oc 03 início do OUTONO

21.03   Início do outono :Deus inventou o CALENDÁRIO, o homem apenas o pôs no papel
Saiba COMO cada dia nos lembra que somos parte do Universo

Início do Outono

 Astro·Física ✧˖@AstroFisicaorg

Hoje começa o Equinócio de Outono. Nesse período, os raios solares estão com maior incidência nas regiões próximas a linha do Equador, fazendo com que o dia/noite tenham o mesmo período de tempo (aprox 12 h/cada) No Brasil o Equinócio de Outono de 2021 vai acontecer hoje (20.03) 

 

‘Os céus proclamam a glória de Deus
e o firmamento anuncia a obra das suas mãos…’ Sl 19.1
Deus inventou o CALENDÁRIO, o homem apenas o pôs no papel
Saiba COMO cada dia nos lembra que somos parte do Universo.
POR QUE MUDAM AS ESTAÇÕES DO ANO  ? ( explica-se no fim da reflexão  espiritual )

1 NO princípio criou Deus os céus e a terra.   Gn 1.1   João 1.1-3
Jesus estava no princípio com Deus, era Deus e sem Ele, nada do que foi feito se fez
JESUS_ sendo o resplendor da sua glória de Deus , e a expressa imagem da sua pessoa de Desu , e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,   Hb 1.3
( POR ISSO tudo está solto no espaço, se move e nada sai do seu devido lugar 😮 Universo é IMENSO complexo magnético calculado em milésimos de força de atração e repulsâo)

> havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados,
     (  mostra Jesus na Sua vinda como Salvador)
> assentou-se à destra da majestade nas alturas;  Hb 1.3
( mostra Jesus VIVENDO para interceder por nós, Hb 7.25 enquanto
aguarda o tempo de sua vinda gloriosa  NAS NUVENS, no arrebatamento 1Ts 4.16-17
e depois Sua vinda para juízo das Nações a fim de implantar o Milênio, Ap 19.11 e cap 20
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Ter visão do todo nos faz compreender melhor as partes: faz com que nos localizemos no plano geral de Deus, faz ver de onde viemso e para onde vamos.Esta vida é efêmera  como uma flor
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
no quarto dia da Criação que na verdade foi da
>  RESTAURAÇAO DA TERRA ABALADA PELA QUEDA DO QUERUBIM REBELDE…
NO QUARTO DIA DA CRIAÇÃO, DEUS  CRIOU OS LUMINARES
14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus,
> PARA haver separação entre o dia e a noite;…para SINAIS ( antes da búsola a orientação dos navegantes  se fazia assim: mão direita à nascecente ( leste)  e a esquerda ao poente( oeste) , à frente é o Norte e atrás é o sul  )
PARA  tempos determinados :  estações do ano que determinam o tempo de semear/colher,
PARA  dias e anos :  olha o calendário aí: as fases da  lua determinam  os meses
o ciclo das estações  determina  o ANO 

…15 …18…e viu Deus que era bom.19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
em Jesus ‘ estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência‘    Cl 2.3 Pelas obras da Criação pode-se conhecer melhor o nosso Deus
A ciência não nega a existência de Deus:
A ciência apenas mostra o que se pode VER de Deus.

Sobre mudança das estações:
>  lembra que a Terra faz parte do Sistema solar e do Universo

CARACTERÍSTICAS GERAIS
O Outono é
uma estação de transição entre o verão e inverno,  verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior freqüência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul.     extr

http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/

Interessante:  Em 2028 teremos a primeira ocorrência em 19 de março.
  O início do outono retornará ao dia 21 de março somente no ano 2103!

O equinócio de outono para o hemisfério sul da Terra ( de primavera para o hemisfério norte ) ocorre quando da passagem do Sol pelo ponto Vernal ( ) ou ponto Gama. A data e o horário da passagem variam ligeiramente de ano para ano. O calendário gregoriano, utilizado em quase todos os países, está organizado de maneira a manter, aproximadamente nas mesmas datas, as ocorrências dos equinócios e solstícios. O equinócio de outono (primavera) geralmente acontece nos dias 19, 20 ou 21 de março.

DADOS  MAIS  ESPECÍFICOS AOS INTERESSADOS 
Conhecer a ‘revolução’ que é a mudança de UMA estação, é ÍNFIMA amostra da complexidade do Universo e dá ligeira idéia da grandeza da pessoa de  Deus

Em 1991, pelo Tempo Legal do Distrito Federal (TDF), tivemos a última ocorrência do início do outono em 21 de março.
Durante todo o século XXI, o início do outono irá se alternar entre os dias 20 e 19 de março. Em 2028 teremos a primeira ocorrência em 19 de março.
> O início do outono retornará ao dia 21 de março somente no ano 2103 !

