CRUZ 26: LIBERTA DO MEDO DA MORTE

13.03 CRUZ 29 , LIBERTA:  ‘visto que os filhos são pessoas de carne e sangue,
ele também participou dessa
condição humana, para que, por sua morte,
derrotasse aquele que tem o poder
da morte,
isto é, o diabo, e LIBERTASSE
OS que durante toda a vida estiveram escravizados pelo MEDO da morte.”
(Hebreus 2:14-15)

Vimos que a cruz liberta do medo da morte: o que a morte , existir separado de Deus, pode significar em termos   de sofrimento   desde agora e por toda a Eternidade . A cruz liberta da conseqüência do princípio’ morte’ que opera no mundo Porém o texto vai mais longe: fala de destruir o que tem., o que detém o poder da morte 😮 diabo.     Como Jesus o destruiu ? Não se submetendo às sua s sugestões, não agindo sob a influência de seus argumentos. Ou seja: não caiu na conversa do diabo por mais instigante que fossem suas tentativas. Notem que na tentação no deserto no início do ministério de Jesus bem como por ocasião da cruz o argumento era o mesmo: se tu és o Filho de Deus .O diabo bem sabia que Jesus, de fato, era Filho   de Deus mas instigava a Jesus a agir fora da submissão do Pai agindo por si mesmo. Tal é a essência da tentação,aliás das tentativas do diabo, E tal é o caminho para frustrar essas tentativas fazendo-o se afastar envergonhado. Não vamos dar o braço a torcer ao diabo, sabendo que Jesus em tudo tentado, sem pecado ,pode socorrer os que são tentados  ( Hb 2.18)
Na aparente derrota, grande humilhação e dor, a grande vitória : a cruz apregoa esse fato

Mensagem na íntegra     Ixts 03.18        

Esse é, para mim, um dos textos mais belos de toda Bíblia sobre vitória e sobre liberdade. Independentemente do conceito ou do entendimento porventura diferente que se possa ter, o personagem do diabo é biblicamente embasado e é mencionado neste texto como detentor do poder da morte, porém derrotado. Notemos que os que foram libertados (nós, os salvos por Jesus) estavam na condição de escravizados.   &&& O medo escraviza e, certamente, isso vale para todo ser humano. Mais do que isso, notemos uma nuance nesse texto que fala em “durante toda a vida”. Claramente, a liberdade que é dada por Jesus é para uma vida inteira, indepen-dente de um passado insosso ou terrível, amedrontado ou tranquilo – por toda a vida. Essa escravidão pelo medo teve fim naquela cruz, pois certamente Jesus experimentou esse medo na sua carne humana, e, por tê-lo vencido, nos deixou vitória por herança.   &&& Mas para mim certamente o mais profundo nisso tudo é que temos vitória sobre o diabo, como o texto tão claramente nos expõe. Isso não significa que somos mais poderosos do que ele, nem que ele cessará seus ataques, nem que com alguns ele ainda terá vantagem. Não significa sua aniquilação, não nos insenta de ter “encrenca” com ele, não nos coloca em posição de superioridade a ele. É mais simples e mais belo do que tudo isso. Significa que ele pode fazer o que quiser, vai perder do mesmo modo. Pode reclamar quem quiser, vai ter de libertar. Pode incomodar à vontade, está derrotado. Isso meu querido, me vale mais do que o restante todo junto.&&& Eu enfrento lutas diárias, tanto interiores como exteriores. Seja na minha alma, na minha carne ou no meu trabalho, sou bombardeado continuamente por um sistema que jaz no maligno. Mas só preciso aguentar e esperar pois entrei nesse jogo com o placar final definido. É como se, respeitadas as proporções, eu já comprasse o bilhete da loteria previamente sorteado sabendo que é, mas até o dia do sorteio me falte dinheiro para o básico. Respeitadas as proporções de uma ilustração retórica, a vitória de Jesus na cruz sobre o inimigo que detinha o poder da morte e me escravizava pelo medo, passou a ser algo que nada mais é do que uma questão de tempo e de paciência.&&&   Querido leitor, se sua vida está nas mãos de Cristo e com Ele crucificada naquela cruz, não há o que temer pois a escravidão do medo foi derrotada junto com seu algoz. Podemos viver uma vida que ainda que apresente dificuldades não termina em derrota. A eternidade vale mais do que o presente… Deus nos abençoe.

“Senhor, muito obrigado pela vitória sobre o diabo pois eu não poderia obtê-la nem sozinho nem me juntando com toda humanidade. Só o Senhor poderia me dar isso. Me ensina a ser grato a Ti.”

Mário Fernandez