uma palavra de consolo

Sentimentos nos Salmos(fast food)

FAST FOOD  # Princípios espirituais são inexoráveis   como  os físicos: açúcar adoça e sal, SALGA  !     – Também precisam do SIM / NÃO como  moedas precisam  ser cunhadas dos dois lados, para serem válidas   ou a eletricidade precisa dos pólos negativo e positivo para funcionar.

‘Bem aventurado  quem  NÂO …( faz como todo mundo)  ANTES  (sim) tem seu prazer na Lei do Senhor e nela medita dia e noite, Sl 1.1-2  Nos Salmos, direções de Deus para todo tipo de ânimo, ou desânimo. Confira ! 

Melhor, mesmo, é você selecionar tudo, copiar e colar no seu computer.
>   IMPRIMIR e  TER À MÃO  para ler  QUANDO PRECISAR…

Está   ACABADA ? assim estava o salmista no Sl 39 Depois,  ler o Sl 40

 ABATIDA  ? SL 42  e 43 e 44. 25 ‘nossa alma está abatida até ao pó; nosso ventre se apega à terra. Levanta-te em nosso auxílio, e resgata-nos por amor das tuas misericórdias.26

AVEXADA ?l  44. 15 ‘ minha confusão está constantemente diante de mim, a vergonha… me cobre’
ATOLADA _ em coisas para fazer ?   Sl 55.
cheia de cuidados com a casa, com os filhos, marido, serviço, filhos, igreja? O que mais?  SUA   ATITUDE QUE FAZ DIFERENÇA: 55. 22-23’ Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e  Ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado…eu em Ti confiarei!

ATACADA, sem piedade? _  salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me, 57.3.  Atitude que faz diferença: 1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti;  à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Clama-
rei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.(FÈ) 3 Ele enviará desde os céus, e me salvará… (Selá.) Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade… 7 Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores. 8 Desperta, glória minha; desper-tai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. 9 Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. 10 Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens.11 Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.

PRECISA DE  ALEGRIA  ? 45. 7 Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus,o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

Alegria _ perde-se ao pecar : 51. 12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação ( deixaste o 1º. Amor,  Ap 2.4 )  e sustém-me com um espírito voluntário.

Precisa  se sentir   ACEITA POR DEUS ?   Atitude que faz diferença: quebrantamento ! Sl 51. 17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado;  a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus._ ‘não te estribes no teu próprio entendimento,  Não sejas sábio aos próprios olhos ‘ ( Pv 3 )   Deus resiste aos soberbos !  Tg  4.6

ALÍVO_ urgente ?  Atitude que faz diferença>  Vinde a MIM _ todos cansados, sobrecarregados, oprimidos: EU VOS ALIVIAREI ! _ Como ?
‘crê em Mim como diz a Escritura!’   João 7.38 

1º ) você crê ? não na mente, no fundo do seu ser? Sem fé é impossível agradar a Deus  Hb 11.1,6

2º.) você vai a Jesus ?  Amigas, atividades, orações, ajudam,
 mas só Jesus resolve de fato!

3º.) você faz como diz a Escritura ?
i)  tomai sobre vós o Meu jugo : você aceita o senhorio de Jesus ? para o rebelde não há paz  ‘ e quem se endureceu contra ele e teve paz?’  Jó  9.4
ii)  Aprendei de Mim ... você é ensinável?   ‘ nelas não há mudança’
–  não  se conferem com a Palavra  para se acertarem !  como antigamente a gente se olhava no espelho para acertar a costura da meia, antes de sair.
‘Deus ouvirá, e os afligirá. Aquele que preside desde a antiguidade (Selá),
‘não há neles nenhuma mudança,portanto não temem a Deus.Sl 55.19

– você é maleável nas mãos de Deus ?  aceita a direção da Palavra ?
‘ Não sejas como o cavalo e a mula que precisam de  cabresto( de rédea curta)  para que não se atirem a ti  Sl  32.9   (revoltado contra a direção de Deus)  ‘guiar-te-ei com Meus olhos’  você olha para Jesus ? a Palavra Ap 19.13

iii)  _ que sou manso e humilde de coração
 MANSO _  não briga com as circunstâncias : encara como desafios: e ora : – Senhor,dá-me  coragem para mudar o erro, serenidade para aceitar o que não posso mudar, SABEDORIA para reconhecer a diferença
HUMILDE _ não briga com as pessoas : não precisa pisar nelas para se sobressair não precisa se opor a elas provando ser mais…que elas  não precisa desprezar  quem não é  igual  a você.  O humilde não é capacho de ninguém: aceita a si mesmo e aos outros COMO SÃO. Sabe falar com brandura, pois ‘ a ira se abriga no coração dos tolos’ ( Ec  7. 9 )  ‘ é  glória  sua  passar por cima da ofensa’  ( Pv 19.11) *Sabe que Deus é por ele, pois ‘Deus resiste aos soberbos…dá graça aos humildes’ Tg 4.6
se Deus é por nós, quem será contra nós?’  Rm 8.31    J

