Dia 26 –
Êxodo 12.33 : o sangue do Cordeiro imolado salva da morte: 1ª. Páscoa,
A situação estava ficando cada vez mais complicada: as pragas enviadas pelo Senhor confrontara os deuses egípcios, ficando patente a supremacia do Senhor. Faraó, irredutível, não deixava o povo ir.
P “Nossa luta…( Ef 6.12-18) ” o ser humano vive no contexto espiritual de embate entre as forças do bem e do mal, de Deus e do diabo. Aceite ou não, creia ou não, goste ou não.
Os princípios espirituais ( P) são tão inexoráveis quanto os princípios de Matemática, Física e Química. Convém conhecê-los para usá-los a nosso favor. Desconhecê-los é insensatez, pois eles existem e atuam.(ponto final!) Não tem conversa, nem mas…nem:- “Ah! Porque…” isso e aquilo.
São princípios espirituais que regem nosso sistema de existência.
Essa situação, na realidade, era um confronto entre o sistema satânico do mundo em que satanás oprime e escraviza as pessoas, e o Senhor que envia Seu servo para libertar Seu povo. É evidente que o mal não quer perder o domínio sobre os que o servem. Cada conversão, como o nascimento, é momento de crise: envolve pressão de todo lado, rompimento, e SAIR ! Antes, porém, se faz imprescindível a intervenção poderosa de Deus: a manifestação do juízo sobre o opressor
– e a salvação pelo sangue do Cordeiro.
Como na salvação, há o atuar de Deus e o agir do homem: era preciso crer e fazer o que o servo do Senhor dizia. Deus dá instruções detalhadas a Moisés, que as transmite fielmente ao povo, que obedece à risca. Assim foi, assim tem de ser sempre.
Toda a situação e intervenção do Senhor aponta para a cruz.
*Deus sempre fala de modo a se fazer entender (não é como alguns que falam difícil para mostrar saber)
* A humanidade, como um todo, ainda não havia desenvolvido o pensamento abstrato, o que irá acontecer só na época dos gregos. Como a crianças, Deus fala por meio de ilustrações e figuras: do concreto para o abstrato. Ainda hoje, tais fatos continuam ilustrando muito bem às nossas crianças e aos adultos (por que não?) a realidade de princípios espirituais imutáveis. Todo o ritual aponta para a cruz, mas o fato principal é: “vendo Eu o sangue, passarei por cima” ( Ex 12.13 ) Eis a tremenda mensagem do sangue!
*Explicações teológicas à parte, o fato é: só acolhidos sob o sangue do Cordeiro há livramento da morte * Qualquer um pode entender isso, e aceitar, ou não para si. Você já foi resgatado pelo sangue do Cordeiro? Ou você está divagando em teorias e filosofias, costumes religiosos e tantas outras coisas que não O SANGUE de JESUS ?
* Não adianta querer entender, não adianta querer explicar.
Ou se crê e se aceita, ou não. É questão de vida ou morte. -x-