Cada dia, 14.01

14 / 01   Ler Salmos 10 – 12  
               introdução ao  livro de Tessalonicenses

uma folguinha para por a leitura e anotações em dia

* não se preocupe em entender tudo o que lê…
– apenas anote as siglas à margem e copie na agenda o que lhe chamou a atenção.

14.01  Introdução à carta aos T e s s a l o n i c e n s e s

Tessalônica, *ainda hoje cidade portuária, próspera, chamada Saloniki.

Por lá passava estrada militar construída pelos Romanos, principal acesso ao oriente, o que a tornou pólo comercial muito importante.

Paulo passou por lá em sua segunda viagem missionária. Parece que permaneceu apenas três

semanas mas foi o suficiente para deixar ali igreja bem estabelecida pois é dito que alvoroçaram a cidade e que : “numerosa multidão de gregos e mulheres distintas creram” At 17.2-6

Expulso de Tessalônica, foi para Beréia, próxima, como Santos, mas teve de fugir de lá também, deixando Timóteo e Silas At 17.13-15

Interessante:   os bereanos: “eram mais nobres do que os de Tesalônica pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim ” Muitos creram”e “bom números de mulheres distintas”- At 17.11-12

Que precioso exemplo para nós, tão acostumados, tão cheios da Palavra que não mais temos avidez pelo que Deus tem a nos dizer! At 17.11

Quando Paulo encontrou Timóteo, ficou sabendo que os cristãos de Tessalônica estavam sofren

sofrendo grande perseguição.Desde o início, maus elementos haviam sido contratados pelos judeus para feri-los, 17.5. Alguns havia morrido e a igreja queria saber como ficava a situação destes em relação à volta do Senhor, que pensavam ser iminente.

Outro precioso exemplo para nós: tão comodamente aceitos pela sociedade. Achamos difícil ser cristão por causa da lei fiscal. Alguns, ficam de olhar comprido para certas atrações mundanas e ,de cara comprida, dizem: “Cristão não pode!” Há os que se acham “mártires” por terem aberto mão de algumas coisas. Jovens, desviam-se _atraídos por coisas vãs, abalados pela opinião dos colegas ou para serem aceitos pelo grupo.

Esses recém convertidos estavam sendo seriamente perseguidos por terem crido em Jesus e

permaneciam fiéis, de modo que se tornaram modelo para os cristãos da Macedônia, Acaia, e muitos outros lugares.( na cidade havia muito movimento de gente de fora)   1Ts 1.8       E nós ?

Confesso ficar envergonhada com minha atitude“abnegada”pelo preço de ser cristã.

Que ninharias nos têm feito sofrer por amor a Cristo?