02 a cidade de Tiro, Ez 4vt.dv

4 vt.dv

A cidd de tiro, Ez

 

Conhecendo as Escrituras, conhecemos a Deus.
* Só porque ( assim conhecemos os critérios de Deus) os habitantes de Tiro se alegraram com a destruição de Jerusalém, dizendo: ‘- Bem feito! ‘ _ o Senhor decretou a destruição da cidade que só se cumpriu cabalmente muitos anos depois … com a invasão de Alexandre, o Grande (Deus usou o enorme exército de Alexandre para cumprir APENAS UMA FRASE das Escrituras) O que Deus diz é  ‘pra valer…’   Jr 1.12

‘por tuas palavras serás justificado, e
por tuas palavras serás condenado’ Mt 12.37 ACF

& Imagine como será passar pelo Tribunal de Cristo
(os salvos, Rm  14.12, 2 Co 5.10 > 1 Co 3 )
–  e ante o Trono Branco, no Juízo Final, Ap 20.11-15

* Também faz avaliar  melhor extensão e a grandeza da nossa salvação em Cristo: ‘as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.
              – Novas são cada manhã’  Lm 3.22-23

&   ver no Google sobre o cerco de Tiro por Alexandre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerco_de_Tiro#:~:text=332%20a.C.&text=Em%20332%20a.C.%2C%20Alexandre%2C%20o,sete%20meses%2C%20mas%20Tiro%20resistiu.

A profecia se cumpriu em duas fases:
com Nabucodonozor e com Alexandre, o Grande

ver https://defendendoafecrista.wordpress.com/2017/06/25/profecia-cumprida-tiro-foi-destruida-e-nunca-mais-edificada/

 

afinal,
A CIDADE EXISTE OU NÃO EXISTE?

 

obs: a foto só aparece no FACE

 

Está vendo a foto acima? é uma vista área da cidade de Sur,  no Líbano. Eu explico melhor sobre isso depois, parece que é algo estranho entre ‘o continente’ e a ‘ilha’ não é mesmo

& OBS DO AUTOR  antes que me digam que estou colocando coisa religiosas não estou colocando nada, afinal não posso dizer sobre o Alcorão, mas a Bíblia católica das outras só tem sete livro as mais que são apócrifos, mas ainda assim de importância histórica (Macabeus por exemplo) no resto só há UMA Bíblia seja católica, Adventistas, Universal, Assembleia de Deus ….

 

Todas elas tem o livro de Ezequiel e vou dar os capítulo 26 do verso 1 até o 7 vamos dar uma olhada?   Ezequiel 26.1-7 

 

‘No undécimo ano, no primeiro dia do mês, veio a mim a palavra do Senhor dizendo:   Filho do Homem, Visto que Tiro disse no tocante a Jerusalém :
Bem feito! (obs do site:  versão ARA 1993)
ver Sl 40.15 (em outras  versões consta: Ah! Ah!)

Está quebrada a porta dos povos, abriu-se para mim e me tornarei rico, agora que está assolada

   Assim diz o Senhor: Eis que estou contra você o Tíro, e farei subir muitas nações, como faz o mar subir as ondas, Elas destruíram teus muros e deitarão abaixo tuas torres e eu varrerei o seu pó e farei uma penha descalvada. No Meio mar virá a ser um enxugadouro de redes por que eu anunciei diz senhor e ela servirá de despojo para todas as nações. Suas filhas que estão no continente serão mortas a espada e saberão que eu sou o SENHOR. Por que assim diz o SENHOR DEUS: Eis que trarei contra Tiro Nabucodonosor, o rei da Babilônia, desde o norte, rei dos reis, com cavalos, carros e cavaleiros e com a multidão muitos povos’.

 

Antes de entrar na profecia, propriamente dita,

– temos que lembrar a civilização  Fenícia
tinha cidades-estado como Sidom e Biblos
que, como Tiro, faziam comercio, só que a cidade de Tiro se enriqueceu muito, tanto que a vaidade passou a ser algo normal dos habitantes, aliás vale lembrar que as madeiras e outras coisas do templo de Jerusalém vieram de lá quando Davi fez aliança com Hirão que era Rei de Tiro e essa aliança foi mantida por Salomão.  Mas em

em 586 a.c
Nabucodonosor invade e destrói Jerusalém e leva o povo de Judá  cativo, pois bem o povo de Tiro num exercício de vaidade resolveu comemorar desgraça alheia e vender alguns Judeus como escravo:
  isso acendeu a ira de DEUS contra a cidade de Tiro

*Mas DEUS não condenara o Seu povo da época por causa da apostasia?! Sim, mas o problema foi que, além de  lucrar com a desgraça alheia,  se alinharam a Nabucodonosor para destruir Jerusalém

* No entanto,  um ano depois Nabudonosor estava era na cidade Tiro para assolá-la.

* No caso, Tiro se dividia entre ilha e continente(como Florianópolis-SC é hoje, por exemplo)

só que naquela época não tinha pontes e nada, Nabucodonor cercou a cidade durante 13 anos e

em 572 a.C
destruiu a parte continental
e diante disso o rei de Tiro da época que ficava na ilha, aceitou a dominação de Nabucodonosor
– desde que não atrapalhasse o comércio dele

– Aí acabou tudo certo.

Em 539 aC

Ciro, o Grande, invade Babilônia e ordena a reconstrução de Jerusalém
*Ordena também que Tiro, agora sob seu domínio, forneça madeira para a reconstrução.

‘Então a profecia não foi cumprida!’ exclama o incrédulo, mas olha o texto ‘Muitas nações’ e não apenas uma, no caso dos Judeus contemporâneos foi só uma, ou seja o recado de DEUS foi claro: ‘Vocês sentiram a desgraça em quantidade pior’.

 

o Império medo-persa iniciado por Ciro cai sob

Alexandre, o Grande.

em 333 aC

 

Entre 333 e 332 a.c  Alexandre o Grande, resolve cercar a cidade avisar aos habitantes que não se rendesse não seria poupada as vidas, se rendesse eram vivos, então os habitantes tiraram sarro dele, até que ele resolveu usar as ruínas da Tiro continental para fazer um aterro: construir uma passarela para os soldados passarem, afinal a ilha estava 700 metros do continente e assim a profecia de tudo foi atirado ao mar se cumpriu, ou seja já eram duas nações que vieram para cima daquela cidade.

 

E a cidade, hoje,  chamada ‘Tiro’?

*Na verdade se chama Sur, é um povoado bem modesto, se acha entre as ruínas do tempo de Roma e Grécia, mas do tempo dos fenícios ninguém achou até agora e se ninguém achou, ninguém achará,

 

 por que Alexandre o Grande a lançou ao mar.

*Curiosamente essa cidade de Sur é a sede do grupo terrorista Hezbollah
A principal atividade comercial além do turismo  sabe qual é?…. a pesca!

‘te farei enxugadouro de redes’.

 

Mas por que ainda chamam essa cidade de Tiro? Não se sabe…

Mas infelizmente todo mundo(com exceção dos Libaneses e talvez os árabes e israelenses ao redor) chamam ela de Tiro o que é meio errado.
*Ruínas tem sim, mas é do tempo de Grécia de Roma, então já bem longe dos tempos da profecia e uma cidade que hoje tem como base a pesca…. está claro que a profecia foi cumprida e que Tiro não existe mais, só a cidade Sur que é chamada de ‘Tiro’ por costume popular …-x-