03 Calendário nt div

03  CALENDÁRIO

 

Deus criou o calendário: o homem  apenas descobriu e materializou o princípio
Gn 1.14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais ( de orientação )  e para estações, e para dias e anos;e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi…  fez também as estrelas.E viu Deus que isso era bom.

E foi a tarde e a manhã, o dia quarto  ( assim Deus criou o TEMPO na Terra!  )

 

*CALENDÁRIO…sistema para contar e agrupar dias
– no intúito de atender ncessidades civis e religiosas de uma cultura.

*Palavra derivada do latim: calendarium (livro de registro) por sua vez derivada de

                                             calendae  : primeiro dia de um certo mês romano

*Palavra usada, também,
i) para descrever objeto físico que expressa a idéia (  hoje, geralmente de papel )
ii) para designar  conjunto de eventos planejados      

*Unidade básica: o dia solar _ espaço de 24 horas entre dois NASCER do sol 

  –  Há o mês lunar _ período entre duas lunações : Sl 104.19
( para Israel, a   LUA NOVA,  Nm 28. 11-14, Is 1.14  

                                _  Os calendários antigos beseavam-se  nos meses lunares.

_ Há o Ano Solar   _ período compreendido entre as 4 estações:

                                       Primavera, Verão, Outono e Inverno

*Há muitos tipos de calendários: babilônico, judaico, mussulmano, chinês,asteca, maia

*Hoje, o calendário aceito mundialmente é de origem  ROMANA ( extr da INTERNET)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~                          

Os romanos datavam os seus anos a partir da fundação de Roma, ‘ab urbe condita’ que, de acordo com a opinião de Varrão, remonta a 753 antes da era cristã. a partir de 21 de Abril. Assim, o ano 1 da era cristã corresponde cerca de 4 meses ao ano 753 de Roma e o resto ao ano 754. Por comodidade, recua-se muitas vezes de alguns meses a era de Roma e
#  faz-se coincidir o ano 1 da nossa era com o ano 754 de Roma
.
* Só alguns séculos após o nascimento de Cristo é que foi colocada a questão de ligar este acontecimento a uma origem de contagem do tempo. A proposta foi apresentada pelo monge cita Dionísío o Exíguo por volta do ano 532 da nossa era. Imediatamente adoptada pela Igreja, ela foi-se generalizando a todos os países católicos. Em Portugal utilizou-se a era de César ou hispânica até ao ano 1422. Esta era havia sido introduzido na Península Ibérica no século V para recordar a conquista da península por Caio Júlio César Augusto no ano 38 aC. (ano 716 de Roma). Por determinação de
D. João I,
foi abolida a era de César e o ano 1460 desta era passou a ser o ano 1422 da era cristã
Dionísio o Exíguo supunha, de acordo com as suas investigações, que Jesus Cristo tinha vindo ao mundo em 25 de Dezembro (VIII das calendas de Janeiro) do ano 753 de Roma e fixara nessa data o início da era cristã. Mas os cronologistas introduziram um atraso de sete dias, de maneira que o início da era cristã foi transferido para o dia 1 de Janeiro do ano 754 de Roma.
Actualmente parece provado que os cálculos não estavam correctos e que Cristo deveria ter nascido 5 a 7 anos  antes da data em que se celebra o seu nascimento.
* Com efeito, a data fixada é …
posterior ao édito do recenseamento do mundo romano (ano 747 de Roma ou mais cedo) e anterior à morte de Herodes (ano 750 de Roma). Alguns cronologistas  sugerem a data de 747 de Roma, pois nesse ano Júpiter e Saturno estiveram em conjunção na constelação dos Peixes em Setembro e em Novembro e eles vêem neste fenómeno a ‘estrela de Belém’.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Mas, para não perturbar a cronologia já estabelecida, foi mantida a data inicialmente proposta, embora tivesse deixado de corresponder ao significado inicial.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
É importante notar que na era cristã os anos são referidos a uma escala sem zero, isto é, a contagem inicia-se no ano 1 depois de Cristo, designando-se o ano anterior como ano 1 antes de Cristo. Por conseguinte, qualquer acontecimento ocorrido durante o primeiro ano da era cristã, embora seja apenas de um dia ou de um mês, conta-se como tendo ocorrido no ano 1 depois de Cristo. Por esta razão, o primeiro século, ou intervalo de 100 anos, da era cristã, terminou no dia 31 de Dezembro do ano 100 d. C., quando haviam decorrido os primeiros 100 anos após o início da era. O século II começou no dia 1 de Janeiro do ano 101 d. C. e assim sucessivamente. Consequentemente, o século XX começou no dia 1 de Janeiro do ano 1901 e termina no dia 31 de Dezembro do ano 2000.#

   SÓ DEUS SABE, EM QUE ANO ESTAMOS, DE FATO …