Mansidão

Dia 20   MANSIDÃO   é não  ‘brigar’  com as circunstâncias e  humildade é não  ‘brigar’ com as pessoas: não querer dobrá-las à sua  maneira de ser ou fazer. Mansidão  nada tem a ver com  falta de personalidade, nem com passividade. Mansidão  é perfeita paz  ante as circunstâncias mais absurdas, dolorosas e hostis. Advém de plena confiança no caráter de Deus e profunda comunhão com Ele.   Tem a ver com domínio  próprio, que é FRUTO DO ESPÍRITO, Gl 5.22 

Mansidão é pleno controle da ira, quando afrontado ou feridos ,
> na plena certeza da Soberania e Justiça de Deus
Jesus_ ‘sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava,  mas entregava-se àquele que julga justamente’  1Pe 2.23
Tu conservarás em perfeita  paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti’ ( Is 26.3 )Por isso, parece incrível  mas mansidão   caracteriza  pessoas  fortes, INDESTRUTÍVEIS por não deixarem que dardos inflamados do maligno as tire de sua posição  em Cristo : por aceitarem a cruz ,   morrer com Cristo, experimentam a  glória da vida ressurreta

1 – JESUS  disse de Si: ‘sou manso e humilde de coração’    Mt 11.28-30
 1.1  – teve uma palavra branda a Judas, que O  entregava  lhe disse: Amigo, a que vieste? Nisto, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam’  Mt 26.50
 1.2 – Jesus, mesmo injustiçado e tratado fora das normas legais , mantinha a calma e atitude digna :   esbofeteado por um guarda, disse: Se falei mal, dá testemunho do mal; mas, se bem, por que me feres?  ‘ ,  Jo 18.23

1.3 – Jesus, mesmo sob dores atrozes, consegue ver além de si mesmo:
PAI, PERDOA-LHES…, Lc 23.34

2- MANSIDÃO É ATITUDE ANTE  AS CIRCUNSTÂNCIAS e PESSOAS HOSTIS:  reconhece  a Soberania de Deus em  tudo o que lhe acontece   & decorar os versículos  ajuda a focar em Deus  nos momentos difíceis. > NA PAZ, PREPARA AGUERRA ! colecione textos em cadeno com índioce alfabético

2.1 Jesus disse a Pilatos que O afrontava :
Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado …,Jo 19.11 
2.2  Foi atitude de Sara e de Davi  ao serem injustamente perseguidos :
‘julgue o Senhor  entre mim e ti’    Gn 16.5
         julgue o Senhor entre mim e ti mas a minha mão não será contra ti’  1 Samuel 24.12

2.3  Paulo ,preso por expulsar um demônio de jovem adivinhadora  que dava muito lucro aos que a exploravam, foi açoitado, lançado na cadeia e teve seus pés amarrados em um tronco. Mas Paulo e Silas cantavam hinos de louvor: isso é mansidão. Libertos por  grande livramento,   resultou na salvação do carcereiro e sua família. Atos 16. 23-24

3-MANSIDÃO­  precisa ser  APRENDIDA: APRENDEI DE MIM Mt 11.27-39 & só sabe ensinar quem sabe fazer bem_ não  adianta auto controle: precisa ir a Jesus, reconhecer sua natureza  indignada e pedir  que Ele lhe dê  a mansidão dEle  .
 Gabarito:    Aprendi a estar contente em toda e qualquer situação’  Fp 4.11
     Podemos orar:  ‘opera em mim o querer e o realizar’  a Tua vontade’  Fp 2.13

Xx