02.05 ORGANIZE-SE

01.05  FERIADO:

ORGANIZE- SE:  está bombando uns vídeos da organizer PRISCILA SABOIA

Pessoalmente, amo organização. Se não fosse assim, teria sido impossível eu ter vivido a vida que vivi: cuidando da casa , marido e dois filhos, trabalhando fora, ministério na igreja e escrevendo uns artigos, nos intervalos. UFA!  LOUVADO SEJA DEUS !

Mas, como disse, um dia, meu filho, EU ME REALIZEI FAZENDO… Experimentei a graça
de Deus que me deu  estratégias pois Ele diz: Eu sou o Senhor… que te ensina o que é útil e te guia no caminho em que deves andar’ ( Is 48.17) O segredo é conhecer o Senhor em Suas várias atribuições como consta neste mesmo texto: diz o Senhor o Criador ,o ùnico Deus vivo e verdadeiro  ) o teu Redentor ( lembra a minha natureza decaída e do preço pago para me ter de volta a Si )  o Santo de Israel ( remete à Sua santidade :
> ‘sede santos porque  Eu sou santo’ >’Santifica-os na verdade, a Tua palavra’ João 17) )EU SOU O SENHOR ( YHVH, QUE QUER TER  INTIMIDADE COMIGO, Êx 3.14) o teu Deus( o Ùnico digno de toda minha adoração) _ VOCÊ CONHECE AO SENHOR ASSIM?   Então essa promessa é para você: que te ensina o que é útil e te guia no caminho em que deves andar’ ( Is 48.17)

Bem, Deus é organizado e prático. diz:  ‘em seis dias farás TODO O SEU TRABALHO’
( então, precisa ser organizado, estabelecer prioridades e não perder tempo com bobagens)  para poder obedecer ‘ e no sétimo dia descansarás’ Ex 20. Mas esse descanso também é direcionado : é tempo a ser dedicado ao Senhor , a examinar as Escrituras,  a estar com a família SEM PREOCUPAÇÕES, CONFIANDO QUE O SENHOR CUIDA. Certa vez, li que descansar é usar outra área do cérebro.Quando meditamos nas Escrituras e buscamos conhecer a Deus, depois pensamos melhor e podemos  ver soluções inéditas.

Enfim, vamos ao nosso assunto sobre ORGANIZAÇÃO que RESUMO DE UM VIDEO DA PRISCILA SABÓIA

ORGANIZAÇÃO é  HABILIDADE QUE SE APRENDE E SE DESENVOLVE COMO UM HÁBITO.
> ajuda a melhorar a vida e a eficácia no trabalho.

DIFERENÇA NO CONCEITO de arrumar e organizar.

Organizar é  achar um  lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar, de modo  a ter tudo à mão, onde usa, quando precisar…
Arrumar, às vezes, é esconder a bagunça: complica a vida pois perde as coisas dentro de casa.
Arrumar ,no bom sentido, é manter a organização devolvendo ao seu devido  LUGAR

 

ARRUMAÇÃO DO QUARTO

3 DICAS DE ECONOMIA DE ESPAÇO NO GUARDA ROUPA

Sapatos: encaixar um na frente do outro ( pode deixar em caixas de papelão e empilhar mais para trás os que não usa sempre)

Varão de roupas: Cabides ‘de veludo’ fininho economiza espaço mais do que aqueles ‘gordos’ _ próprios para casacos e paletós.

NA parte de cima: embalagens a vácuo para cobertores, edredons, etc
>  protege do mofo e da poeira.
> Pode usar  UNS sacos plásticos que tem uma vávula que aspira com aspirador( amarra bem a boca)

BANHEIRO

APROVEITAR O ESPAÇO VERTICAL: CAIXAS EMPILHÁVEIS ou  gaveteiros de plástico

REVISTEIRO_ acomoda bem  secador de cabelo e outros aparelhos elétricos.

Toalhas ENROLADAS: mostrou um jeito  PARA MANTER ENROLADA, mas precisa ver

COZINHA

PIREX : ORGANIZADOR DE LIVROS para DEIXAR EM PÉ

XÍCARAS PENDURADAS EM GANCHINHOS ENCAIXÁVEIS na PRATELEIRA

. ORGANIZADOR de portas para  azeite, vinagre, temperos .


Solução definitiva.:
1- Desapego: FIQUE COM O ESSENCIAL, mais um de reserva
2- Envolver toda a família por ver que facilita a vida.
E melhora os relacionamentos
3 método de COLOCAÇÃO LÓGICA :`a mão, e onde é usado.

> Ponto básico: uma mente organizada

> Importante: gasta ( perde) tempo, organizar?

