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07   PAIS DA IGREJA

 

1- De onde vem esse título ?

Tertuliano, “De carne “, 2 Praesc. Haeres.20 denominou pela primeira vez, no livro citado, de Apostolici para designar os sucessores dos apóstolos.

Em 1699, teólogo protestante Th. Itting, refere-se a eles como “Pais da Igreja” e, partir de então, tem se popularizado tal modo de referência.

 

2- Quem foram ? homens notáveis que se sobressairam nos séc II e III, atuando como os apóstolos _ ensinando, exortando e conduzindo a Igreja incipiente após a morte dos apóstolos. Seus escritos são valiosos pois revelam a situação da igreja, naquela época. Seus nomes são :

Clemente Romano, Policarpo de Esmirna, Papias, Inácio de Antioquia, os escritos atribuídos a Barnabé, Hermas, Diogneto, e

Didaquê _ espécie de catecismo   e de ritual

da antiga igreja cristã

A influência deles não se restringiu ao âmbito local, nem à sua época Alguns desses escritos,con servados com cuidado, foram muito populares e eram lidos regularmente, até séc IV [ ano 400]

 

3- Qual importância deles ? serviram de elo entre época do fim de Atos até que a igreja tivesse desenvolvido suas diretrizes e normas

 

4- Historicamente, não há dados precisos nem informações biográficas detalhadas, especialmente por viverem na ilegalidade, perseguidos   e sem organização definida.

 

5-Como tais informações chegaram até nós ?

Através de preciosas descobertas de livros que escreveram ou a eles se referiam.

– Há literatura chamada Apócrifa, do Novo Testamento :   Evang de Pedro e de Tomé, Atos de Paulo   e de João, Apocalipse de Pedro, Pístis Sofia, Tradições de Matias, Livro de Tiago [outro que não o do Cânon] Martírio de Poli

carpo e de Inácio, Cartas de Clemente, Pastor de   Hermas, Didaquê, entre outras, menos significativas.

 

6- Citamos alguns nomes que se distinguiram nessa época:

* Eusébio [ 263- 340] em sua História Eclesiástica, a quem muito se deve por sua obra, foi Bispo de   Cesaréia, na Palestina, no tempo do imperador Constantino – que legalizou o cristianismo em 313 _ e de quem era amigo íntimo.

Eusébio herdou bibliotecas de Orígenes [?] e de   Panfílio [? ] passou a vida recolhendo escritos daquele período de ilegalidade, próximo passado, exatamente no intuito de documentar o que restara das perseguições quando casas eram invadidas, queimadas.

* Hegésipo, citado em Memórias, viveu no fim da era apostólica; seus escritos se
perderam, restando apenas fragmentos copiados por Eusébio

 

* Jerônimo [ 347 – 420 ] Vulgata e “De Viris Illustribus”, dicionário de biografias.

Viveu 50anos depois de Eusébio, cuidou de preservar sua obra acrescentando dados importantes e mais recentes. Convém lembrar que, naquela época, só havia manuscritos, copiá-los demandava tempo e pessoas especializadas, não havia papelaria em cada esquina, nem imprensa, computador, xerox!

Seguem-lhe : Rufino,   Cassiodro,

*Patriarca Fócio, da igreja oriental, [ m. 891 ] também se dedicou em recolher e copiar literatura antiga mas muitas foram queimadas pelos muçulmanos ou na época da 4A. Cruzada.

 

* Manuscritos antigos descobertos nos últimos séculos:  

– Códices Vaticano e Sinaítico, séc V: epístola de Barnabé e parte da do Pastor de Hermas

– Códice Alexandrino, com cartas de Clemente, I e II

– Código de Beza, séc V e VI, inúmeros fragmentos   em papiro, velum   ou   pergaminho.

– Manuscrito de Constantinopla, descoberto em 1.873   por   Filoteo Briênio, contém   diversos escritos da era post- apostólica, duas cartas de Clemente, o Didaquê [ ensino dos apóstolos ] carta de Barnabé e carta de Inácio.

 

* Irineu, Contra as Heresias, cerca de 177, relata que a direção da igreja de Roma, fundada pelos apóstolos, foi entregue ao Bispo Lino, sucedido por   Anacleto e depois,   por Clemente que com viveram com os apóstolos e por eles, certamente, foram discipulados e instruídos.

