Oc 04 02 Símbolos – Páscoa
qual o significado dos SÍMBOLOS aceitos como característicos dessa época ?
PRIMEIRO A VERDADE. A SEGUIR, O SIGNIFICADO DOS SÍMBOLOS COMUNS
A Páscoa foi instituída por Deus como sinal para poupar da morte os primogênitos dos israelitas, escravos de Faraó no Egito
Todos viram ou, pelo menos , já ouviram falar do filme ‘OS DEZ MANDAMENTOS’
Quem quiser saber como os fatos aconteceram, ler na Bíblia,
No segundo livro: o Êxodo _ capítulos 11 e 12
O significado era ’ vendo Eu o sangue, passarei por cima…’’ Êxodo 12.13
Evidenciava já ter havido uma morte substitutiva naquela casa,
– e o primogênito era salvo da morte.
INCONTÁVEL número de cordeiros foram sacrificados por todo o relato de Velho Testamento, lembrando a libertação do Egito ( histórica) e a libertação da sentença
de Deus resumida em ‘ a alma que pecar, essa morrerá’ Ezequiel 18.4
Sendo pecado, isto é: errar o alvo, ou conduta fora do padrão de Deus
Estabelecido por Deus nos DEZ MANDAMENTOS.
> quem nunca disse uma mentira, nunca cobiçou algo, nem desonrou seus pais ?
Quantas vezes é preciso estacionar em lugar proibido para levar uma multa ?
Assim todos somo pecadores, transgressores da lei básica de Deus
Quando Jesus apareceu, João Batista declarou:
‘Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’ João 1.29
Por ser homem sem o pecado, a morte de Jesus foi indevida e Ele pode se apresen-tar a Deus como Substituto que morre me favor da Humanidade que merece morrer. Sabemos que a morte Substitutiva ( vicária) de Jesus foi aceita pois Ele ressuscitou :
> a Morte não pôde retê-lO por ele não ter pecado próprio
Assim como cada israelita deveria por o sangue na porta de sua casa, cada pessoa
precisa aceitar para si a morte de Jesus : de modo visível e inconfundível
A Páscoa diz: Deus enviou Seu Filho para morrer em seu lugar
E o que você responde a Deus ?
Mas a todos que O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,
> a saber: os que crêem no Seu nome‘ João 1.12
SENHOR _ dos mortos e dos vivos, Rm 14.9 O Soberano do Universo Mt 28.18-19
JESUS _ a pessoa sem pecado que derramou Seu sangue em favor do pecador, Mt 26.28
CRISTO _ o Descendente prometido em Gênesis 3.15 que, enviado por Deus, João 5.23 -24
veio esmagar a cabeça da ‘serpente’ e foi ferido no processo: ler Colossenses 2.15 ~
> é isso o que a Páscoa representa, e anuncia !
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Quanto ao significado dos símbolos que ninguém sabe a origem segue com base
Em http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/significado.html
‘Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos FESTIVAIS PAGÃOS DA PRIMAVERA ( oferendas aos deuses da fertilidade, daí a figura do coelho que é associada à fertilidade….)
J explico: quando a religião católica se tornou oficial ( depois do ano 313 dC) e quem fosse pagão seria perseguido, os pagãos tornaram-se católicos sem real conversão ao cristianismo e, aos poucos, foram introduzindo ao catolicismo seus costumes pagãos
J no Brasil aconteceu algo semelhante com negros e índios catequizados
A festa tradicional associa a imagem do COELHO, um símbolo de fertilidade, e OVOS ( origem da vida: todos nascemso de um óvulo fecundado…) Ovos pintados com cores brilhantes dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução.( ou a tradições do antigo Egito_ ver abaixo) Como a Páscoa cristã lembra a ressureição de Jesus associou-se à sua comemoração esses símbolos pagãos.
Vamos ver agora como surgiu o chocolate…
Quem sabe o que é ‘Theobroma’? Pois este é o nome dado pelos gregos ao ‘alimento dos deuses’, o chocolate. ‘Theobroma cacao’ é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.
Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.
O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.
Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.
Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados. Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.
Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro.
É tradicionalmente um presente recheado de significados. vvvv
E o coelho ?
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida ?
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano ?
O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária – conhecida como a ‘lua eclesiástica’).
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa ‘móvel’. De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.
> Percebem quanta coisa comemoramos SEM NEM SEQUER SABER do que estamos participando ? e se queremos MESMO participar destas coisas ?
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ |