01.05 FERIADO:
ORGANIZE- SE: está bombando uns vídeos da organizer PRISCILA SABOIA
Pessoalmente, amo organização. Se não fosse assim, teria sido impossível eu ter vivido a vida que vivi: cuidando da casa , marido e dois filhos, trabalhando fora, ministério na igreja e escrevendo uns artigos, nos intervalos. UFA! LOUVADO SEJA DEUS !
Mas, como disse, um dia, meu filho, EU ME REALIZEI FAZENDO… Experimentei a graça
de Deus que me deu estratégias pois Ele diz: Eu sou o Senhor… que te ensina o que é útil e te guia no caminho em que deves andar’ ( Is 48.17) O segredo é conhecer o Senhor em Suas várias atribuições como consta neste mesmo texto: diz o Senhor( o Criador ,o ùnico Deus vivo e verdadeiro ) o teu Redentor ( lembra a minha natureza decaída e do preço pago para me ter de volta a Si ) o Santo de Israel ( remete à Sua santidade :
> ‘sede santos porque Eu sou santo’ >’Santifica-os na verdade, a Tua palavra’ João 17) )EU SOU O SENHOR ( YHVH, QUE QUER TER INTIMIDADE COMIGO, Êx 3.14) o teu Deus( o Ùnico digno de toda minha adoração) _ VOCÊ CONHECE AO SENHOR ASSIM? Então essa promessa é para você: que te ensina o que é útil e te guia no caminho em que deves andar’ ( Is 48.17)
Bem, Deus é organizado e prático. diz: ‘em seis dias farás TODO O SEU TRABALHO’
( então, precisa ser organizado, estabelecer prioridades e não perder tempo com bobagens) para poder obedecer ‘ e no sétimo dia descansarás’ Ex 20. Mas esse descanso também é direcionado : é tempo a ser dedicado ao Senhor , a examinar as Escrituras, a estar com a família SEM PREOCUPAÇÕES, CONFIANDO QUE O SENHOR CUIDA. Certa vez, li que descansar é usar outra área do cérebro.Quando meditamos nas Escrituras e buscamos conhecer a Deus, depois pensamos melhor e podemos ver soluções inéditas.
Enfim, vamos ao nosso assunto sobre ORGANIZAÇÃO que RESUMO DE UM VIDEO DA PRISCILA SABÓIA
ORGANIZAÇÃO é HABILIDADE QUE SE APRENDE E SE DESENVOLVE COMO UM HÁBITO.
> ajuda a melhorar a vida e a eficácia no trabalho.
DIFERENÇA NO CONCEITO de arrumar e organizar.
Organizar é achar um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar, de modo a ter tudo à mão, onde usa, quando precisar…
Arrumar, às vezes, é esconder a bagunça: complica a vida pois perde as coisas dentro de casa.
Arrumar ,no bom sentido, é manter a organização devolvendo ao seu devido LUGAR
ARRUMAÇÃO DO QUARTO
3 DICAS DE ECONOMIA DE ESPAÇO NO GUARDA ROUPA
Sapatos: encaixar um na frente do outro ( pode deixar em caixas de papelão e empilhar mais para trás os que não usa sempre)
Varão de roupas: Cabides ‘de veludo’ fininho economiza espaço mais do que aqueles ‘gordos’ _ próprios para casacos e paletós.
NA parte de cima: embalagens a vácuo para cobertores, edredons, etc
> protege do mofo e da poeira.
> Pode usar UNS sacos plásticos que tem uma vávula que aspira com aspirador( amarra bem a boca)
BANHEIRO
APROVEITAR O ESPAÇO VERTICAL: CAIXAS EMPILHÁVEIS ou gaveteiros de plástico
REVISTEIRO_ acomoda bem secador de cabelo e outros aparelhos elétricos.
Toalhas ENROLADAS: mostrou um jeito PARA MANTER ENROLADA, mas precisa ver
COZINHA
PIREX : ORGANIZADOR DE LIVROS para DEIXAR EM PÉ
XÍCARAS PENDURADAS EM GANCHINHOS ENCAIXÁVEIS na PRATELEIRA
. ORGANIZADOR de portas para azeite, vinagre, temperos .
Solução definitiva.:
1- Desapego: FIQUE COM O ESSENCIAL, mais um de reserva
2- Envolver toda a família por ver que facilita a vida.
E melhora os relacionamentos
3 método de COLOCAÇÃO LÓGICA :`a mão, e onde é usado.
> Ponto básico: uma mente organizada
> Importante: gasta ( perde) tempo, organizar?
