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07 PAIS DA IGREJA
1- De onde vem esse título ?
Tertuliano, “De carne “, 2 Praesc. Haeres.20 denominou pela primeira vez, no livro citado, de Apostolici para designar os sucessores dos apóstolos.
Em 1699, teólogo protestante Th. Itting, refere-se a eles como “Pais da Igreja” e, partir de então, tem se popularizado tal modo de referência.
2- Quem foram ? homens notáveis que se sobressairam nos séc II e III, atuando como os apóstolos _ ensinando, exortando e conduzindo a Igreja incipiente após a morte dos apóstolos. Seus escritos são valiosos pois revelam a situação da igreja, naquela época. Seus nomes são :
Clemente Romano, Policarpo de Esmirna, Papias, Inácio de Antioquia, os escritos atribuídos a Barnabé, Hermas, Diogneto, e
Didaquê _ espécie de catecismo e de ritual
da antiga igreja cristã
A influência deles não se restringiu ao âmbito local, nem à sua época Alguns desses escritos,con servados com cuidado, foram muito populares e eram lidos regularmente, até séc IV [ ano 400]
3- Qual importância deles ? serviram de elo entre época do fim de Atos até que a igreja tivesse desenvolvido suas diretrizes e normas
4- Historicamente, não há dados precisos nem informações biográficas detalhadas, especialmente por viverem na ilegalidade, perseguidos e sem organização definida.
5-Como tais informações chegaram até nós ?
Através de preciosas descobertas de livros que escreveram ou a eles se referiam.
– Há literatura chamada Apócrifa, do Novo Testamento : Evang de Pedro e de Tomé, Atos de Paulo e de João, Apocalipse de Pedro, Pístis Sofia, Tradições de Matias, Livro de Tiago [outro que não o do Cânon] Martírio de Poli
carpo e de Inácio, Cartas de Clemente, Pastor de Hermas, Didaquê, entre outras, menos significativas.
6- Citamos alguns nomes que se distinguiram nessa época:
* Eusébio [ 263- 340] em sua História Eclesiástica, a quem muito se deve por sua obra, foi Bispo de Cesaréia, na Palestina, no tempo do imperador Constantino – que legalizou o cristianismo em 313 _ e de quem era amigo íntimo.
Eusébio herdou bibliotecas de Orígenes [?] e de Panfílio [? ] passou a vida recolhendo escritos daquele período de ilegalidade, próximo passado, exatamente no intuito de documentar o que restara das perseguições quando casas eram invadidas, queimadas.
* Hegésipo, citado em Memórias, viveu no fim da era apostólica; seus escritos se
perderam, restando apenas fragmentos copiados por Eusébio
* Jerônimo [ 347 – 420 ] Vulgata e “De Viris Illustribus”, dicionário de biografias.
Viveu 50anos depois de Eusébio, cuidou de preservar sua obra acrescentando dados importantes e mais recentes. Convém lembrar que, naquela época, só havia manuscritos, copiá-los demandava tempo e pessoas especializadas, não havia papelaria em cada esquina, nem imprensa, computador, xerox!
Seguem-lhe : Rufino, Cassiodro,
*Patriarca Fócio, da igreja oriental, [ m. 891 ] também se dedicou em recolher e copiar literatura antiga mas muitas foram queimadas pelos muçulmanos ou na época da 4A. Cruzada.
* Manuscritos antigos descobertos nos últimos séculos:
– Códices Vaticano e Sinaítico, séc V: epístola de Barnabé e parte da do Pastor de Hermas
– Códice Alexandrino, com cartas de Clemente, I e II
– Código de Beza, séc V e VI, inúmeros fragmentos em papiro, velum ou pergaminho.
– Manuscrito de Constantinopla, descoberto em 1.873 por Filoteo Briênio, contém diversos escritos da era post- apostólica, duas cartas de Clemente, o Didaquê [ ensino dos apóstolos ] carta de Barnabé e carta de Inácio.
* Irineu, Contra as Heresias, cerca de 177, relata que a direção da igreja de Roma, fundada pelos apóstolos, foi entregue ao Bispo Lino, sucedido por Anacleto e depois, por Clemente que com viveram com os apóstolos e por eles, certamente, foram discipulados e instruídos.
