08
Concílio de Nicéia, o primeiro concílio católico
Introdução pessoal
Ressurreto, Jesus ordenou aos discípulos: “Ide por todo o mundo e fazei discípulos” Mt 28.19
Após a descida do Espírito Santo,
i) prometida a partir do discurso de despedida de Jesus,
ii) citada no evangelho de João capítulos 14, 15 e 16,
iii) ocorrida cf narração no livro de Atos capítulo 2,
*O cristianismo foi se espalhando por todo o mundo conhecido, sob o Império Romano. Por não idolatrarem a César e se recusarem a participar de cultos ao Imperador, os cristãos começaram a ser perseguidos por serem considerados ameaça perigosa à estabilidade do Império. Assim, passou a existir na ilegalidade. Quanto mais perseguidos, mais se fortaleciam e aumentavam em número pois instigavam a curiosidade dos gentios que queriam saber mais sobre essa “religião” cujos seguidores preferiam perder suas vidas a negar a Jesus.
* Crescendo de modo organizado, cf o modelo das cartas de Paulo a Timóteo e Tito, apesar de se reunirem nas casas ou em catacumbas- especialmente em Roma_ havia liderança estabelecida e aceita pela comunidade, sendo que a posição de bispo crescia em influência à medida em que aumentava o número de cristãos
*Terríveis fases de perseguições atrozes, dez ao todo, intercaladas por fases mais amenas, se sucederam até que o imperador Constantino se converteu ao cristianismo
Em 313 AD foi decretada a legalidade da “religião” cristã. Junto com a liberdade da pregação veio o florescimento descarado de heresias, algumas das quais se infiltravam entre os verdadeiros crentes desde o tempo dos apóstolos.
Em 325 AD houve o primeiro concílio geral de todas as igrejas cristãs: convocado pelo imperador Constantino, reuniu 315 bispos
na cidade de Nicéia,província Anatólia, Síria.
Motivos
1- Combate a forte movimento herege que negava a divindade de Cristo:
o Arianismo* [ ver apêndice ]
2- Urgência de se definir princípios ortodoxos(visão correta da fé em Cristo)
Resultou em algumas decisões fundamentais que definiram os rumos da igreja, inclusive seu título de igreja Católica, ou seja: Universal.
Em sinal de concordância, as atas foram assinadas por todos os participantes
exceto dois amigos de Ário, exilados juntamente com ele.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
J o que, inicialmente feito com a melhor das intenções, com o tempo veio a se degenerar com o abuso do poder pela imposição do que cada um devia crer, e como crer, aplicando sanções exacerbadas na época que foi chamada Idade das Trevas, tão tenebrosa em seu feitos e efeitos.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Decisões fundamentais :
1- Cristianismo declarado “religião “ universal sob a supervisão de liderança organizada sob o título de igreja católica
2- A título de preservar a sã doutrina, reuniram-se os bispos cf Mt 18. 18 para decidir o que deveria ser aceito como verdadeiro e o que deveria ser rejeitado por ser considerado falso, para unificar o ensino das doutrinas básicas do cristianismo = dogmas * ver J *
Em conseqüência:
i) definiram-se os livros que viriam a constituir o Cânon Sagrado= Bíblia por serem considerados de inspiração divina, tendo-se observado minuciosamente rigorosos critérios de avaliação. Outros escritos, em vasto número, que circulavam entre os cristãos foram considerados
Apócrifos = e queimados.
- ii) Também foi decidido excomungar = excluir da comunhão, de participar da Ceia, os que discordassem_ ou_ insistissem em ensinar outra doutrina,
havendo desde sanções leves até penalidades severas, como prisão e exílio
iii) Definida a controversa questão sobre a Natureza de Cristo_ não sem acirradas discussões, foi escrita a profissão de fé , transcrita a seguir, conhecida como
C r e d o de N i c é i a
“Cremos em um só Deus, Pai Todo poderoso, Criador de todas as coisas, Visíveis e invisíveis” E [cremos] em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, gerado do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o qual, por causa de nós, homens, e por causa de nossa salvação, desceu, se encarnou e se fez homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos ; E [ cremos] no Espírito Santo.”
“Mas, quanto àqueles que dizem :
1-“existiu quando não era”/ “antes que nascesse, era”/ “foi feito do nada”ou
2- aos que afirmam que “o Filho de Deus é uma hipótese ou substância diferente” ou
3- “ foi criado” ou “ é sujeito a alterações e mudança”
a estes, a igreja Católica anematiza “
-
-
- extr. de site da internet, Google/ conc de Nicéia / terravista
-
*Ferrenhos debates foram travados, cada um embasando seu ponto de vista, tendo como cabeça pensante do arianismo, Ário_ bispo da Líbia, e como seus opositores mais destacados: o bispo Alexandre de Alexandria e , especialmente pelo que viria a ser seu sucessor, o jovem bispo Atanásio. Dentre tantas coisas importantes,
-
-
- a muito importante foi a palavra técnica HOMO-OUSIOS
-
= consubstancial, imposta pelo credo pois, nesta palavra evidentemente antiAriana, o concílio estabeleceu sua própria definição. Esta imposição categórica do termo HOMO-OUSIOS foi muito propícia no contexto herético do arianismo, de tal forma que levou Ário e seus adeptos a romper com a igreja universal, agora chamada Igreja Católica.
