oc 10 é a mãe quem educa

09.10  – senão DESEDUCA !
os PRIMEIROS condicionamentos são responsabilidade da MÃE :
DICAS PARA  BEM EDUCAR .

CRIANÇA PEQUENA , A MÃE    EDUCA !
se não educar, DESEDUCA: ensina o errado e a criança sofre pelo resto da vida por causa de seus condicionamentos inconvenientes e maus hábitos.

 

TODA CRIANÇA PRECISA DE TRATAMENTO ESPECIAL.
Precisa que a ensinem a aprender …Mães precisam aprender a ensinar

 

Vi um site sobre autismo / autistas www.inspiradospeloautismo.com.br

importante incluir o irmão ‘normal’

Li uns artigos …que me lembraram as aulas do Normal:

 

Na realidade, o que crianças com necessidades especiais precisam,
é o que TODA criança precisa para ser bem educada e bem formada psicologicamente .

Eles dão princípios BÁSICOS de COMO EDUCAR – que eu vi na     escola normal…

Crianças ‘ normais’ crescem e aprendem sozinhas, mal e mal,
pelo modo como vêem os pais fazerem ou é a vida ao seu redor

Crianças ‘especiais’ precisam que   ENSINEM   a APRENDER mas os métodos são os mesmos de qualquer aprendizado: até cachorro e macaco aprendem
Chimpanzés, aprendem mais rápido do que crianças de até dois anos, ou até quando comecem a falar !

Toda educação e aprendizado, tem base em REFLEXOS CONDICIONADOS  

A criança entra com o material: barro ou ferro, mas depende do artesão dar lhe a forma desejada e             é preciso buscar os métodos adequados para obter essa forma


Deixar por isso mesmo
, é   ENSINAR que eles não precisam aprender NADA
 a cabeça da criança é o que vale para resolver os problemas da vida:
cria pessoas turronas, rebeldes, avessas ao aprendizado

A Bíblia diz   a criança [entregue] a si mesma envergonha a sua mãe. Pv 29.15
A vara e a repreensão dão sabedoria

‘VARA’ fala de criar condicionamentos aprovação/ reprovação: castigo físico em último caso: aliás, vara é reguladora pois QUEBRA se usada com muita força

 

O QUE ENSINAR ?  conforme a necessidade IMEDIATA

*Não adianta ensinar palavras compridas ou inglês,a criança precisa prender coisas básicas que lhes formem o caráter, o modo como vão lidar com as circunstâncias da vida ; Ex

 

1-   Não correr para longe dos pais ( é medida de segurança)
       precisa aprender a ficar perto dos pais, ( subliminarmente, de Deus )
> Na adolescência também irá querer trilhar seus caminhos longe dos pais…
foi condicionado a Achar lindo, Pensa que é divertido ! ( mas é inconseqüente!)
2-  Não gritar, não falar alto ( A SE FOR CONDICIONADO QUE PRECISA GRITAR PARA OBTER AS COISAS, VAI PASSAR A VIDA TODA ‘ GRITANDO’ COM AS PESSOAS _ vai se tornar uma pessoa agressiva e desagradável, que o fará ‘ gritar’ mais ainda e poderá ficar uma pessoa revoltada:
– pois ninguém gosta de ser ‘obrigado a fazer as coisas no grito’

E, no mínimo, pessoa inconveniente como os do cortiço em frente de casa,
– que não estão nem aí para o direito dos   outros…

3- Não chorar à toa _ cria um condicionamento psicológico de que CHORAR: PASSA A MENSAGEM: veja como eu estou sofrendo, veja como você é má   por me fazer sofrer.Torna-se   adulto >  depressivo, que culpa os outros, ou usa de chantagem
                                                       emocional para conseguir o que quer

 

4- JÁ VEM … ( criança pequena precisa BRICAR DE ESCONDER …
começa com ele sentado no cadeirão e põe um pano à frente

O nenê APRENDE que não a VÊ (pensa que sumiu) mas chama-o pelo nome:
mas sua voz   chamando o nome dele dá a segurança   que ele precisa para não temer
uh ! uh ! Fulano, ACHOU !!! Depois fala : Mamãe já vem

( é método de associação um passo além… e assim vai até condicionar o JÁ VEM à segurança que a brincadeira inicial deu à criança e ela sabe que mesmo sem ver você, você está aí e vai aparecer de novo   )
depois progride para ‘Tchau !’ ( e evita uma choradeira cada vez que alguém sai )

A questão não é o choro em si, mas o modo como reage à situação

Cada vez que age mal reforça um comportamento negativo, ruim para a própria criança

 

Trata-se de conceitos inconscientes que são trabalhados a cada situação, caso contrário,

