01.04 1 Timóteo 3.1-14 e Tito1.1- 9 perfil padrão do líder
Prosinha inicial: No fim do mês passado terminamos de ler Deuteronômio.
Com a morte de Moisés, a História continua no livro de Josué narrando a conquista de Canaã mas, antes,vamos considerar os requisitos de liderança no Novo Testamento nas cartas escritas a Timóteo e Tito, notando que a ênfase será no caráter do líder.
Dia 01….1Timóteo ( ver artigo ‘ Perfil do pastor’ link Líderes )
Prosinha inicial Moisés foi líder e profeta inigualável. Avisou a vinda de outro ao qual o povo deveria ouvir, referindo-se a Jesus ( Mt 17.5 escutai-O). Josué foi líder indicado por Deus tendo aprendido como servo de Moisés por 40 anos.Jesus deu exemplo de Líder que atende às necessidades: faz o que precisa seja lavar os pés dos discípulos( João 13) seja morrer na cruz para remir a Humanidade Fp 2.5-9
Orientando a escolha de líderes para as igrejas incipientes, foram escritas as cartas a Timóteo e Tito. Até hoje elas servem como Gabarito a líderes conforme o padrão das Escrituras e para cada um avaliar tanto a si mesmo,como aqueles que nos lideram. Convém notar que a ênfase é no caráter do líder evidenciado pelas qualidades requeridas.
Ler
1 Timóteo 3.1-14 e Tito 1.1- 9 perfil padrão do líder a ser escolhidos como líderes, bispos ou presbíteros e diáconos, nas igrejas incipientes.
& marcar em azul nas linhas que separam as colunas da página
She 1 Tm 3.11 “Da mesma forma as mulheres…”
sugere haver mulheres diaconisas ou pode se referir às esposas dos diáconos:
– honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
* Agrupadas em qualidades espirituais, pessoais, sociais e intelectuais, teremos:
1.Espirituais_ amigo do bem, justo, santo,*guardando o mistério da fé, retendo firme a fiel Palavra. Vigilante, sóbrio, não soberbo, *guardando o mistério da fé em consciência pura, provados.
2.Pessoais_ irrepreensível, honesto, não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, moderado, não avarento, não soberbo, não de língua dobre, não iracundo, temperante.
- Sociais: marido de um a só mulher, hospitaleiro, não contencioso, que governe bem sua casa, mantendo os filhos em sujeição [não dissolutos nem desobedientes] com modéstia Bom testemunho dos de fora.
4.Intelectuais _ apto para ensinar, retendo firme a fiel palavra[ conhecedor da Palavra] As qualidades enunciadas falam por si só, em muito alto e bom som, não precisam de explicação.
Convém ler: Estatura do Homem Espiritual, Gene A Getz _ Ed Vida.
* Convém notar que as qualidades de temperamento e caráter têm mais ênfase do que as intelectuais. É o fruto do Espírito evidente numa vida que o qualifica para exercer o pastorado. Sem falar no dom do Espírito que é a real qualificação para o ministério
*Um alerta aos seminários e professores incumbidos de formar novos líderes:
1.Dar ênfase à vida espiritual: relacionamento pessoal com Deus,
-conhecimento da Palavra. 2Tm 2.7
- Tratar a pessoa do seminarista: curar feridas, trazer libertação. Ajudá-lo a resolver problemas pessoais, familiares ou quaisquer outros que porventura tenha. Levá-lo a deixar-se confrontar pela Palavra, envolvê-lo com pessoas de oração para que possa aprender na prática e na pele como é pastorear uma ovelha. Matérias acadêmicas têm seu valor e lugar mas a ênfase deve ser mesmo a maturidade espiritual
Marcar: Perfil dos maus obreiros: pode colorir como roxo ou E rro
E Tito 1.[11-16 desordenados, faladores, transtornam casas inteiras ensinando o que não convém por torpe ganância. Precisam ser severamente repreendidos para serem sãos na fé. Estavam dando ouvidos a fábulas judaicas e aos mandamentos de homens que se desviam da fé. Confessam conhecera Deus mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, desobedientes, reprovados para toda a boa obra.
E 1Tm 1.[3-7 Ensinavam outra doutrina, dados às fábulas e genealogias intermináveis. Desviados da caridade de um coração puro, de uma boa consciência e de fé não fingida, entregam-se a vãs contendas, querendo ser doutores da lei e não sabendo nem o que dizem, nem o que afirmam
E 1Tm 4.[1-3 * Nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizado a sua própria consciência. Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos manjares…
E 1 Tm 6.[3-5 Se alguém ensina alguma outra doutrina e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras…Contendas de homens corruptos de entendimento, privados de verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. [ aparta-te destes!]