Criança pequena

09 .10   criança pequena( 7 )   a Mãe educa!   se não  educar, DESEDUCA : ensina o errado e a criança sofre pelo resto da vida ( se não por toda a Eternidade) por causa de condicionamentos perniciosos( inconveniente, mau hábitos)  adquiridos na primeira infância ,
>  os PRIMEIROS condicionamentos são responsabilidade da MÂE :
DICAS PARA  BEM EDUCAR .

                   TODA CRIANÇA PRECISA DE TRATAMENTO ESPECIAL.
Precisa que a ensinem a aprender …Mães precisam aprender a ensinar

 

Vi um site sobre autismo / autistas www.inspiradospeloautismo.com.br  

                                                       importante incluir o irmão ‘normal’

Li uns artigos …que me lembraram as aulas do Normal:

 

Na realidade, o que crianças com necessidades especiais precisam,
é o que TODA criança precisa para ser bem educada e bem formada psicologicamente .

Eles dão princípios BÁSICOS de COMO EDUCAR – que eu vi na   escola normal…

           Crianças ‘ normais’ crescem e aprendem sozinhas, mal e mal,
         pelo modo como vêem os pais fazerem ou é a vida ao seu redor

Crianças ‘especiais’ precisam que   ENSINEM   a APRENDER mas os métodos são os mesmos de qualquer aprendizado: até cachorro e macaco aprendem
Chimpanzés, aprendem mais rápido do que crianças de até dois anos, ou até quando comecem a falar !  

   Toda educação e aprendizado, tem base em REFLEXOS CONDICIONADOS  

A criança entra com o material: barro ou ferro, mas depende do artesão dar lhe a forma desejada e             é preciso buscar os métodos adequados para obter essa forma


Deixar por isso mesmo
, é   ENSINAR que eles não precisam aprender NADA
 a cabeça da criança é o que vale para resolver os problemas da vida:

                                 cria pessoas turronas, rebeldes, avessas ao aprendizado  

A Bíblia diz   a criança [entregue] a si mesma envergonha a sua mãe. Pv 29.15
                                         A vara e a repreensão dão sabedoria

‘VARA’ fala de criar condicionamentos aprovação/ reprovação: castigo físico em último caso: aliás, vara é reguladora pois QUEBRA se usada com muita força

 

O QUE ENSINAR ?  conforme a necessidade IMEDIATA

*Não adianta ensinar palavras compridas ou inglês,a criança precisa prender coisas básicas que lhes formem o caráter, o modo como vão lidar com as circunstâncias da vida ; Ex

 

 1-   Não correr para longe dos pais ( é medida de segurança)
       precisa aprender a ficar perto dos pais, ( subliminarmente, de Deus )

     > Na adolescência também irá querer trilhar seus caminhos longe dos pais…
     foi condicionado a Achar lindo, Pensa que é divertido ! ( mas é inconseqüente!)
2-  Não gritar, não falar alto ( A SE FOR CONDICIONADO QUE PRECISA GRITAR PARA OBTER AS COISAS, VAI PASSAR A VIDA TODA ‘ GRITANDO’ COM AS PESSOAS _ vai se tornar uma pessoa agressiva e desagradável, que o fará ‘ gritar’ mais ainda e poderá ficar uma pessoa revoltada:
           – pois ninguém gosta de ser ‘obrigado a fazer as coisas no grito’

     E, no mínimo, pessoa inconveniente como os do cortiço em frente de casa,
                   – que não estão nem aí para o direito dos   outros…

3- Não chorar à toa _ cria um condicionamento psicológico de que CHORAR: PASSA A MENSAGEM: veja como eu estou sofrendo, veja como você é má   por me fazer sofrer.Torna-se   adulto >  depressivo, que culpa os outros, ou usa de chantagem
                                                       emocional para conseguir o que quer

 

4- JÁ VEM … ( criança pequena precisa BRICAR DE ESCONDER …
                             começa com ele sentado no cadeirão e põe um pano à frente

   O nenê APRENDE que não a VÊ (pensa que sumiu) mas chama-o pelo nome:
   mas sua voz chamando o nome dele dá a segurança que   ele precisa para não temer                
                 uh ! uh ! Fulano, ACHOU !!! Depois fala : Mamãe já vem

( é método de associação um passo além… e assim vai até condicionar o JÁ VEM à segurança que a brincadeira inicial deu à criança e ela sabe que mesmo sem ver você, você está aí e vai   aparecer de novo   )
depois progride para ‘Tchau !’ ( e evita uma choradeira cada vez que alguém sai )  

         A questão não é o choro em si, mas o modo como reage à situação

Cada vez que age mal reforça um comportamento negativo, ruim para a própria criança                

 

Trata-se de conceitos inconscientes que são trabalhados a cada situação, caso contrário,

