14 . 07 Jó 3 – 5
Primeiro ciclo de debates Jó 3- 14 (Davidson / Shedd –ABU)
Jó 3.1 S.it 5a oposição dentro de si mesmo
P P ‘a boca fala do que…cheio o coração’ Mt 12.34
3.10 A.. palavras amargas: gerado tb_ nascido, 3.11-12
– Poderia ter sido um aborto, 3.16
3.13, 17-18 revela conceitos da época sobre a Morte = dormir, descanso
3.19 sit a morte igual a todos os homens
& alguns são atemporais
3.20-22 alívio para o sofrimento
& se for para o céu, sim MAS se for ao inferno, não!
Jesus trouxe revelação a esse respeito em Lucas 16.23
- a) há céu / inferno imediatos após à morte
- b) no inferno, o rico, acordado, sofre, fala
–não tem a mesma posição de Lázaro, no céu
-há um abismo intransponíve entre eles
- c) depois de morto, continua com a mesma aparência
– pois o rico reconheceu a Lázaro.
3.23 P Por mais que o homem saiba, desconhece seu destino e o dia de amanhã
3.25 P “o que temia me veio: receava,me aconteceu’
& está anotando os “Não temas” ?
& A.. ‘quando eu temer, hei de confiar em Ti” Sl 56.3
Descansa no Senhor , Sl 37.7 ARA
Jó 4 Palavras de Elifaz: Perfil de Jó 4.3-4
- 5-6 6a oposição:
6.1 ironia “agora a ti vem, e te enfadas…’
- 7-9 6.2 mau juízo = P ‘tudo o que semear…ceifará’ Gl 6.7-8
4.12-21 ensino: Cuidado com o julgar precipitado, e posições super espirituais
Jó 5.3 A… 6.3 arrogância: ‘bem vi eu o louco…’
& estará insinuando que Jó é louco?
5.8 7a oposição: a lição de moral:
– quanto a mim, eu buscaria a Deus’ ( se fosse eu…)
& é um bom conselho mas com intenção maldosa
Ouvi dizer : – Quem te constituiu padrão do mundo?
A… Eu sei o que digo! > Jó 5. 27
Jó 5.8b-15 SR Elifaz discorre sobre a pessoa de Deus
5.16 A… fala uma coisa mas quer dizer outra nas entrelinhas
- 17 P ‘Bem aventurado a quem Deus castiga …’ está certo!
Erro: falar o certo com intenção maldosa
Elifaz insinua que Jó está sob disciplina de Deus pois fez algo errado
Jó 5.18-20 SR ‘faz a chaga e ele mesmo a liga…’
5.20 xq ‘do açoite das línguas estarás abrigado’ 5.21-26
efeito da disciplina
5.27 A… assim é…( tenho dito! & Elifaz se achao dono da verdade )
è ‘ouve-o, medita nisso, para o teu bem’
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