07 Tessalônica, aos tessalonicenses h.nt

07

  07

 

T ESSALÔNICA _ 

  cidade da Macedônia, onde diseram dos cristãos: ‘ESTES QUE TRANSTORNARAM O MUNDO CHEGARAM ATÉ AQUI’    Atos 17.6  

 

Chamada em tempos mais antigos Termas (‘Banhos Quentes’), achava-se situada sobre o golfo Termaico.  O nome de Tessalônica foi-lhe dado pelo general macedônio Cassandro,  em honra de sua mulher, irmã de Alexandre Magno.
Sob o domínio romano foi a capital de um dos quatro distritos da Macedônia, e a sede do governador provincial, ou pretor, embora fosse uma cidade livre, administrada por ‘politarcas’ (At 17.6,8), conservando-se ainda esta designação especial num arco de triunfo.
A situação geográfica de Tessalônica: estação central na grande Estrada Egnaciana, que ia da Ilíria à Trácia através da Macedônia, e porto do mar numa excelente baía, era causa de aumentar o seu negócio e as suas riquezas, atraindo a si, por esse motivo, uma população mista de gregos, romanos, e judeus. É, ainda hoje,   floresceste cidade comercial, com o nome, agora levemente modificado, de Salônica. A sua posição geográfica e importância marítima tornavam-na um dos centros de propaganda evangélica na Europa.

Escavações

Muito pouco foi descoberto na antiga Tessalónica, porque Thessalonike fica sobre as ruínas. A área na foto acima e à direita era uma antiga estação de ônibus, quando foi transferido, em 1962, este primeiro ou segundo século dC fórum foi revelado. Escavadores encontraram uma casa de banhos e datam do século 1 dC abaixo do pavimento em torno de um altar. Uma inscrição (30 aC a 143 dC) a partir do portão Vardar tem a palavra politarches, a palavra Lucas usado em referência aos funcionários da cidade antes que Jason foi levado pela multidão (Atos 17:06). A palavra não aparece em nenhuma outra literatura grega, mas coincide com as escavações arqueologias.

Significado bíblico

Paulo (com Silas e Timóteo) chegaram a Tessalónica de Filipos na sua segunda viagem missionária, param em Anfípolis e Apolónia antes de chegar aqui (Atos 17). Ele pregou na sinagoga da cidade, o chefe da sinagoga da região, durante pelo menos três semanas. O seu ministério foi de êxito e ele estabeleceu uma igreja judaico-gentílica, embora fosse mais fortemente Gentílica (1 Tessalonicenses 1:9). Quando Paulo enfrentou grande perseguição às mãos da turba, ele refugiou-se em Bereia, mas os Tessalonicenses finalmente o forçou a sair de lá também (Atos 17:13-14).

 

A  carta  foi dirigida à Igreja de Tessalónica em conjunção com Silvano (Silas) e Timóteo.

EXTR http://galeriabiblica.blogspot.com/2013/07/tessalonica-cidade-e-primeira-epistola.html

 

 

Paulo trabalhou nesta cidade por pouco tempo, durante sua 2ª viagem missionária ver At 17.1-13 cuja narrativa revela a força da pregação de Paulo aos judeus e prosélitos (‘gregos piedosos’).

Enquanto ele ali permaneceu, mandaram-lhe os filipenses determinado auxílio ‘não somente uma vez’ (Fp 4.16). Foi a terra de Aristarco (At 27.2),
– e para ali foi Demas depois de ter deixado Paulo (2 Tm 4.10).
As epístolas sugerem que era formada principalmente por gentios convertidos (1 Ts 1. 9;   2.14).

O alto caráter da igreja, quanto à fé, zelo, e amor fraternal, transparece nas palavras das epístolas.

Assolados por perseguições, Paulo esclarece_ a eles e a nós _ quanto à

Segunda vinda de Cristo: o arrebatamento, na primeira carta  2Ts 4.14-18

Precedida pelo  advento do anticristo: assunto da segunda carta  2Ts 2.1- 12  

 

A cristãos elogiáveis, exemplo para toda a região,

 

Paulo dá instruções práticas de como se comportar enquanto esperam a volta do Senhor  -x-