– fica pessoa   ‘grudenta’ que requer a atenção toda para si, não suporta ser deixada só ;
depende dos outros , da presença física, e precisa estar sempre rodeada de pessoas,
                                                                   >   para se sentir bem, segura, aceita, feliz …

5- O RELÓGIO_ dá noção de tempo, que ‘vai chegar a hora’, vai chegar o momento, a vez de …

   é como por linhas numa folha de papel e branco: dá segurança à criança, aprende o que vai acontecer só de olhar no relógio ( mesmo que não saiba as horas) Dá segurança, fica uma pessoa que sabe esperar sua vez, que não precisa   ter tudo na hora que quer ( com medo de ficar sem…)

       Passar   um tempo significativo com a criança:,mostrando no relógio que é o momento DELA:   brincar com ela, DEIXAR QUE DIRIJA A BRINCADEIRA,  
                                CONVERSAR COM ELA de modo inteligente, no nível dela

* Ensina o conceito de DEPOIS …
e a criança não se sente abandonada quando os pais conversam entre si ou tem visitas.

Não fica um adulto chato que precisa ser o centro das atenções o tempo todo

 

MAIS IMPORTANTE : A CABEÇA DA MÃE:
1- DEFINIR QUE ENSINO É PRIORIDADE e AS PRIORIDADES DO ENSINO

1.1 quando Deus confiou os filhos aos pais, deu capacidade latente para cuidar deles

1.2   MÃES precisam ser ensináveis e não ter preguiça de aprender a ensinar os filhos

       Acontece que as mães querem que os filhos aprendam mas não querem se dar o trabalho de aprender a lidar adequadamente com os filhos :
                  Não espere do outro o que você não está disposto a fazer !

1.3  Não jogue para o outro o que é sua responsabilidade :
         há mães que esperam o pai chegar do serviço para que disciplinem os filhos

ERRADO ! a criança já esqueceu o que fez de’ errado’ 😮 comportamento inadequado

           Mães ficam com a criança o dia todo e compete a elas educar os filhos pequenos

           Deixa o pai descansar quando volta para casa do serviço,
                               ter relacionamento prazeroso com os filhos

                               J se chega em casa só para corrigir os filhos e se aborrecer com eles

                                           POR QUE VOLTAR PARA CASA ????
          Cada um tem sua função: que a cumpre dignamente

Gente ao seu redor são ferramentas de Deus para moldar você do jeito que Ele quer :     Qual o seu problema nessa situação?  Leve-a ao Senhor ! Isaías 48.17

O Senhor   ‘ensina o que é útil e guia no caminho que deve andar‘ mas não obriga!

                   Você precisa decidir seguir a orientação de Deus :   isso é obedecer

J Basicamente,  EDUCAR É ENSINAR A  OBEDECER

                                                  é ensinar que é melhor decidir seguir as regras

 2- TRATE PRIMEIRO DE SUA ATITUDE

      POR QUE …? dá a chave da dificuldade. Ez 36.26
Deus quer tirar o ruim e por o bom : você precisa querer e deixar Ele fazer a obra!

3- BUSCAR do   Senhor o modo como fazer: requer humildade + dependência de Deus  

                                         orar cada dia o ‘Pai nosso…’ pensando em cada frase!

 

COMO  SE EDUCA  ?

1- não trabalhar em muitos conceitos ao mesmo tempo.estabelecer prioridades

 

2- MOSTRAR _   REPETIR, REPETIR, REPETIR _ VERIFICAR
                             se não aprendeu :
REFORÇAR _ mostra, de novo, o mesmo conceito mas de modo diferente
     VERIFICAR _  se aprendeu,   passar para outra lição.

Às vezes, havendo resistência ou dificuldade, passar para outra ‘lição’ e depois voltar na que deixou para trás.         Deus faz assim com a gente

 

3- ATITUDE : calma, firme : OLHAR NOS OLHOS, NA ALTURA DA CRIANÇA( por no cadeirão, sentada na pia , na mesa _ e ao adulto sentado na cadeira…)
   Falar baixo, não estimular demais

O cérebro precisa de silêncio e de tempo _ para processar as informações recebidas !

Daí o prejuízo da TV são muitas informações e cores e barulho, ao mesmo tempo, no cérebro da criança : ela fica quieta por estar sobrecarregada de informações que não consegue digerir tão rapidamente.

PERIGOS
1-
 ficar pessoa que precisa ser muito estimulada exteriormente, para fazer as coisas:

     pode acarretar dificuldades na escola : sala de aula não é páreo para a telinha da TV
2- Não consegue fazer coisas sozinha, por si mesma: precisa sempre de alguém puxando motivando incentivando_ e se essa pessoa motivadora for uma pessoa do MAL ?
   Condicionada a não pensar/ decidir pelo bem por si mesma, fica à mercê do mal
                         –  e os pais não estão sempre por perto !