Fig. 1 – O Equinócio de Outono: passagem do Sol pelo ponto Vernal.

Quando o Sol, em seu movimento aparente anual no céu, passa pelo ponto Vernal, ele cruza o Equador Celeste dirigindo-se do hemisfério celeste sul para o hemisfério celeste norte. Nessa ocasião ele se encontra localizado na constelação de Pisces (os Peixes).

Devido ao movimento de precessão dos equinócios, o ponto Vernal desloca-se lentamente pela Eclíptica, com a velocidade angular de 50,25′ por ano, em sentido retrógrado, isto é, em sentido contrário ao movimento aparente anual do Sol. Para completar uma volta, pela Eclíptica, o ponto Vernal emprega 25.790 anos.

É muito comum encontrarmos a citação que estamos ‘entrando na Era de Aquário’ – uma alusão à mudança de posição do ponto Vernal da constelação de Pisces para a de Aquarius. A afirmação não é correta. O ponto Vernal adentrará na constelação de Aquarius somente no ano 2597 e em Capricornus no ano 4312 !

A Terra e o Sol no dia do Equinócio 

Quando ocorre um equinócio, a linha que une o centro da Terra ao centro do Sol, cruza o equador terrestre, ou seja, o Sol fica a pino ( no zênite, em termos astronômicos ) nos locais situados no equador ( latitude 0º ). A cidade de Macapá-AP, situada no equador, tem o Sol a pino nesse dia. Em outras palavras, no instante de um equinócio, o segmento de reta que une o centro da Terra ao centro do Sol é perpendicular ao eixo de rotação da Terra.

 

Fig. 2 – O Equinócio de Outono: a linha que une o centro da Terra ao centro do Sol, cruza o equador terrestre.

O Movimento Diurno do Sol no dia do Equinócio

No dia de equinócio o Sol nasce no ponto cardeal leste e seu ocaso se dá no ponto cardeal oeste. O dia tem a duração de 12 horas e a noite também (*). As figuras abaixo ilustram a trajetória diurna do Sol para a latitude de 0º ( equador terrestre ) e para as localidades situadas ao sul do equador, no dia de equinócio.

Fig. 3 – Trajetória diurna do Sol no Equador

Fig. 4 – Trajetória diurna do Sol em uma latitude

Nos locais de latitude , o plano da trajetória diurna do Sol forma um ângulo de 90º – , com o plano do horizonte. Assim, em São Paulo ( = 23º 32′ S ) o plano da trajetória diurna do Sol formará um ângulo de 90º – 23º 32′ = 66º 28′ com o plano do horizonte. Em Porto Alegre ( = 30º 02′ S ), o ângulo será de 59º 58′.

Na passagem meridiana, o Sol atinge a máxima altura sobre o horizonte. No locais situados no equador, ele passa pelo zênite ( altura igual a 90º ). Nos locais situados ao sul do equador e com latitude , a máxima altura do Sol será h = 90º – e o Sol passará ao norte do zênite.

* Não estão sendo considerados os efeitos da refração, da equação do tempo e, também, do movimento do Sol em ascensão reta e em declinação durante o intervalo de tempo entre a ocorrência do equinócio e o instante do nascer e do ocaso.

O Movimento Diurno do Sol nos pólos no dia do Equinócio de Outono

Nos pólos terrestres, como o Equador Celeste coincide com o horizonte, o Sol descreverá o próprio horizonte no sentido anti-horário para um observador em pé no pólo sul da Terra (Fig.5) e no sentido horário para um observador no pólo norte.

Fig. 5 – Trajetória diurna do Sol no pólo terrestre sul.

Fig. 6 – Sombra projetada por uma haste ao meio-dia.

Sombra projetada ao meio-dia na data do Equinócio

Uma haste vertical (Fig.6) de comprimento L, fincada no chão, projetará ao meio-dia, na data do equinócio, em um local de latitude , uma sombra, no solo, de comprimento S dado por:

S = L . tan

Esse é o comprimento mínimo da sombra da haste durante o dia. Nas localidades situadas no equador terrestre, na passagem meridiana do Sol (ao meio-dia) não há sombra, pelo fato do Sol encontrar-se a pino.

(fonte: uranometrianova)

Postado por Zeze Mendez às 10:46