Acerta o passo

Dia 05   De acordo? Para andar junto, de braços dados, precisa acertar o passo. Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? ‘ (Amós 3:3) * Deus pergunta ao povo para fazê-los refletir no fato de que desviar-se das diretrizes da Palavra é não estar de acordo com Deus.    Pecado   quebra a comunhão com Deus:  vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça’ , Isaías 59.2 _ O que fazer quando pecamos?

Confessar pecado é acertar o passo com Deus. Pecado é um fato constante na vida do ser humano, salvo ou não. Cristão é , APENAS, um pecador salvo pela graça. A natureza decaída,que a Bíblia chama de ‘carne’,  não é necessariamente só coisas ruins, mas tudo o que uma pessoa faz ‘na carne’ não pode agradar a Deus ( Rom. 8.8) _ ‘à Tua vista não se acha justo nenhum vivente’  (Salmo 143.2) O salmista viveu esta realidade e, NOS SALMOS PENITENCIAIS, escreve como lidar com o pecado diante de Deus:   SALMO 6, 37, 38, 51, 143_ e ainda os Salmos   25 e 32.   por Ralph Walker

Extr    https://www.estudosdabiblia.net/salmos_2.htm
Ao ler  os escritos no diário de Davi, que descrevem suas lutas com o pecado, descobri duas coisas. Primeiro, senti uma atitude diante do pecado que não me é familiar. Segundo, vi um padrão de pensamento emergir dos vários textos (Salmos 6, 37, 38, 51, 143).

A atitude de Davi diante do pecado
Ironicamente, é como pecador que vejo claramente Davi como um ‘homem segundo o próprio coração de Deus.’  Se o coração de Deus é a pura santidade, então essa mesma santidade dirige Davi.  Quando, em sua iniqüidade, a repugnância de Davi ao que ele se tornou salta aos olhos.  Nem desculpas, nem justificativas, nem incriminações; só um absoluto esmagamento pela tristeza e a culpa.  Davi sabe que sua rebelião afastou-o de Deus. Ele admite que está perecendo e não pode fazer nada pessoalmente para reverter seu perigo.  Não fale a Davi sobre uma ‘pequena impiedade’; este conceito lhe é estranho, como o é a seu Deus!  Se um verdadeiro entendimento de santidade e pecado define o coração divino, vejo Davi repousando nos aposentos interiores do coração de Deus.

O padrão da penitência
Ainda que todos os passos que eu discuto aqui não sejam encontrados em cada salmo examinado, vejo repetição suficiente para chamar a isto um padrão.

Confissão. …que significa ‘falar a mesma coisa‘. Ao confessar o pecado, dizemos sobre ele a mesma coisa que Deus diz dele. Davi é enfático em suas confissões: seu pecado é sua morte. Ele se refere a debilitar-se fisicamente, a ausência de paz de espírito, a proliferação dos inimigos externos, o isolamento total da presença de Deus.  Ele não tem ilusão de que Deus possa talvez ter deixado de ver sua desobediência, ou que ele possa utilizar um padrão de julgamento sem rigor e aprove-o mesmo assim.  Ele decepcionou ao Senhor e está arrasado por isso.   Quando releio a descrição de seu pecado, por Davi, dou-me conta que realmente não conheço esta profundidade de sentimento.  Não me recordo de ser tão esmagado em espírito como foi Davi, quando ele pecou. Não posso desculpar isso baseado em que não fiz nada para merecer um esmagamento semelhante.  Pecado é pecado, e meus pecados são tão mortais para minha alma como os dele foram para ele.  Ah, se eu pudesse ver o pecado como Davi e Deus o vê!  Se Deus me ajudar, verei.

xx