 

* CLEMENTE   ROMANO   ou     de   Roma

Obra   _   Duas cartas escritas aos coríntios, achadas inseridas no Códice   Alexandrino,

publicado em 1.663 e que continha   o VT, grande parte do NT , incluindo-se as epístolas de Clemente aos Coríntios, a primeira e boa parte da segunda. Em 1.873, o arcebispo de Briênio, acha o Manuscrito de Constantinopla, que contém ambas as cartas de Clemente.

 

Dados biográficos_ nada se sabe com certeza.

Há só   suposições…que era Bispo de Roma, sucessor de Anacleto, viveu no séc I ,

conviveu com Paulo e Pedro. Dizem que teve morte natural, não foi martirizado.

 

Época: de seus escritos se   depreende que foram escritos depois da morte de Paulo   e Pedro: faz alusão à morte deles (cap 5) Fala de perseguições: a 1A.   em 64, sob Nero;

a 2A., entre dez, de Domiciano e a 3o. de Trajano, supostamente entre 92 e 101 AD

# época de forte perseguição aos cristãos.

Em Corinto, ainda havia presbíteros indicados pelos apóstolos, por isso, ”não podiam ser removidos injustamente do ministério” cap 44.3

 

-Perfil de Clemente _ há concordância em que

  1. a) era cidadão romano por nascimento ou de direito, como Paulo, não se sabe. Referiu-se às   autoridades romanas como “nossas autoridades”
    1. b) conhecia a organização do exército romano
    2. c) conhecia bem seus costumes e mitologia
    3. d) seus escritos denotam gênio característico dos romanos: disciplina e ordem, cap 37
    4. e) tinha educação elevada

 

O   texto:

– Foi escrito em nome da igreja de Roma, que sugere preeminência sobre as outras.

– Não consta seu nome como autor:   sabe-se que foi ele, por referências de outros escritores Dionísio, líder em Corinto, escrevendo ao bispo Sótero, de Roma   diz

“ a que anteriormente nos   escreveu Clemente’
Eusébio, Hist. Ecles. Livro IV: 23, 11 e 22 e 2]

– Na mesma ocasião, Hegésipo   ouvira em Corinto, a carta de Clemente.

– Irineu, em Contra as Heresias, relata “ durante o pontificado deste Clemente se levantou querela entre os irmãos de Corinto que a igreja de Roma lhes enviou epístola mui enérgica, pregando-lhes a reconciliação e paz…”

 

* Clemente de Alexandrina é quem faz   o maior número de referências e citações dessas cartas.

Concluindo_ Hegésipo, Tertuliano, Orígenes e Eusébio concordam em dar a autoria das tais cartas ao Bispo de Roma,   Clemente _ à frente da mesma no fim da era apostólica.

 

Motivo da carta :algo muito grave acontecera na igreja de Corinto, havendo repercussão até mesmo entre os gentios. “o v/nome, venerável e famoso, e digno de amor de todos os homens, foi difamado” 1.1, 46.9, 47.6…“E esta notícia chegou não somente a nós, mas também aos que sentem diferente de nós, de modo que por causa da v/insensatez fazeis cair blasfêmia contra o nome do Senhor.” “pecado nada pequeno ”Vemos, no entanto, que haveis removido a alguns de excelente conduta   do ministério, e que o cumpriam irrepreensivelmente” 44.6   A esses, a nova geração teria deposto. 3.5, 21.6

 

Objetivo

Restabelecer a ordem. Manda ler a carta de Paulo.

 

Estilo: Bem elaborado pois escrevia a pessoas cultas e dadas à filosofia,
gregos de Corinto, berço dos   grandes filósofos da antigüidade

Revela grande cultura e equilíbrio: ora suave, ora enérgico

Prático, não se prende a divagações filosóficas, tão ao gosto dos coríntios mas enfatiza a arte de viver de modo cristão.

Há certo pendor literário e poético.

De seus escritos se depreende que   tinha autoridade moral por sua vida exemplar e apoio nas Escrituras   para chamar à atenção aos faltosos portanto era pessoa influente no meio cristão. Teve cuidado pelos de longe e pela ordem nas igrejas, como Paulo. Amou as Escrituras, pois as citava com propriedade.Admirou a natureza. Deu testemunho de Deus.

