Dia 25:
“Irai-vos e não pequeis,
não deis lugar ao diabo” (Ef 4.26-27)
Eu me perguntei se é possível o cristão dar lugar ao diabo. Como isso se dá?Então, fui procurar na Palavra o que está escrito sobre isso; eis o que achei:
- Seja seu sim, SIM e não, NÃO;
- o que passa disso é procedência maligna” (Mt 5.37).
- “Casa” desocupada, varrida, adornada, Mt 12.44;
O que fora liberto, não teve o cuidado de receber Jesus em seu coração, para que o Espírito Santo viesse habitar nele (Ef 1.13).Nem cuidou em ocupar seu íntimo com a Palavra, desobedecendo à ordem “Enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).
- Mentira: o diabo é o pai da mentira (Jo 8.44).
- Não vos defraudeis um ao outro, para que Satanás não vos tente, 1Co 7.5.
Qualquer tipo de deslize na área sexual dá oportunidade a ataques do maligno.Jesus adverte: “Corta” (modo de falar)livre-se de qualquer coisa que lhe sirva de tropeço, Mt 5.29-30.
- Irar-se, mas não pecar. Resolver o caso no mesmo dia;não dar lugar ao diabo, Ef 4.26.
- Perdoar:“Tenho perdoado para que o diabo não leve vantagem sobre nós”(Ler2Co 2.10-11).
- Bispo:não neófito para que não caia na condenação do diabo, 1Tm 3.6,7. Convém, também, que ‘tenha bom testemunho dos de fora, para não cair em afronta e no laço do diabo’.
- Viúvas novas, moças sem marido: que se casem, Tm 4.14. Gerem filhos, governem a casa, não dêem ocasião ao adversário de maldizer!
Moças novas sejam prudentes, amar marido e filhos, moderadas, castas, sujeitas a seus maridos, a fim de que a Palavra não seja blasfemada, Tito 2.5.
- “Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós” (Tito 2.8).
- Endurecer o coração pelo engano do pecado, Hb 3.13.
- Amarga inveja e sentimento faccioso, Tiago 3.14.
- É terrena, animal e diabólica, aí há perturbação, e toda obra maligna.
- Soberba: não se humilhar ante Deus, não se sujeitar a Deus, nem uns aos outros, Tg 4.7, 1Pe 5.7.
- Homicida: quer “matar” alguém, fulminá-lo com o olhar, eliminá-lo de sua vida, livrar-se de alguém: > qualquer que aborrece seu irmão é homicida” (1Jo 3.15).
- Temor: “O que eu temia me veio, o que receava me aconteceu” (Jó 3.25).
- Justiça própria: “bem sabes que não sou ímpio ” (Jó10.7).
- Orgulho:“mensageiro de Satanás, para que não me exalte” (2Co 12.7).
- Antigamente, as portas das cidades eram de madeira; os inimigos lançavam dardos enormes, incendiados, para queimar as portas, abrindo um buraco para poderem invadir a cidade.
- Qualquer obra da carne é “porta” visada pelo inimigo que usa pessoas e circunstâncias para nos deixar “queimados” e, por aí, ter acesso às nossas vidas. Por isso, a advertência: “não deis lugar ao diabo” (Ef 4.27).
x