* CLEMENTE ROMANO ou de Roma
Obra _ Duas cartas escritas aos coríntios, achadas inseridas no Códice Alexandrino,
publicado em 1.663 e que continha o VT, grande parte do NT , incluindo-se as epístolas de Clemente aos Coríntios, a primeira e boa parte da segunda. Em 1.873, o arcebispo de Briênio, acha o Manuscrito de Constantinopla, que contém ambas as cartas de Clemente.
Dados biográficos_ nada se sabe com certeza.
Há só suposições…que era Bispo de Roma, sucessor de Anacleto, viveu no séc I ,
conviveu com Paulo e Pedro. Dizem que teve morte natural, não foi martirizado.
Época: de seus escritos se depreende que foram escritos depois da morte de Paulo e Pedro: faz alusão à morte deles (cap 5) Fala de perseguições: a 1A. em 64, sob Nero;
a 2A., entre dez, de Domiciano e a 3o. de Trajano, supostamente entre 92 e 101 AD
# época de forte perseguição aos cristãos.
Em Corinto, ainda havia presbíteros indicados pelos apóstolos, por isso, ”não podiam ser removidos injustamente do ministério” cap 44.3
-Perfil de Clemente _ há concordância em que
- a) era cidadão romano por nascimento ou de direito, como Paulo, não se sabe. Referiu-se às autoridades romanas como “nossas autoridades”
- b) conhecia a organização do exército romano
- c) conhecia bem seus costumes e mitologia
- d) seus escritos denotam gênio característico dos romanos: disciplina e ordem, cap 37
- e) tinha educação elevada
O texto:
– Foi escrito em nome da igreja de Roma, que sugere preeminência sobre as outras.
– Não consta seu nome como autor: sabe-se que foi ele, por referências de outros escritores Dionísio, líder em Corinto, escrevendo ao bispo Sótero, de Roma diz
“ a que anteriormente nos escreveu Clemente’
Eusébio, Hist. Ecles. Livro IV: 23, 11 e 22 e 2]
– Na mesma ocasião, Hegésipo ouvira em Corinto, a carta de Clemente.
– Irineu, em Contra as Heresias, relata “ durante o pontificado deste Clemente se levantou querela entre os irmãos de Corinto que a igreja de Roma lhes enviou epístola mui enérgica, pregando-lhes a reconciliação e paz…”
* Clemente de Alexandrina é quem faz o maior número de referências e citações dessas cartas.
Concluindo_ Hegésipo, Tertuliano, Orígenes e Eusébio concordam em dar a autoria das tais cartas ao Bispo de Roma, Clemente _ à frente da mesma no fim da era apostólica.
Motivo da carta :algo muito grave acontecera na igreja de Corinto, havendo repercussão até mesmo entre os gentios. “o v/nome, venerável e famoso, e digno de amor de todos os homens, foi difamado” 1.1, 46.9, 47.6…“E esta notícia chegou não somente a nós, mas também aos que sentem diferente de nós, de modo que por causa da v/insensatez fazeis cair blasfêmia contra o nome do Senhor.” “pecado nada pequeno ”Vemos, no entanto, que haveis removido a alguns de excelente conduta do ministério, e que o cumpriam irrepreensivelmente” 44.6 A esses, a nova geração teria deposto. 3.5, 21.6
Objetivo
Restabelecer a ordem. Manda ler a carta de Paulo.
Estilo: Bem elaborado pois escrevia a pessoas cultas e dadas à filosofia,
gregos de Corinto, berço dos grandes filósofos da antigüidade
Revela grande cultura e equilíbrio: ora suave, ora enérgico
Prático, não se prende a divagações filosóficas, tão ao gosto dos coríntios mas enfatiza a arte de viver de modo cristão.
Há certo pendor literário e poético.
De seus escritos se depreende que tinha autoridade moral por sua vida exemplar e apoio nas Escrituras para chamar à atenção aos faltosos portanto era pessoa influente no meio cristão. Teve cuidado pelos de longe e pela ordem nas igrejas, como Paulo. Amou as Escrituras, pois as citava com propriedade.Admirou a natureza. Deu testemunho de Deus.
