08 05
Rfx UM homem _ o IDEALIZADOR DA CRUZ VERMELHA:
apenas Um… …fez TODA a diferença !
* Que este feriado seja inspirador no sentido de vc considerar vidas de pessoas simples que impactaram sua área de influência e fizeram Toda a diferença ! Utilize a facilidade da web para buscar história de pessoas que fizeram toda a diferença … Abaixo, citamos algumas
1- José, ( Gn 37, 39 >>> ) que tudo sofreu para cumprir o plano de Deus para sua vida e ser meio de preservar a vida da muitos povos( inclusive sua família) e propiciar o florescimento do povo de Israel.
2- a filha de Faraó, que ousou adotar Moisés: um nenê de escravos jogado no rio de modo a burlar a lei do Faraó Ex 1…
& imagine a situação complicada, de uma possível rainha apresentar à corte como seu ‘filho’ um menino nascido do povo que eles escravizavam…
3- Moisés … 40 anos aprendendo a ser alguém,
40 anos aprendendo a ser ninguém
40 anos em tudo obedecendo a Deus nos mínimos detalhes
4- Maria ( Lc 1.26 ) , a jovem que cedeu seu corpo, abriu mão de sua reputação e até pôs sua vida em risco para ser ‘barriga de aluguel ‘ para cumprir o plano de Deus de enviar ao mundo o Messias: Jesus
5- José ( Mt 1) pai de criação de Jesus : teve de engolir seu orgulho masculino e reputação ante familiares e toda a cidade.Obedeceu em tudo prontamente, sem questionar…
Mas, através da História apenas UMA pessoa fez toda a diferença:
Os grandes conquistadores; ex :
Alexandre, o Grande um rapaz que conquista o mundo dos 22 aos 33 anos
Cientistas:
Ex: Benjamin Franklin _ imagine o ridículo de um homem empinado uma pipa na tempestade, com uma chave pendurada no fio, para atrair UM RAIO e assim, descobrir o meio de usar a eletricidade.
Casal Curie_ que se dedicaram a vida toda e, afinal, descobriram a penicilina.
Todos os anônimos que dedicaram suas vidas para o desenvolvimento de ciência médica
Reformadores João Calvino (1509 – 1564) …
- Philipp Melanchthon (1497 – 1560) …
- Ulrich Zwingli (Zwinglio ou mesmo Ulrico Zuínglio) (1484–1531)
- Thomas Müntzer (1489 – 1525) …
- Martin Bucer (1491 – 1551) …
- Johannes Brenz (1499 – 1570) …
- Jan Hus (1369 – 1415) …
- Johannes Bugenhagen (1485 – 1558)
- John Wycliff ( 1330- 1384)
- Martinho Lutero (1483> 1517- 1546)
Notem que viveram em cidades diferentes e épocas diferentes, algumas vidas podem ter se tocado em alguma ocasião mas CADA UM DELES FOI REFERENCIAL ÚNICO EM SUA ÁREA DE INFLUÊNCIA.( ver adendo)
Guttemberg inventor da imprensa…
Até dois chineses anônimos que, aprisionados pelos árabes, venderam a fórmula do fabricação do papel em troca de sua vida e liberdade.
Depois, os árabes introduziram o papel na Europa.
Missionários:
Exibindo resultados para sapateiro missionário
Resultados da pesquisa Resultados da Web
William Carey (Northamptonshire, 17 de agosto de 1761 – Calcutá, 9 de junho de 1834) foi um ministro evangelista batista missionário inglês, conhecido como o ‘pai das missões modernas.’ Carey foi um dos fundadores da Sociedade Batista Missionária de Londres, … Quando Nichols morreu em 1779, Carey foi trabalhar para outro sapateiro …
Amy Beatrice Carmichael (16 de dezembro de 1867 – 18 de janeiro de 1951) foi uma missionária cristã na Índia, que abriu um orfanato e fundou uma missão em Dohnavur . Ela serviu na Índia por 55 anos sem licença e escreveu muitos livros sobre o trabalho missionário lá.
João Hyde Que poder o levou a abandonar sua terra para pregar aos indianos, trocando o conforto dos EUA por uma choça de palha no Punjab? Uma impressionante narrativa da vida de João Hyde, um missionário, conhecido como o apóstolo da oração, que pregou o Evangelho na Índia convertendo mais de 100 mil almas à Cristo. O seu segredo?: a prática da oração perseverante e fervorosa.
