09 de janeiro de 1822
|
|
SE É PARA O BEM DE TODOS… Claro que o ‘partido brasileiro’ fez o possível e o impossível para que d. Pedro não fosse embora # Ele havia ficado no Brasil na qualidade de príncipe regente, pois a família real portuguêsa voltara para Portugal devido mudanças políticas…
Em poucos dias, recolheu 8 mil assinaturas implorando a d. Pedro que ficasse. Ele deve ter se sentido nas nuvens e disse a famosa frase: ‘Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.’ Por isso esse dia é conhecido como ‘Dia do Fico’: dia 9 de janeiro de 1822.
A partir daí,
d. Pedro ‘pulou de cima do muro’ e se posicionou a favor da ruptura com Portugal. O processo para a independência começou a rodar em altíssima velocidade. Os portugueses que se revoltaram aqui no Brasil contra a decisão foram reprimidos. D. Pedro também determinou que nenhum decreto que as Cortes inventassem lá em Portugal teria sentido aqui, a não ser que ele próprio o assinasse com um ‘Cumpra-se’.
Portugal ficou furioso e mandou tropas para cá, que o imperador logo tratou de despachar de volta. Além disso, d. Pedro formou um novo ministério, que tinha brasileiros e portugueses, mas a chefia era de um brasileiro: José Bonifácio de Andrada e Silva. E tratou de convocar uma Assembléia Constituinte, para elaborar uma Constituição para o Brasil _ que só foi se reunir um ano depois.
Mas os ventos da independência já estavam soprando…
E iam acabar no ainda mais famoso Grito do Ipiranga!
quando,seis meses depois, d Pedro proclamou a independência do Brasil #
Qual lição vem ‘embutida’ nesse fato histórico ?
A NECESSIDADE PREMENTE DE TOMAR POSIÇÃO, SAIR ‘DO MURO’
.
SEM A QUAL É IMPOSSIÍVEL DAR O PASSO SEGUINTE :
.
– ROMPER COM A TIRANIA QUE SUBJUGA
ilustração interessante: argüido sobre o motivo de ninguém do mundo insistir para que alguém ‘saia do muro’, ou qual o motivo de quem estar no muro não ser perseguido como cristão, o diabo respondeu :
– PORQUE O MURO É MEU … |
Uns anjos que ‘ficaram no muro’ quando o querubim majestoso se rebelou contra Deus, Is 14.12-14 Ez 28.14-15 > Judas 1. 6
foram lançados em prisões celestiais aguardando o juízo final.
Daniel ‘assentou no seu coração não se contaminar …’ Dn 1.8
70 anos depois, ainda fiel,era irrepreensível aos olhos de Deus e dos homens
e Deus o honrou, glorificando Seu nome, livrando-o na cova dos leões |