FIM

 

CONTEXTO HISTÓRICO

Ajuda a saber como era no tempo logo depois dos

apóstolos_

costumes, mudanças, doutrinas, organização.

A igreja em Roma já existia lá pelo ano 52.

Suetônio, escritor romano, cita:“Cláudio, impera

dor romano, expulsou os judeus de Roma por cau

sa de tumultos instigados por Cristo” fato confirma

do por Atos 18.1-2   que declara “ Áquila e   Pris

cila estarem em Corinto pelo fato de Cláudio ter mandado sair de Roma a   todos os judeus.”

* * * A carta de Clemente é o mais antigo documen

to que faz referência aos apóstolos Paulo e   Pedro

citados como fundadores da igreja de Roma em

Contra as Heresias   de __________    mas

Não foi fundada por Pedro, como diz a tradição católica., consta no Ambrosiaster 366 a 384

 

Pode ter acontecido o seguinte : havia em Roma igreja informal, composta de convertidos

ao cristianismo.

Paulo foi elemento catalizador no sentido e unir as pessoas   e “dar corpo” à doutrina. Era autorida

de a quem se podia reportar   para ensino e escla recimento. Nos dois anos em que esteve em prisão domiciliar, em Roma, podia receber visitas.

 

Pedro serviu de ponto de referência para organizar

e, quem sabe discipular alguns, preparando-os pa

ra assumir a liderança oportunamente. Há a atribui

ção que lhe foi dada por Jesus   em João 21.

 

Paulo e Pedro, martirizados, são citados como exemplo.

“perseguições “ Clemente 1.5   e 6 é o mais   an

tigo documento que as relata. Há escritos que suge

rem estar os judeus por trás delas, movidos de inveja.

A igreja de Roma é caracterizada pelo lega

lismo jurídico dos romanos   e moralismo judeu.

Pedro fôra designado para trabalhar com judeus.

A   epístola aos Romanos foi escrita principalmen

te a judeus convertidos , em Roma.

 

Organização

Percebe-se que já havia organização nos moldes

bíblicos _ sendo Bispo e presbíteros usados como sinônimos Em Roma era usado epíscopo,

em Corinto, presbítero.

Nota-se que há lugar para serviço leigo.

Culto _ já havia dia e hora marcados

seguia certa ordem: ofertas e orações, explicação das Escrituras = VT, dizeres de Jesus,

cartas dos apóstolos.

Mostra o cuidado e se estar fundamentado nas Escrituras , não sendo apenas diretrizes ou normas humanas e pessoais. A cada passo, acrescenta:

“está escrito “ “diz a Santa Palavra “

 

 

 

 

Heresias

Além da tendência judaizante que aceitava o cristianismo em parte, sem se desligar totalmente dos costumes legalistas, havia a tendência

gnóstica que enfatizava o conhecimento acima da fé e negava que Jesus viera em carne, pois a mate

ria era considerada pecaminosa.

A Timóteo, Paulo adverte : “…tende horror às oposições da falsamente chamada ciência =

gnosis   “

Clemente ataca essa heresia e declara ser o conhecimento verdadeiro advindo só de Jesus

Pela ênfase dada à sabedoria humana como vã,

supõe-se que os líderes na ocasião fossem mais

cultos do que os depostos.   Tal sabedoria levava ao pecado da vanglória. Os cristãos de Corinto traziam as marcas da tendência a   filosofar pois

aquela cidade foi o berço dos grandes filósofos

da antiguidade

Clemente apregoa a veracidade das Escri

turas, faz   referências a epístolas do NT : I e II Coríntios, Romanos,   Efésios, Atos, I Timóteo, I   e II Pedro. Refere-se aos evangelhos de Ma-

teus, Marcos e Lucas.   Por essas afirmações se depreende que os livros constantes no Cânon atual eram os considerados básicos para a fé mesmo antes de sua oficialização.

*   *   *

 

BIBLIOGRAFIA

 

Clemente Romano

Col “Padres apostólicos “ vol   I

José Gonçalves Salvador

Imp. Metodista   /59