James Hudson Taylo 戴德生 (21 de Maio de 1832 – 3 de Junho de 1905) foi um missionário Cristão Protestante Inglês na China, e fundador do China Inland Mission (CIM) (agora OMF International). Taylor viveu na China por 51 anos.
Gladys Aylward nasceu em 1902, em Londres, Inglaterra. Empregada doméstica que foi missionária na China e salvou mais de 100 crianças fugindo de invasores pelas montanhas( ver adendo) Gladys Aylward trabalhou até a sua morte em 1970. Sua vida foi contada no livro Apenas Uma Pequena Mulher
e no filme A Morada da Sexta Felicidade, com Ingrid Bergman.
-x-x-x-x-x-x-x-
Adendo um pouco da história de cada um
- João Calvino (1509 – 1564)
- Jehan Cauvin era o nome de batismo deste influente teólogo protestante francês, que por causa da perseguição religiosa fugiu para a Suíça, onde fundou o movimento calvinista, também chamado de Teologia Reformada. Profundamente religioso, foi influenciado por Lutero, Melanchton, Zuínglio e Bucer. Ele ensinou milhares de estudantes de Teologia em sua academia, fundada em 1559 em Genebra.
Philipp Melanchthon (1497 – 1560)
Philipp Schwartzerdt (‘terra preta’ em alemão, por isso adotou o Melanchthon, que significa o mesmo em grego). O filólogo e teólogo redigiu a Confissão de Augsburg (1530) e tornou-se o principal líder do luteranismo após a morte de Lutero. Tornou-se conhecido como o ‘educador da Alemanha’ (Praeceptor Germaniae) por reformar o ensino em território alemão.
Ulrich Zwingli (Zwinglio ou mesmo Ulrico Zuínglio) (1484–1531)
O líder da Reforma na Suíça atacou as doutrinas romanas, especialmente a veneração de santos, as promessas de curas, a venda de indulgências e o celibato. Em 1525, conseguiu em alguns cantões a transformação de monastérios em hospitais, eliminou a missa e o uso de imagens nas igrejas, adotando apenas dois sacramentos: o batismo e a ceia.
Thomas Müntzer (1489 – 1525)
O teólogo protestante e reformador alemão Thomas Müntzer foi o primeiro a celebrar a Eucaristia em língua alemã, em 1523. Foi uma figura controversa, com sermões tempestuosos e apocalípticos. Apoiou os camponeses rebeldes na Guerra dos Camponeses (1524) e lutou com meios radicais contra o papado e o sistema de classes.
Martin Bucer (1491 – 1551)
Também conhecido por Martin Butzer, influenciou as vertentes luterana, calvinista e anglicana. Era membro da Ordem Dominicana, mas, influenciado por Lutero, deixou a Ordem em 1521. As ideias reformistas levaram à excomunhão da Igreja Católica e ele fugiu para Estrasburgo, onde agiu como mediador entre os reformadores Lutero e Zuínglio e se juntou a Matthäus Zell, Wolfgang Capito e Caspar Hédio.
Johannes Brenz (1499 – 1570)
Ele introduziu a Reforma em sua paróquia em Schwäbisch Hall alterando sermão, batismo, comunhão e a missa. A lei do matrimônio foi transferida para o âmbito secular. Queria as meninas nas escolas. Alunos com talento, não importando a origem, deveriam aprender latim para terem acesso à escola superior. Brenz e Lutero são considerados os principais autores de catecismo do protestantismo luterano.
Jan Hus (1369 – 1415)
O teólogo e reformador tcheco Jan Hus foi condenado a morrer na fogueira porque se negou a abandonar suas teorias de reforma da Igreja. Ele pregava o ideal da pobreza e condenava o patrimônio terreno dos príncipes da Igreja. Ele defendia a autoridade da consciência e tentava aproximar a Igreja do povo, através das pregações, que eram em tcheco e não em latim, idioma obrigatório na igreja na época.
Johannes Bugenhagen (1485 – 1558)
Foi o primeiro pastor protestante da igreja de Wittenberg, onde celebrou o casamento de Lutero e batizou seus filhos. Ajudou a traduzir a Bíblia e a adaptou para o baixo-alemão. Já doutor em teologia protestante, a partir de 1528 ajudou a expandir a Reforma. Ele redigiu ou revisou as constituições eclesiásticas de regiões do norte alemão e da Dinamarca. É conhecido como o ‘Reformador do Norte’.
