05.12 as Escrituras

05.12  SEGUNDO DOMINGO DE DEZEMBRO SE COMEMORA O DIA DA BÍBLIA
BÍBLIA  é o livro que contém as Escrituras_ a revelação de Deus aos homens.
A Bíblia foi escrita por muitos homens especialmente designados por Deus, através dos séculos…  mas há UM SÓ AUTOR_ o próprio DEUS!

A INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS :

Toda a Escritura ( o texto) é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (II Timóteo 3.16)  “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação” (II Pedro 1.20)
As escrituras  não é uma obra literária qualquer. Foi escrita por homens inspirados por Deus. Por isso ela é tão eficaz na vida das pessoas. O mesmo Espírito Santo que inspirou as pessoas a escrever também nos inspira na leitura revelando o sentido das palavras.
Você compreende as Escrituras?  Entende o texto ao ler a Bíblia (o livro)  quando lê?  Peça ao Autor da Bíblia, o Espírito Santo para te dar a interpretação na leitura!  
Ler o texto completo do artigo acessando:
        http://www.esbocosermao.com/2011/12/como-biblia-chegou-ate-nos.html  

1- Inicialmente  os fatos importantes eram transmitidos oralmente. Deus mandou Moisés ESCREVER ( Ex 17.14, 24.4 )   FOI O PRIMEIRO ESCRITOR DA BÍBLIA: escreveu os cinco primeiros livros chamados de  PENTATEUCO  ( ver no índice de sua Bíblia: Gên ,Êx, Lev ,Núm, Deut. 
2- Os livros  H
istóricos  contam a História do povo de Israel da conquista de Canaã até ao exílio: Josué´, Juízes Rute Samuel( 1 e2   )Reis  (1 e2) Crônicas( 1e2) Depois, a volta da Babilônia: Esdras ( Ester salva o povo de ser dizimado) Neemias reconstrói os muros  

 3 – Poéticos são cinco livros bem no meio da Bíblia: Jó Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares falam de relacionamentos pessoais com Deus. Colocados entre os históricos  que falam do que já passou) e os proféticos (que  o futuro, o porvir) parecem dizer: O PASSADO JÁ FOI, O FUTURO ESTÁ POR VIR, O QUE VALE É O SEU HOJE COM DEUS  

4 Proféticos  foram escritos por homens especialmente chamados por Deus para dar Seu recado a Israel : chamando de volta a Si e avisando de juízos caso não atendessem.

Esses livros , AO TODO SÃO 39, formam o VELHO TESTAMENTO: Originalmente escritos em hebraico foram traduzidos para a língua grega por setenta experts lingüisticos, daí se chamar SEPTUAGINTA ; era as Escrituras que Jesus lia ( Lc 4.17) O Novo Testamento  : Evangelhos( 4) Atos.Cartas de Paulo( 13) Hebreus, Cartas Gerais (7) e Apocalipse _ ao todo 27 livros, foi   escrito em grego.  Com a  instituição do catolicismos ligado ao império romano, as Escrituras foram traduzidas do grego para o latim . Com o tempo, o latim tornou-se uma lingua morta e só os padres aprendiam latim para ler a Bíblia.   O povo não tinha mais acceso às Escrituras. No tempo da Reforma de Lutero,  junto com a invenção da imprensa, o papel e  o uso dos códices romanos,  O PRIMEIRO LIVRO IMPRESSO NO FORMATO QUE HOJE  CONHECEMOS FOI A BÍBLIA DE GUTENBERG , TRADUZIDA EM ALEMÃO.A Bíblia voltou às mãos do povo e Deus pôde novamente falar diretamente a cada um através de Sua Palavra , sob a direção do Espírito Santo. .

CONCLUSÃO:   Jesus disse ‘quem crê em Mim  como diz a Escritura...( João 7.38)    Não é de qualquer jeito, nem do seu jeito,muito menos crer sobre o que dizem de Jesus por aí. PRECISA CRER COMO DIZ A ESCRITURA.  Por isso, precisamos ler a Bíblia para sermos  salvos. A ordem a jovens líderes é: “maneja bem a Palavrada Verdade” [2Timóteo 2.15]’ .a espada do Espírito que é a Palavra de Deus ( Ef 6.17)  para sermos vencedores. _ Leia a Bíblia, ela é a Palavra de Deus!-x-

[i] http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=59

[ii] http://pt.wikipedia.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_da_B%C3%ADblia