  Ao contrário: organização faz render o tempo.
alivia o estresse das constantes buscas.  x-x

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

está animada? anexei um artigo anterior

Resumo de série sobre ORGANIZAÇÃO vídeo de Priscila Sabóia
Ah!  Olhe sua realidade, faça suas observações e anotações
Pode sugerir um projeto familiar: cada um olha suas coisas e faz sugestões.
É A SUA TITUDE ANIMADA QUE VAI CONTAGIAR OS DEMAIS.

PRINCIPAIS ERROS

1- ERRO: organizadores, CAIXAS não são soluções mágicas.
> SÓ AJUDAM DEPOIS DE TER UM MÉTODO DE ORGANIZAÇÃO.

2-  erro: FAZER TUDO DE UMA SÓ VEZ.
> cansa e deixa frustrada, esquece onde colocou

3   ERRO: MEU JEITO É MELHOR.
> TEM QUE SER PRÁTICO PARA TODOS QUE USAM O AMBIENTE.
> precisa da colaboração de todos.
4-  ERRO DO NÁUFRAGO, ‘UM DIA, UM DIA POSSO PRECISAR’
>   TEM QUE VIVER HOJE, SEM LEMBRANÇAS DO PASSADO
5-  erro: enfeitar,   decorar,  NÃO É ORGANIZAR
pensa que MAIS  armários, resolve tudo.
> é só mais lugar para entulhar

6 passos para estabelecer um SISTEMA de organização PESSOAL.

1- diferença entre arrumar ( superficial e aparente) ORGANIZAR É PENSADO.
ORGANIZAR é achar uma casinha para as coisas morar.
Arrumar é devolver cada coisa em seu devido lugar.

2- ter só o necessário ( +1)

3- toda a família precisa participar da organização da casa.
respeitar o jeito  de cada um.

4- não é mágica, depende de técnica e precisa engajar a família toda.
ir mostrando os benefícios,  aos poucos.
Mostra que facilita a vida, ganha tempo, economiza dinheiro( não compra coisas em  dobro)   Traz paz na família.

5- produtos CERTOS para cada coisa

6- NÃO FAZ TUDO DE UMA SÓ VEZ. Um passo por dia.

Obs: Dobras: jeito de dobrar para acomodar bem as roupas.

ESSENCIAL:    priorizar a manutenção,oda a família envolvendo toda a família

Dicas para dispor nas prateleiras :
 1- nas mais altas : o que usa menos  ou estoque reserva
2- à altura dos olhos: o que usa mais
3- nas de baixo:  as coisas mais pesadas.
Obs:  compras de supermercado: as mais antigas na frente, Atrás vão as mais recentes
Usar  potes transparentes vê o que tem dentro e QUANT O tem.

 

ORGANIZAR O GUARDA ROUPA

 1-  COMBINAR AS ROUPAS, PARA NÃO COMPRAR ADOIDADO.
( ex: calças e saias: preto, cinza e marron. Combina as blusas / sapatos com estes tons)
1.1 Três de cada é um boa pedida: uma usando, uma lavando e outra de reserva.
1.2  Separar roupas de inverno e verão.
1.3 Evitar  de comprar acessório para usar com apenas uma roupa.

2- ARRUMANDO A MALA.
Comprar ( verificar) Tamanho padrão DE BORDO nos aviões

    Considerar: > CLIMA( inverno, verão, meia estação)
>  Local:   praia campo, cidade.
> SE FICA EM HOTEL OU CASA DE AMIGOS.
( sempre convém levar toalha de meio banho)
>  QUANTOS DIAS:  QUANTAS TROCAS DE ROUPA
> Foco da viagem: passeio, a trabalho, visita a parentes.

    NECESSAIRE COM  frascos em TAMANHOS PEQUENOS.
Levar sempre: Trim, lixa de unha, clips e alfinete de gancho, canetas, um caderninho ou bloco de notas, REMÉDIOS para dor de cabeça ( ou que costuma tomar) AGENDA COM TELEFONES para contatos.

Sugestão básica:

1 CALÇA PRETA, BASICA   UMA LEGG ( ou 1 CALÇA MAIS ESPORTE) 1 SAIA
2 OU 3 VESTIDOS.  CAMISETAS : uma PARA CADA DIA.
1 BLUSA CORINGA_  1 JAQUETA JEANS( ou 1 AGASALHO) 1 COLETE

ROUPA PRÁTICA DE LAVAR ( levar 1 ou 2 cabides de tintureiro, p/ secar no banheiro do hotel)

SAPATOS
se acomodam  NOS CANTOS, EM SACO PLÁSTICO
1 SAPATO SOCIAL E 1 SAPATO DE TODO DIA._  1 Pijama

Ø  BRINCOS E COLARES/ 1 BOLSA GRANDE, BEM BÁSICA( vai consigo)