20.12 PARA SABER TUDO BEM DIREITINHO COMO FUNCIONAM as estações do ano
‘Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos…’ Sl 19.1
Queiramos ou não, somos lembrados de pertencer a algo maior do que nossa Humanidade. O Universo ‘manda’ na roupa que vestirmos, dita as estações da agricultura e até revela nossa idade. Convém saber como isso ocorre ,.
O Verão iniciará às …………. do dia 21 de dezembro de 2018 , no Hemisfério Sul. extr http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/
Dados referentes ao fuso de Brasília (UTC – 3). Acrescente 1 hora durante o horário de verão. Em Portugal acrescente 3 horas e inverta o nome das estações (outono por primavera, verão por inverno etc). |
Solstício: Época em que o Sol, tendo-se afastado o mais possível do equador, parece deter-se e estacionar durante alguns dias, antes de voltar a aproximar-se de novo do equador.
Equinócio: Cada uma das duas épocas em que o Sol passa pelo equador, fazendo os dias iguais às noites em todos os países do mundo. 2 Cada um dos dois pontos onde, duas vezes por ano, se dá esta passagem: Equinócios da primavera e do outono.
extr: Volte sempre: http://www.portalescolar.net/2011/10/inicio-do-veao-2011-22-de-dezembro.html#ixzz1gY5yrSn8
OS CÉUS PROCLAMAM A GLÓRIA DE DEUS
* E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu,
– para fazerem separação entre o dia e a noite ( obs: Deus criou o TEMPO na Terra)
– sejam eles para sinais … ( Obs do site : DE ORIENTAÇÃO )
– para estações, ( assunto do artigo abaixo)
– para dias e anos ( obs do site: Deus criou o CALENDARIO)
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi..16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas..17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra.18 para governar o dia e a noite, para fazer separação entre a luz e as trevas.
– E viu Deus que isso era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.’ Gn 1.14- 19
DUAS OBSERVAÇÕS IMPORTANTES :
1- o TEMPO, como o conhecemos, só existe na TERRA:
Os astronautas viajam FORA do Tempo…
– o TEMPO aparece só no QUARTO DIA : Gn 1.14-15
Antes, pode-se considerar DIAS como ERAS !
2- As Escrituras dizem muito em pouquíssimas palavras : no artigo abaixo, veja como um versículo encerra quantidade enorme de informação que precisou MUITO estudo e
pesquisa de alguns estudiosos para poder nos explicar . Precisamos ser pessoas que buscam CONHECIMENTO GERAL , também uma forma de conhecer a Jesus,
‘ em Quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência’ Cl 2.3corr
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
INÍCIO DO VERÃO DE 2010
OS GLOBOS TERRESTRES QUE ESTÃO À VENDA NAS PAPELARIAS não estão inclinados à-toa. De fato, a Terra percorre sua órbita em torno do Sol inclinada cerca de 23° e disso resulta o fenômeno das estações. É por causa dessa inclinação que, durante um ano, uma dada região da Terra não recebe a mesma quantidade de irradiação solar. Isso interfere sensivelmente no clima do planeta e dá origem as estações.
O início de cada estação é definido por dois fenômenos astronômicos: o solstício (para o verão e o inverno) e o equinócio (para a primavera e o outono). Solstício vem do latim solstitium, e significa parada do Sol. Equinócio vem das palavras latinas aequus, igual, e nox, noite, ou seja, duração do dia igual a noite.
Para entender como acontecem as estações imagine que você está no campo, longe da cidade, e todos os dias você observa o Sol se pôr no horizonte. A primeira coisa que percebe é que o Sol não está se pondo exatamente no Oeste, mas um pouco ao lado. A cada dia você constata que o pôr-do-sol se dá num local diferente e decide fazer uma marcação na cerca da propriedade. Você não muda o seu ponto de observação, apenas faz marcas que coincidam com o local em que ocorre o pôr-do-sol.
Após um ano, você percebe que o Sol fez um Essas também foram as únicas ocasiões em que o dia e a noite tiveram a mesma duração (12 horas cada um). Você identificou os equinócios. Há também dois pontos extremos, em que o Sol atinge o seu maior afastamento do Oeste. Foram os dias em que tiveram início o verão e o inverno. No dia em que começou o verão o Sol estava mais ao Sul, e este foi também o dia mais longo do ano. Quando o inverno começou o Sol estava mais para o Norte e a noite foi a mais longa de todo o ano. São os solstícios, quando o Sol parece ter parado no horizonte. Se a experiência tivesse sido feita no hemisfério Norte, a única diferença é que com o Sol mais ao Sul seria o solstício do inverno, e não do verão. A mesma inversão ocorreria entre primavera e outono. A rigor, solstícios assinalam a ocasião em que a declinação solar é máxima e isso corresponde ao “meio” da estação, não o seu início. Raciocínio semelhante também se aplica aos equinócios. Porém, e apenas por convenção, há muito tempo utilizamos esses pontos da trajetória aparente do Sol (que são muito fáceis de identificar) para assinalar o início das estações do ano. para ver o artigo todo, com esquemas ilustrativos, acessar : |