oc 12 Missa do galo

24.12 Ouviu falar? Sabe o que é?
Precisamos saber a origem dos costumes que vivemos. Confira!

   Antigamente, há uns 70 anos atrás, não se comemorava o Natal como hoje. Apenas se fazia um presépio, os mais fervorosos iam à missa do galo. O costume da Ceia veio  por causa do lanchinho que se comia antes de dormir, na volta da  missa do galo.
Quem não fosse à missa do galo, 
fazia oração em torno do presépio,  e PRONTO!     

  Os presentes vieram transferidos do costume do DIA DE REIS EM QUE SE DAVA UMA MOEDA ÀS CRIANÇAS LEMBRANDO OS PRESENTES TRAZIDOS PELOS MAGOS DO ORIENTE A JESUS , Mateus 2

    Aaos poucos, costumes foram sendo acrescentados   associando-se o Natal à figura do Papai Noel, inicialmente  um duende que mora no Polo Norte e distribuia brinquedos às crianças boazinhas em carro puxado por renas…

 Para cristianizar a tradição, disseram referir-se a um monge  turco que, no início do inverno, distribuía moedas às famíias pobres.

 Comemorar é importante, mas convém se manter o devido foco separando o costume mundano do real significado do nascimento de Jesus, porque certamente não foi em 25 de dezembro. Aliás, 

                    QUALQUER DIA É NATAL
QUANDO JESUS ‘NASCE’ NO CORAÇÃO DE ALGUÉM.

Origem da Missa do Galo ( extr.  do Google)

     

Tradicionalmente, a Missa celebrada na véspera do Natal é denominada Missa do Galo devido à celebração da Eucaristia que deve acontecer a meia-noite do dia 24 de dezembro,
– isto é, na véspera de Natal.
A Missa foi instituída pelo Papa São Telesforo, no ano 431.
Desde o século IV, um hino latino cantado na cerimônia do Natal aponta o nascimento do Cristo no meio da noite. Daí o costume de assumir a meia-noite como hora do nascimento de Jesus.
A comunidade cristã de Jerusalém ia em peregrinação a Belém, para participarem da Missa do Natal, na primeira vigília da noite dos judeus, na hora do primeiro canto do galo.
Anteriormente, no dia 25 de dezembro, as festividades eram pagãs, já que nesta data celebrava-se o Deus do Sol.
O Imperador romano Constantino, convertido ao cristianismo,
instituiu a Festa de Natal neste dia. Em Roma, celebra-se a Missa do Galo desde o século V, na Basílica de Santa Maria Maior.

Segundo o Monsenhor José Roberto Rodrigues Devellard,
Coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio,
o nome ‘Missa do Galo’ originou-se pelo fato de Jesus ser conside-rado o
‘sol nascente das alturas’  que veio nos visitar.Lucas 1.78 RA
  Só a Missa do Galo e a Missa de Páscoa são celebradas à meia-noite, pois nelas há o sentido de procurar a luz no meio da noite.

‘ O galo, considerado ave sagrada no antigo Império Romano,
passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão : esta ave, a primeira a ver os raios de sol, canta anunciando um novo dia
: ao reverenciar o sol nascente (Obs do site: mas não diz ser o deus dos persas)  o galo estaria louvando, primeiramente, a Jesus Cristo.
Ele lembra que as Igrejas mais antigas têm um galo em seus campanários…( Obs:também não diz que esse galo no campanário tem um simbolismos oculto para certas sociedades secretas_ pesquisar no Google)
Por fim, por causa da violência, em algumas cidades, como a do Rio de Janeiro, ‘o galo começou a cantar mais cedo’ , referindo-se à necessidade de antecipar o horário da Missa da véspera do Natal’
Explicação do Monsenhor Devellard

Colunas Coluna do Padre Benedito
Seg, 25 de Dezembro de 2006 20:09

fonte:  Testemunho de fé do dia 24 a 30/12 2006 /p. 3   extr   www.jesusbompastor.org.br