisfazer  desejos pessoais como o IMPORTANTE.

Natal é o oposto disso: Natal é Deus cobrindo a distância que nos separa dEle,  enviando Jesus para nascer como um homem sem ser pecador  A FIM  DE  MORRER na cruz,onde o justo juízo de   Deus sobre o pecado  caiu sobre Jesus  com a finalidade de nos isentar do juízo de Deus sobre o nosso pecado : isso é salvação da condenação  da morte   eterna pela graça oferecida  por Deus na pessoa de  Jesus  mas  custou  MUITO  caro para Ele   

   O pecado entrou no mundo e a Humanidade se tornou uma RAÇA DE PECADORES: como o
‘ filho de  peixe, peixinho é…’   traz em si as características genéticas de quem o gerou. Pecado foi  a opção rebelde de ignorar as diretrizes de Deus : ‘no dia em que dele comeres, certamente morrerás’ ( Gn 2.17)   sendo que morrer é separação   A gente morre quando o espírito se separa do corpo No éden,  a morte significou  a imediata separação espiritual de Deus ,
Filhos de pecadores,  todos os que  nascem, espiritualmente , existem separados de Deus
‘Deus estava em Cristo  reconciliando  consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação’ 2Co 5.19

Morte eterna é  o espírito  existir para sempre separado de Deus
A alma que pecar ( agir fora do que Deus diz… )  essa morrerá’  Ez 18.4

‘ Deus amou o mundo de tal  maneira  que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça ( não morra, não exista separado de Deus para sempre )  mas tenha a vida eterna’  João  3.16    Saiba +  sobre esta  tão grande salvação: leia a Bíblia !
‘quem crê em Mim como diz a Escritura…’
não é crer em Jesus do seu jeito, nem de qualquer jeito,  muito menos no que dizem dEle por aí.  Precisa  LER A BÍBLIA para crer em Jesus  ‘ como diz a Escritura…’  João 7.38   -x-x

PARA QUEM QUER SABER MAIS …: Gl 4.4-5
 vindo a plenitude dos tempos: a vinda de Jesus   ocorreu  exatamente   em um momento estratégico da História em que  os pagãos estava decepcionado com os deuses  por  não os terem  livrado  do duríssimo jugo de ferro do Império  Romano  ao mesmo tempo em que os filósofos gregos haviam despertado a Humanidade para o pensamento filosófico  sendo que a pergunta de Pilatos a Jesus  : – ‘  QUE É A VERDADE ?’  ( João 18.38)  ilustra bem a situação da mentalidade gentia da época.    Também, desde a promessa do Descendente que viria  esmagar a cabeça da serpente   ( Gn 3.15) Deus  trabalha com quem O escolhe  preparando a uma  descendência  que daria origem ao povo de Israel e depois à  Nação de Israel  berço do Messias rei prometido a Davi .

Deus  enviou seu Filho : Jesus não veio por decisão independente da vontade do Pai. Jesus foi enviado por Deus, estava  sob a autoridade de Deus , para cumprir o plano de Deus: remir a Humanidade , morrendo na cruz como Cordeiro sem mácula.  João 1.29   e 12.27

Seu Filho : remete  à natureza divina de Jesus pela concepção  milagrosa : o  Filho  traz  a imagem do Pai . Jesus era  a expressa imagem do  ser de Deus’  ,  Hb 1.1- 3

 nascido de mulher :  pois não houve a participação de homem na concepção de Jesus . A linha genealógica é determinada pelo pai. Jesus  foi gerado  FORA DO ÚTERO DE MARIA ( 1ª barriga d aluguel’) que não contribui com seu óvulo nem com seu DNA de pecadora, senão JESUS  SERIA  MESTIÇO  e não seria absolutamente isento de pecado, Seu sacrifício não seria aceitável a Deus. ‘ em pecado concebeu minha mãe’  Sl 51.5

nascido sob a Lei : Jesus  nasceu da Nação do povo escolhido   , da linhagem dos que escolheram a Deus, que tinha aliança  com Deus  através da Lei e cumpriu toda a Lei : jamais transgrediu  sequer um mínimo mandamento.

para …  remete ao motivo  da vinda de Jesus: sua missão ao nascer

resgatar … 
resgate é o preço que se paga para libertar alguém, Para o judeu, tinha um significado muito forte de restaurar  à dignidade  social e seu lugar na  terra da promessa ( caso de Boaz  e  Rute )

 

os que estavam sob a Lei :  a salvação veio para os judeus encarregados de contar aos gentios  as  boas novas  ( evangelho)  da salvação  Os judeus  eram os depositários da revelação de Deus  ao mundo  Sob a Lei  indica a aliança com Deus mas também o código moral que satisfaz a justiça de Deus que o homem natural não consegue observar : Gl 3.24  ‘ a lei se  tornou  nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados’

# ao constatar a  impossibilidade de observar  toda a Lei, sempre, sente-se a necessidade de um substituto para morrer em nosso lugar  para  nos isentar das penalidades da Lei : a lei provia o sacrifico de animais que apenas cobria o pecado  ( Sl 32. 1) Deus enviou Jesus :” ‘ o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’  João 1.29

 

 fim de … é a finalidade :

recebermos  a  adoção de  filhos:   a aliança com Deus pela fé no sangue de Jesus, leva-nos à posição de filhos de Deus , filhos adotados como legítimos, com todos os privilégios de herdeiros legítimos de todos os bens do Pai. Não temos idéia da imensidão  desse  significado.

Só podemos crer e buscar  irmos nos adequando  a viver   como filhos de Deus  até àquele dia em que  não mais conheceremos  ‘como por espelho’ ( um reflexo)  mas veremos Deus com cara descoberta  ‘ todos nós, com rosto [descoberto], refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor’  2Co 3.18

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos  semelhantes  a ele; porque assim como é, o veremos’   1João  3.2

Natal traz  a esperança de  sermos  restituídos à glória de Deus  -x-