Temperamentos

Dia 22 TEMPERAMENTOS
Este estudo de temperamentos — é bom que se lembre — destina-se à auto-análise, e não se deixe tentar a analisar os outros, a não ser que seja para compreender melhor o jeito deles. Características básicas de cada tipo (geralmente, um é dominante mas com traços de outros)

1º Tipo: Expressivo: o sangüíneo exuberante: é cordial, eufórico, vigoroso, folgazão. Os sentimentos prevalecem sobre os pensamentos ponderados. Sua presença é estimulante, sua conversa exuberante e apaixonada. Os sangüíneos são bons vendedores, funcionários de hospitais, professores, conferencistas, atores, oradores
2º Tipo: Líder: o colérico intransigente:é vivaz, ardente, ativo, prático e voluntarioso. Em geral, é auto-suficiente e independente. Decidido,também decide pelos outros.Motivado, criativo,é chefe nato. Grandes generais e líderes mundiais foram coléricos. Pode ser um bom gerente, planejador, produtor, ditador ou até mesmo criminoso.
3º Tipo: Analítico – o melancólico _ Considerado, comumente, um temperamento hostil e sombrio, na verdade, é o mais rico dos temperamentos, pois é um tipo analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Introvertido, bom amigo, mas espera que o procurem. Confiável, cauteloso (meio desconfiado quando bajulado) Persistente. Tende a profissões que exijam sacrifício. Foi o temperamento de alguns homens de Deus: Moisés, Elias, apóstolo João.
4º Tipo: Amigável:o fleumático _ É o tipo calmo, frio e bem equilibrado. A vida para ele é algo severo e agradável com o qual não quer muito envolvimento. Jamais parece perturbar-se sob qualquer circunstância. Não explode em raiva ou riso porque tem as emoções sob controle. Ao fleumático não faltam amigos, porque ele gosta do convívio social e tem um humor mordaz, capaz de provocar gargalhadas sem dar um sorriso se quer. É organizado e tem ótima memória. Implica com os outros temperamentos. Simpático e de bom coração, ‘fica na dele’: evita se envolver. É um conciliador e pacificador inato
* * * Os quatro tipos de temperamento nos mostram o motivo pelo qual as pessoas são como são, sem contar as várias combinações dos quatro temperamentos básicos. Não se pode dizer que um deles é melhor, mas todos possuem forças e riquezas, assim como fraquezas e perigos. Li, não lembro onde:
>>  Nossos defeitos são a extensão de nossas qualidades.


➢ Outro detalhe muito interessante que li em ‘ Casamento: avaliar para crescer, Sergio e Magali Leoto  Foi um esquema de incompatibilidade, como segue: ANALÍTICO ! LÍDER . AMIGÁVEL ! EXPRESSIVO

OS TEMPERAMENTOS SE DÃO BEM COM OS ‘VIZINHOS’ MAS NÃO SUPORTAM O OPOSTO Então Amigável e Líder não se bicam, assim como: Analítico e Expressivo
➢ Talvez esse esqueminha possa ajudar a explicar algumas dificuldades de relacionamento. Se houver clima para expô-lo ao seu antagonista, poderá melhorar o relacionamento.
Saber o que irrita o outro pode ser um alerta para a pessoa se controlar,
➢ caso seja CRISTÃ e busque a PAZ.
➢ Por outro lado, em se tratando de pessoas malignas,
➢ Saber o que irrita o outro só fará saber como atormentar com mais eficácia.
➢ Como Deus diz: ‘até a criança de dá a conhecer por suas ações’, Prov 20.11
➢ As atitudes resultantes de tais informações revelação que tipo de pessoa você é. –x-
Cada pessoa é um conjunto de valores, costumes, educação, temperamento.
Por bom tempo fiquei intrigada com a ordem: ‘ sujeitai-vos uns aos outros’
Deus, que abomina a opressão (Hc 1.12-13) quer que eu aceite ser oprimida pelo meu irmão? COMO?
Até que ‘caiu a ficha’: sujeito-me ao aceitar o outro como ele é, sem querer que ele seja do jeito que eu acho que ele deva ser, geralmente, minha Xerox.

* Sujeitar-se …note que é voluntário; é decisão pessoal

É aceitar o outro como ele é, sem ser conivente com o pecado.
Uns aos outros… note que é mandamento recíproco. Aceitar e ser aceito.
Quanto ao pecado, a orientação de Deus é:
>> admoestar( Rm 15.14) e exortar uns aos outros,Hb 3.13

‘irmãos, tende muito cuidado, para que nenhum de vós mantenha um coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. 13Pelo contrário, exortai-vos mutuamente todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de maneira que nenhum de vós seja embrutecido pelo engano do pecado’ Hb 3.12-13.

> A atitude ao admoestar é mostrar o padrão das Escrituras, sem criticar nem acusar. A pessoa decide o que quer fazer.
> Orar pela pessoa e com a pessoa:
ajudar a vencer a dificuldade; é juntar forças contra o inimigo.-x-