A_  AMEAÇADA, em perigo ?  Sl 91  Esse salmo não é para qualquer um.  Saiba   para quem é esse salmo:
o que HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO,  condições: Sl 15 e 24
O Senhor é teu Deus_ Não há ídolos em sua vida, Os ídolos do homem moderno são: poder, dinheiro, prazer, ‘sabe-tudo’  e reconhecimento 9 sou o bom, aplaudam-me) Também tortuosidades escondidas no coração

o que se apega só a Deus:porque a Mim se apegou com amor, Eu o livrarei’   Sl 91.14 ?

A_  ALIANÇA DE DEUS COM DAVI EXPRESSA A FIDELIDADE DE DEUS À SUA PALAVRA, Sl 89

A_  ALEGRIA PELA SALVAÇÃO :   Deus não nos trata como merecemos!
Sl 65. 3 Prevalecem as iniqüidades contra mim; porém tu limpas as nossas transgressões.

A_  AGONIADA ? Sl 70 1- APRESSA-TE, ó Deus, em me livrar; SENHOR, apressa-te em ajudar-me.  Xô !  2 Fiquem envergonhados e confundidos os que procuram a minha alma; voltem para trás e confundam-se os que me desejam mal. 3 Virem as costas como recompensa da sua vergonha os que dizem: Ah! Ah!     Faz a diferença:  Comunhão com irmãos : 4 Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus. #  5 Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus  (elas ajudam mas não resolve).  Tu és o meu auxílio e o meu libertador; SENHOR, não te detenhas.

A-  ASSOLADA ?  Sl 74  e 79 . 7 Porque devoraram a Jacó, e assolaram as suas moradas.ORAÇÃO :      8 Não te lembres das nossas iniqüidades passadas; venham ao nosso encontro depressa as tuas misericórdias, pois já estamos muito abatidos.9 Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos,  perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.10 Porque diriam os gentios: Onde está o seu Deus? Seja ele (Deus) conhecido entre os  gentios, à nossa vista, pela vingança do sangue dos teus servos, que foi derramado.

A_ ACOLHIDA NO TEMPLO DO SENHOR _  quem anseia estar lá…84.1-21 QUÃO amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! 2 A minha alma está desejosa, e desfalece  pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Sl 84 .3 Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si…(e) seus filhos, até mesmo nos teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu.4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.)  Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.6 Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. 7 Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus. 8 SENHOR Deus dos Exércitos, escuta a minha oração; inclina os ouvidos, ó Deus de Jacó! (Selá.) 9 Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido .10 Porque  vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios. 11 o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão. 12 SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.
A_  ADOREMOS _ Sl 96 1 CANTAI ao SENHOR um cântico novo,6 Glória e majestade estão ante a sua face, força e formosura no seu santuário.  9 Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.
Dizei entre os gentios que o SENHOR reina. O mundo também se Firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão.11-12  Alegrem-se … 13 Ante a face do SENHOR, porque vem, porque vem a julgar a terra;
julgará o mundo com justiça e os povos com a sua verdade.( eqüidade)

A_   ASSOLADO O SANTUÁRIO _ Sl  102  J Muitas vezes, nós, santuário do Espírito Santo nos vemos assoladas  por causa de nossas rebeldias e  dura cerviz  ante o Senhor…

ANGUSTIADA ? Sl 120.1 NA minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu.

ANGUSTIADA MUITAS VEZES,  mas NÃO DESTRUÍDA !  Sl 129 _ ler  … antecipando a vitória 1 MUITAS vezes me angustiaram desde a minha mocidade, diga agora Israel;  2 Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade; todavia não prevaleceram contra mim. Os lavradores araram sobre as minhas costas; compridos fizeram os seus sulcos   (  Jesus)  4 O SENHOR é justo; cortou as cordas dos ímpios. _ J  Aleluia !
  Xô !   5 Sejam confundidos, e voltem para trás todos os que odeiam a Sião. 6 Sejam como a erva dos  telhados que se seca antes que a arranquem.7-8 J  e vira NADA!  nem são abençoados!  8b_  nós vos abençoamos em nome do SENHOR _ ( esses que são indestrutíveis!)

A_ ANGUSTIADA !  Sl 143 o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado.  Faz diferença:    5 Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito  6- 10    LER EM VOZ ALTA QUANDO ESTIVER ANGUSTIADA !    ORAÇÃO_  11 Vivifica-me, ó SENHOR, por amor do teu nome;  por amor da tua justiça,  tira a minha alma da angústia. 12 E por tua misericórdia desarraiga os meus inimigos,
– e destrói a todos os que angustiam a minha alma; pois sou teu servo.   (é, MESMO?)