– fica pessoa ‘grudenta’ que requer a atenção toda para si, não suporta ser deixada só ;
depende dos outros , da presença física, e precisa estar sempre rodeada de pessoas,
>   para se sentir bem, segura, aceita, feliz …

5- O RELÓGIO_ dá noção de tempo, que ‘vai chegar a hora’, vai chegar o momento, a vez de …

é como por linhas numa folha de papel e branco: dá segurança à criança, aprende o que vai acontecer só de olhar no relógio ( mesmo que não saiba as horas) Dá segurança, fica uma pessoa que sabe esperar sua vez, que não precisa ter tudo na hora que quer ( com   medo de ficar sem…)

Passar   um tempo significativo com a criança:,mostrando no relógio que é o momento DELA:   brincar com ela, DEIXAR QUE DIRIJA A BRINCADEIRA,
CONVERSAR COM ELA de modo inteligente, no nível dela

* Ensina o conceito de DEPOIS …
e a criança não se sente abandonada quando os pais conversam entre si ou tem visitas.
Não fica um adulto chato que precisa ser o centro das atenções o tempo todo

 

MAIS IMPORTANTE : A CABEÇA DA MÃE:
1- DEFINIR QUE ENSINO É PRIORIDADE e AS PRIORIDADES DO ENSINO

1.1 quando Deus confiou os filhos aos pais, deu capacidade latente para cuidar deles

1.2   MÃES precisam ser ensináveis e não ter preguiça de aprender a ensinar os filhos

Acontece que as mães querem que os filhos aprendam mas não querem se dar o trabalho de aprender a lidar adequadamente com os filhos :
Não espere do outro o que você não está disposto a fazer !

1.3  Não jogue para o outro o que é sua responsabilidade :
há mães que esperam o pai chegar do serviço para que disciplinem os filhos

ERRADO ! a criança já esqueceu o que fez de’ errado’ 😮 comportamento inadequado

Mães ficam com a criança o dia todo e compete a elas educar os filhos pequenos

Deixa o pai descansar quando volta para casa do serviço,
ter relacionamento prazeroso com os filhos

J se chega em casa só para corrigir os filhos e se aborrecer com eles

POR QUE VOLTAR PARA CASA ????
Cada um tem sua função: que a cumpre dignamente

Gente ao seu redor são ferramentas de Deus para moldar você do jeito que Ele quer :     Qual o seu problema nessa situação?  Leve-a ao Senhor ! Isaías 48.17

O Senhor   ‘ensina o que é útil e guia no caminho que deve andar‘ mas não obriga!

Você precisa decidir seguir a orientação de Deus :   isso é obedecer

J Basicamente,  EDUCAR É ENSINAR A  OBEDECER

é ensinar que é melhor decidir seguir as regras

2- TRATE PRIMEIRO DE SUA ATITUDE

POR QUE …? dá a chave da dificuldade. Ez 36.26
Deus quer tirar o ruim e por o bom : você precisa querer e deixar Ele fazer a obra!

3- BUSCAR do Senhor   o modo como fazer: requer humildade +   dependência de Deus

orar cada dia o ‘Pai nosso…’ pensando em cada frase!

 

COMO  SE EDUCA  ?

1- não trabalhar em muitos conceitos ao mesmo tempo.estabelecer prioridades

 

2- MOSTRAR _ REPETIR,   REPETIR, REPETIR _ VERIFICAR
se não aprendeu :
REFORÇAR _ mostra, de novo, o mesmo conceito mas de modo diferente
VERIFICAR _  se aprendeu,   passar para outra lição.

Às vezes, havendo resistência ou dificuldade, passar para outra ‘lição’ e depois voltar na que deixou para trás.         Deus faz assim com a gente

 

3- ATITUDE : calma, firme : OLHAR NOS OLHOS, NA ALTURA DA CRIANÇA( por no cadeirão, sentada na pia , na mesa _ e ao adulto sentado na cadeira…)
   Falar baixo, não estimular demais

O cérebro precisa de silêncio e de tempo _ para processar as informações recebidas !

Daí o prejuízo da TV são muitas informações e cores e barulho, ao mesmo tempo, no cérebro da criança : ela fica quieta por   estar sobrecarregada de informações que não consegue digerir tão rapidamente.

PERIGOS
1-
 ficar pessoa que precisa ser muito estimulada exteriormente, para fazer as coisas:
pode acarretar dificuldades na escola : sala de aula não é páreo para a telinha da TV
2- Não consegue fazer coisas sozinha, por si mesma: precisa sempre de alguém puxando motivando incentivando_ e se essa pessoa motivadora for uma pessoa do MAL ?
Condicionada a não pensar/ decidir pelo bem por si mesma, fica à mercê do mal
–  e os pais não estão sempre por perto !