Esquema da queda

13 de fevereiro de 2018     3a feira de carnaval   > NO SITE ‘ ‘perolaspreciosas.com.br , ver em  Novidades  artigos sobre o Carnaval.

A Queda seguiu um esquema básico que se repete com maior ou menor intensidade todas as vezes que pecamos. Fique esperto.o esquema básico que leva as pessoas a pecar. E A GENTE AINDA CAI. 

1- O que dá brecha ao diabo: sentimentos de inferioridade ou descontentamento.  Li num livro que, o fato de ter sido criada para o homem (Gn 2.21-22) gerou na   mulher um sentimento de inferioridade e um desejo de se mostrar superior ao homem a fim de mostrar   seu valor intrínseco: que ela vale por si mesma ( não é essa a base do movimento feminista?)

2- O querubim caído que veio a ser o diabo,aproveita a brecha:  não conseguindo tomar o lugar de Deus no céu, aproveitou a brecha desse sentimento de inferioridade e desejo de ser considerada superior para se aproximar da mulher a fim de   tomar o lugar de Deus no coração   de Suas criaturas e transtornar a   Criação

3- As duas árvores eram a chance de opção. Na ordem dada por Deus, ‘ da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, ‘NÃO COMA,pois no dia em que comer certamente morrerás’  ( Gn 2.17) sendo que o conceito de morte é SEPARAÇÃO. Então, fica assim: ‘no dia em que dele comeres, vai se separar de mim’ _  O que estava em jogo não era comer ou não comer, mas a quem dariam ouvidos e a quem obedeceriam.

4- A fases da Queda:  sempre o diabo s chega à pessoa em disfarce atraente
4.1   semeia a dúvida   /  4.2 fala parecido com Deus /  4.3 mistura verdade com mentira / 4.4 engana (mente) / 4.5 denigre o caráter

   4.6  projeta na mente da pessoa os desejos  ele /  4.7 omite as péssimas consequências  que afastam de Deus.

Agindo pelo que se via, sob a influência dos argumentos do diabo incorporado na ‘serpente’   e contrariando a orientação de Deus de não comer da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. … Eva comeu, deu a Adão e ambos passaram a existir separados de Deus: perderam a glória de Deus que os vestia e se viram nus. Romanos 3. 23 corr

5- Reações depois de pecar: medo, culpa,remoroso,  juntam-se  para se esconder de Deus,  justificativas, acusações, Na vã tentativa  de reparar o mal feito, Adão e Eva se uniram, se esconderam de Deus e, quando chamados à responsabilidade, cada um se esquivou_ culpando o outro.
# Acontece o mesmo conosco: ao se sentir inferiorizada por n motivos… a pessoa fica aberta às mentirosas sugestões do diabo _ que usa pessoas próximas e recursos do mundo _ para leva-la a agir contrário à orientação de Deus, na Palavra .Deus deixou as Escrituras para que cada um possa se avaliar e se aprumar de acordo com a retidão da justiça e santidade de Deus trazendo toda sua personalidade de volta ao equilíbrio.

 Então:
1- sentir-se inferior
, sem valor próprio, abre brecha às sugestões mentirosas do diabo
2- que usa pessoas próximas ( desde a mais tenra idade, os pais, familiares, amigos, etc) ou
3- situações: classe social, características físicas, doenças, infortúnios, maldade dos outros etc.

PARA levar a pessoa a agir em rebeldia , contrário à diretriz da Palavra, oscilando entre a
a)   interiorização da culpa : aceita não valer nada, ser tudo de ruim, ser incapaz.Caracteriza  uma pessoa introvertida, cheia de reservas, tímida e por aí vai… Essa pessoa se fechou em uma armadura que a distancia das pessoas para se proteger 
A pessoa se esconde, como o casal se escondeu de Deus

b) rejeição da culpa: por outro lado, há os que nunca têm culpa de nada, sempre os outros é que…fizeram isso e aquilo.Caracteriza pessoa agressiva, pronta a rebater qualquer coisa que pense poder   feri-la.   Essa, parece andar com saco de pedras à mão para jogar em quem atravessar seu caminho .   A pessoa se defende acusando o outro, como o fizeram Adão à Eva e esta à serpente.

 QUE TIPO DE PESSOA VOCÊ É?
   Na realidade, mesmo que haja uma tendência predominante, a nossa personalidade decaída oscila entre uma e outra reação: ora volta-se contra si mesma(introvertido)  ora volta-se para fora de si mesma (extrovertido) com foco nos  outros  No EXTREMO  da tendência introvertida está o suicídio. No extremo da tendência extrovertida está o homicídio. Aprumarmos nossas tendências à Palavra traz-nos a um ponto de equilíbrio e, pela Palavra podemos discernir as reações exageradas como ‘o pezinho do diabo’ pondo sal na ferida. Então, podemos declarar a Palavra e crer que a situação está sendo posta sob o controle de Deus, sob a vitória da cruz.