FIM
CONTEXTO HISTÓRICO
Ajuda a saber como era no tempo logo depois dos
apóstolos_
costumes, mudanças, doutrinas, organização.
A igreja em Roma já existia lá pelo ano 52.
Suetônio, escritor romano, cita:“Cláudio, impera
dor romano, expulsou os judeus de Roma por cau
sa de tumultos instigados por Cristo” fato confirma
do por Atos 18.1-2 que declara “ Áquila e Pris
cila estarem em Corinto pelo fato de Cláudio ter mandado sair de Roma a todos os judeus.”
* * * A carta de Clemente é o mais antigo documen
to que faz referência aos apóstolos Paulo e Pedro
citados como fundadores da igreja de Roma em
Contra as Heresias de __________ mas
Não foi fundada por Pedro, como diz a tradição católica., consta no Ambrosiaster 366 a 384
Pode ter acontecido o seguinte : havia em Roma igreja informal, composta de convertidos
ao cristianismo.
Paulo foi elemento catalizador no sentido e unir as pessoas e “dar corpo” à doutrina. Era autorida
de a quem se podia reportar para ensino e escla recimento. Nos dois anos em que esteve em prisão domiciliar, em Roma, podia receber visitas.
Pedro serviu de ponto de referência para organizar
e, quem sabe discipular alguns, preparando-os pa
ra assumir a liderança oportunamente. Há a atribui
ção que lhe foi dada por Jesus em João 21.
Paulo e Pedro, martirizados, são citados como exemplo.
“perseguições “ Clemente 1.5 e 6 é o mais an
tigo documento que as relata. Há escritos que suge
rem estar os judeus por trás delas, movidos de inveja.
A igreja de Roma é caracterizada pelo lega
lismo jurídico dos romanos e moralismo judeu.
Pedro fôra designado para trabalhar com judeus.
A epístola aos Romanos foi escrita principalmen
te a judeus convertidos , em Roma.
Organização
Percebe-se que já havia organização nos moldes
bíblicos _ sendo Bispo e presbíteros usados como sinônimos Em Roma era usado epíscopo,
em Corinto, presbítero.
Nota-se que há lugar para serviço leigo.
Culto _ já havia dia e hora marcados
seguia certa ordem: ofertas e orações, explicação das Escrituras = VT, dizeres de Jesus,
cartas dos apóstolos.
Mostra o cuidado e se estar fundamentado nas Escrituras , não sendo apenas diretrizes ou normas humanas e pessoais. A cada passo, acrescenta:
“está escrito “ “diz a Santa Palavra “
Heresias
Além da tendência judaizante que aceitava o cristianismo em parte, sem se desligar totalmente dos costumes legalistas, havia a tendência
gnóstica que enfatizava o conhecimento acima da fé e negava que Jesus viera em carne, pois a mate
ria era considerada pecaminosa.
A Timóteo, Paulo adverte : “…tende horror às oposições da falsamente chamada ciência =
gnosis “
Clemente ataca essa heresia e declara ser o conhecimento verdadeiro advindo só de Jesus
Pela ênfase dada à sabedoria humana como vã,
supõe-se que os líderes na ocasião fossem mais
cultos do que os depostos. Tal sabedoria levava ao pecado da vanglória. Os cristãos de Corinto traziam as marcas da tendência a filosofar pois
aquela cidade foi o berço dos grandes filósofos
da antiguidade
Clemente apregoa a veracidade das Escri
turas, faz referências a epístolas do NT : I e II Coríntios, Romanos, Efésios, Atos, I Timóteo, I e II Pedro. Refere-se aos evangelhos de Ma-
teus, Marcos e Lucas. Por essas afirmações se depreende que os livros constantes no Cânon atual eram os considerados básicos para a fé mesmo antes de sua oficialização.
* * *
BIBLIOGRAFIA
Clemente Romano
Col “Padres apostólicos “ vol I
José Gonçalves Salvador
Imp. Metodista /59