QUARESMA: o que é?

   4a  feira de cinzas é o PRIMEIRO DIA da  QUARESMA  QUE VAI até  o domingo de Ramos que comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém_ dando início  à semana Santa: a última semana de Jesus antes de Sua crucificação .

Carnaval é palavra que significa: ‘adeus à carne’associada à abstinência de carne em um período 40 dias antes da Semana Santa, destinados a contrição, oração e jejum indicado pela igreja católica. Mas, há outros motivos por trás da versão oficial            Desde o início do cristianismo os cristãos foram perseguidos.

Em 313 AD,  o imperador romano Constantino  aboliu a perseguição ao cristianismo
Em 390 AD,  o imperador Teodósio decretou o CATOLICISMO ( igreja universal ; ver Concílio  de Nicéia, em 325AD ) religião oficial do império por motivos políticos: viram na religião um meio de manter a o  poderio mundial, como de fato ocorreu.  
        Os pagãos se convertiam à religião imposta: o catolicismo , sem a devida conversão a Jesus o que levou à associação de inúmeras festas pagãs ao calendário católico. A Quaresma é um período de 40 dias dedicados à contrição, oração e jejum em preparo à comemoração da Semana Santa   que lembra o sacrifício de Jesus , morrendo na cruz por nossos pecados.  

       O carnaval é transposição de festas pagãs ocorrida na semana anterior à Quaresma, dedicada a todo tipo de libertinagem e devassidão da carne’, agora no sentido bíblico, significando dar vasão a todos os instintos carnais, sem nenhuma restrição.
Pode-se considerar uma atitude muito cínica , como dizendo: – ‘Vamos nos esbaldar pois tudo já foi resolvido por Jesus( Ele morreu pelos meus pecados) porque, depois, vamos ter de nos privar desses prazeres carnais’.    

     Essa atitude foi devido à falta de compreensão do verdadeiro significado da conversão a Jesus, em vez da aceitação de um sistema religioso imposto pelo governo.  Jesus disse: necessário vos é nascer de Deus, pelo Espírito ( João 3.3,5.7). Depois da páscoa, vamos  mostrar o que significam tais palavras. Mas, nestes 40 dias que antecedem à Semana Santa,vamos considerar muitas  facetas do significado da cruz  que tornou  possível  o nascer de Deus.  Que seja um tempo de descobertas, reflexão contrita  e ADORAÇÃO. -X-