O bispo Eusébio, de Cesaréia fez tentativa de conciliar tanto as idéias como seus defensores, apresentando termo de compromisso, rejeitado pelos dois lados por não ter sido claro em seus termos .
*Também houve relutância por parte de Atanásio, antes e depois de Nicéia, quanto ao termo HOMO-OUSIOS, tão forte em seu significado, especialmente por ser usado em outras linhas heréticas como Sabelianismo e os ensinos de Marcelo Ancira.
No entanto, o dogma HOMO-OUSIOS = consubstancial, foi sendo cada vez mais valorizado na luta antiAriana , finalmente tornando-se centrum Nicaenum = o centro da confissão Cristológica.
* A Igreja Católica precisava definir e confessar sua fé , o que fez enunciando e proclamando o Credo que ficou conhecido como o Credo de Nicéia, acima transcrito. Basicamente escriturístico, soa como eco da adoração que permeia todo o Novo Testamento. Consubstancial pretende traduzir e declarar o que João expressara há muitos anos antes_ Este é o verdadeiro Deus e a Vida eterna.
*Mais tarde, fora do contexto da heresia Ariana, novamente houve controvérsias quanto à propriedade do termo HOMO-OUSIOS, definida como sofisticada, abstrata, sem importância religiosa. Mas não o foi na época em que serviu para se opor a Ário e adeptos da cristologia ariana.
BASE _ A Pessoa de Cristo, Berckouwer, G C _ Ed Juerp
Apêndice: Arianismo
* Ário [250 a 336AD] da Líbia. Educado em Antioquia da Síria, cujo mestre Luciano de Antioquia , fôra discípulo de Paulo Samosata. Seus ensinos sobre a natureza de Cristo foram condenados em 02.325 em Antioquia e 20.05.325 em Nicéia tendo sido deportado para o Ilírio, na Grécia(?) Mesmo assim, continuou escrevendo suas idéias tendo como principal articulador o bispo Eusébio de Nicomédia.
* Em 335, Ário encontrou-se com o imperador Constantino e subescreveu uma confissão de fé considerada ortodoxa. Em 336-337, à morte, foi readmitido à comunhão da igreja católica pelo Sínodo de Jerusalém . O arianismo foi amplamente aceito no século 4, começando a perder força após o Concílio de Constantinopla, em 381, que reafirmou a posição do concílio de Nicéia, condenando o arianismo.
*Apesar de aceito pelo Imperador que visava manter a unidade do Império romano e tinha o cristianismo como um instrumento dos mais eficazes, o arianismo foi poderosamente combatido por Atanásio [ 296 – 373 ]jovem bispo de Alexandria de 328 a 373, que_ apesar de perseguido e exilado, conseguiu preservar a sã doutrina sustentando tanto a humanidade como a divindade de Jesus.
Ensinos da heresia ariana
1_ Há um só Deus, Criador, sendo Jesus de uma substância diferente do Deus Pai
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Obs_ No original grego, um simples iota fazia toda a diferença
entre o cristianismo bíblico e a heresia.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
*Dessa premissa, decorriam mais quatro heresias :
1.a – o Filho é criatura diferenciada do Pai [ Nega Fp 2.6 ]
1.b – o Filho teve um começo, isto é, não é eterno como o Pai. Nega Jo1.1
1.c – o Filho não é um com o Pai.
Nega a afirmação do próprio Jesus em João17.
1.d- Por ter deles participado, recebeu como honra os títulos de
“a Palavra de Deus”, Ap 19.13 corr / o Verbo[ Jõ 1.1
“Sabedoria de Deus”,1 Co 1.24
1.e- o Filho está sujeito a mudar e pode cair, como Lúcifer. Deus, prevendo
esta possibilidade, agiu em graça, dando firmeza de caráter a Jesus
Conclusão: Se tivesse essa heresia tivesse prevalecido, o cristianismo teria se tornado apenas mais uma religião entre tantas outras, com deuses e não apenas um Único e Verdadeiro Deus.
BASE _ Eu creio, Hermister M P Costa Ed Parakletos
BIBLIOGRAFIA
– Site da internet google / concílio de Nicéia /terravista.pt/Nazaré/1946/trindd15.htm
– A Pessoa de Cristo, Berckouwer, G C _ Ed Juerp
– Eu creio, Hermister M P Costa Ed Parakletos J