John Wyclif (1330 – 1384)
O inglês John Wyclif (ou Wycliffe) é considerado um precursor da Reforma. O professor em Oxford assumiu em 1374 uma paróquia em Lutterworth. Naqueles tempos, havia na Inglaterra um forte sentimento contra o papa por causa dos impostos pagos a Roma. Wyclif se baseava na Bíblia para reivindicar a reforma da Igreja e criticava o clero. Ele rejeitava o celibato e o culto a imagens, santos e relíquias.
Martinho Lutero (1483 – 1546)
Ao estudar a Bíblia, Lutero desenvolveu quatro princípios teológicos fundamentais. Primeiro: a Bíblia é a única referência da verdade. Segundo: a salvação só vem por meio da graça de Deus, e não pagando indulgências. Terceiro: Jesus Cristo, através da morte na cruz, pagou por todos os pecados e é a única ponte entre os homens e Deus. E, o quarto princípio: as pessoas são salvas somente pela fé.
Extr
https://www.dw.com/pt-br/os-principais-nomes-da-reforma-protestante/g-38459935
*De empregada doméstica a missionária na china
Gladys Aylward nasceu em 1902, em Londres, Inglaterra. Filha de operários, pobre e sem muita instrução, ela começou a trabalhar aos 14 anos como empregada doméstica. Aos 26 anos, foi inundada pela graça de Deus e decidiu segui-lo, uma decisão firme que daria à sua vida uma trajetória incomum.
Gladys sentiu-se chamada para pregar o evangelho na China. Quis estudar na Missão para o Interior da China, mas após três meses de treinamento não foi aprovada nos exames.
Estudou com afinco e sozinha todos os livros da Bíblia e a história da China. Poupou dinheiro e pediu a Deus orientação. Pregava nas praças públicas de Londres, pois sabia que precisava fazer em seu país o mesmo que gostaria de realizar na China.
Em 15 de outubro de 1932, aos 30 anos de idade, Gladyspartiu para Yangcheng, China, onde trabalharia como ajudante de uma missionária viúva de 73 anos, Jeannie Lawson. Na bagagem levou poucas roupas, alguns utensílios domésticos, a Bíblia, uma caneta e uma quantia pequena de dinheiro.
Junto com a sra. Lawson, Gladys fundou uma pousada para receber vendedores itinerantes. À noite, elas contavam histórias bíblicas aos hóspedes. Oito meses depois, a Sra. Lawson morreu e Gladys ficou sem sustento nem direção. Foi quando um alto funcionário do governo chinês lhe ofereceu um trabalho: ser inspetora de pés. Era costume da época na China enfaixar os pés das meninas para evitar que eles crescessem muito. Como causava dores e deformações nos pés, o governo chinês proibiu a prática. O trabalho de Gladys, então, era inspecionar pés de meninas para garantir que a proibição fosse respeitada.
Por causa de seu formidável testemunho de desprendimento e compaixão, Gladys ficou conhecida pelo povo como Ai We Deh (mulher virtuosa, em chinês). Em 1936 tornou-se cidadã chinesa. O feito mais impressionante de Gladys aconteceu em 1938, quando o exército japonês invadiu Yangcheng. Gladys salvou mais de cem crianças, que estavam abrigadas no orfanato que criara, fugindo pelas montanhas durante 21 dias de fome, sofrimento e medo.
Em 1943, Gladys Aylward foi reconhecida oficialmente como missionária. Em 1957 ela confessou a uma amiga: “Eu nunca fui a primeira opção de Deus para o que fiz pela China. Havia outra pessoa. Não sei quem. Deve ter sido um homem maravilhoso e educado. Não sei o que aconteceu. Talvez ele tivesse morrido, talvez não se mostrasse disposto. Deus olhou para baixo e viu Gladys Aylward.”1
1 TUCKER, Ruth. Até os Confins da Terra. p. 271.
Gladys Aylward trabalhou até a sua morte em 1970. Sua vida foi contada no livro Apenas Uma Pequena Mulher e no filme A Morada da Sexta Felicidade, com Ingrid Bergman.