Ao contrário: organização faz render o tempo.
alivia o estresse das constantes buscas. x-x
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
está animada? anexei um artigo anterior
Resumo de série sobre ORGANIZAÇÃO vídeo de Priscila Sabóia
Ah! Olhe sua realidade, faça suas observações e anotações
Pode sugerir um projeto familiar: cada um olha suas coisas e faz sugestões.
É A SUA TITUDE ANIMADA QUE VAI CONTAGIAR OS DEMAIS.
PRINCIPAIS ERROS
1- ERRO: organizadores, CAIXAS não são soluções mágicas.
> SÓ AJUDAM DEPOIS DE TER UM MÉTODO DE ORGANIZAÇÃO.
2- erro: FAZER TUDO DE UMA SÓ VEZ.
> cansa e deixa frustrada, esquece onde colocou
3 ERRO: MEU JEITO É MELHOR.
> TEM QUE SER PRÁTICO PARA TODOS QUE USAM O AMBIENTE.
> precisa da colaboração de todos.
4- ERRO DO NÁUFRAGO, ‘UM DIA, UM DIA POSSO PRECISAR’
> TEM QUE VIVER HOJE, SEM LEMBRANÇAS DO PASSADO
5- erro: enfeitar, decorar, NÃO É ORGANIZAR
pensa que MAIS armários, resolve tudo.
> é só mais lugar para entulhar
6 passos para estabelecer um SISTEMA de organização PESSOAL.
1- diferença entre arrumar ( superficial e aparente) ORGANIZAR É PENSADO.
ORGANIZAR é achar uma casinha para as coisas morar.
Arrumar é devolver cada coisa em seu devido lugar.
2- ter só o necessário ( +1)
3- toda a família precisa participar da organização da casa.
respeitar o jeito de cada um.
4- não é mágica, depende de técnica e precisa engajar a família toda.
ir mostrando os benefícios, aos poucos.
Mostra que facilita a vida, ganha tempo, economiza dinheiro( não compra coisas em dobro) Traz paz na família.
5- produtos CERTOS para cada coisa
6- NÃO FAZ TUDO DE UMA SÓ VEZ. Um passo por dia.
Obs: Dobras: jeito de dobrar para acomodar bem as roupas.
ESSENCIAL: priorizar a manutenção,oda a família envolvendo toda a família
Dicas para dispor nas prateleiras :
1- nas mais altas : o que usa menos ou estoque reserva
2- à altura dos olhos: o que usa mais
3- nas de baixo: as coisas mais pesadas.
Obs: compras de supermercado: as mais antigas na frente, Atrás vão as mais recentes
Usar potes transparentes vê o que tem dentro e QUANT O tem.
ORGANIZAR O GUARDA ROUPA
1- COMBINAR AS ROUPAS, PARA NÃO COMPRAR ADOIDADO.
( ex: calças e saias: preto, cinza e marron. Combina as blusas / sapatos com estes tons)
1.1 Três de cada é um boa pedida: uma usando, uma lavando e outra de reserva.
1.2 Separar roupas de inverno e verão.
1.3 Evitar de comprar acessório para usar com apenas uma roupa.
2- ARRUMANDO A MALA.
Comprar ( verificar) Tamanho padrão DE BORDO nos aviões
Considerar: > CLIMA( inverno, verão, meia estação)
> Local: praia campo, cidade.
> SE FICA EM HOTEL OU CASA DE AMIGOS.
( sempre convém levar toalha de meio banho)
> QUANTOS DIAS: QUANTAS TROCAS DE ROUPA
> Foco da viagem: passeio, a trabalho, visita a parentes.
NECESSAIRE COM frascos em TAMANHOS PEQUENOS.
Levar sempre: Trim, lixa de unha, clips e alfinete de gancho, canetas, um caderninho ou bloco de notas, REMÉDIOS para dor de cabeça ( ou que costuma tomar) AGENDA COM TELEFONES para contatos.
Sugestão básica:
1 CALÇA PRETA, BASICA UMA LEGG ( ou 1 CALÇA MAIS ESPORTE) 1 SAIA
2 OU 3 VESTIDOS. CAMISETAS : uma PARA CADA DIA.
1 BLUSA CORINGA_ 1 JAQUETA JEANS( ou 1 AGASALHO) 1 COLETE
ROUPA PRÁTICA DE LAVAR ( levar 1 ou 2 cabides de tintureiro, p/ secar no banheiro do hotel)
SAPATOS se acomodam NOS CANTOS, EM SACO PLÁSTICO
1 SAPATO SOCIAL E 1 SAPATO DE TODO DIA._ 1 Pijama
Ø BRINCOS E COLARES/ 1 BOLSA GRANDE, BEM BÁSICA( vai consigo)