Sl 109 colhe o que planta

Salmo 109  O salmista clama a Deus por  estar cercado de  pessoas que lhe são contrárias, que se lhe opõem com mentiras, cuja boca está cheia de maldições em meio às quais é necessário viver com integridade, declarar com fé a Palavra  pois precisa muito  da proteção do SENHOR  para conviver com pessoas ‘boca pesada’ pois más palavras ferem  mais do que punhais, envenenam a alma dando legalidade ao inimigo para atrapalhar nossa vida. Mesmo que ‘o inimigo se levante só para cair’ , como dizia alguém 

109.1 ORAÇÃO:  Ó Deus do meu louvor, não te cales ! pois ….
109.2-4 SITUAÇÃO : contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos;  com mentirosa língua falam contra mim. Cercam-me com palavras odiosas,sem causa me fazem guerra. 4 Em paga do meu amor, me hostilizam; Gabarito eu, porém, ORO..
109. 5  SITUAÇÃO  Pagaram-me o bem com o mal;  o amor, com ódio.
109.[ 6- 15    Obs: na sua Bíblia,  junte os números dos versos com [ chave escreva e à margem:( j )  jota minúsculo, de juízo)    o salmista ‘mete a boca’ nos seus inimigos. Se Deus permitiu que ficasse anotado nas Escrituras, deve haver um lição para nós pois diz: ‘tudo o que foi escrito, para o nosso ensino foi escrito ‘ Romanos 15. 4 . De fato, perdoar e amar inimigos tem a ver com a atitude do meu coração em relação a eles mas, independente de minha atitude, da qual só eu vou dar contas a Deus,( Rom 14.12 ) a injustiça dos ímpios e maus não ficará impune. . Imprecações contra os maus apenas clamam para que a justiça de Deus se manifeste. Cristãos precisam aprender a declarar  a vitória da cruz contra o mal   e  pedir que Deus alcance o pecador  com salvação.   

 109.[ 6- 15  ( j )  Suscita contra ele um ímpio, à sua direita esteja um acusador. 7 Quando o julgarem, seja condenado; tida como pecado, sua oração. 8  seus dias sejam poucos, tome outro o seu encargo. 9 Fiquem órfãos seus filhos,e viúva, sua esposa. 10 Andem errantes  seus filhos e mendiguem;sejam expulsos das ruínas de suas casas.11 De tudo o que possuem,, lance mão o usurário;  do fruto do seu trabalho, esbulhem-no os estranhos.12 Ninguém tenha misericórdia dele, nem haja quem se compadeça de seus órfãos. 13 Desapareça sua posteridade,  e na seguinte geração se extinga seu nome. 14 Na lembrança do SENHOR, viva a iniqüidade de seus pais,  e não se apague o pecado de sua mãe. 15 Permaneçam ante os olhos do SENHOR,  para que faça desaparecer da terra a memória deles. Porquanto … ( # ) Deus concorda que tudo isso sobrevenha   a quem …
109.16   ERRO  não se lembrou de usar de misericórdia,  mas perseguiu o aflito e o necessitado,  como também o quebrantado de coração,  para os entregar à morte.
109.17   P   Amou a maldição; ( ~ ) que ela o apanhe
            ATITUDE:   não quis a bênção; ( ~ )  que ela aparte-se dele.

109. [18-19  SITUAÇÃO  Vestiu-se de maldição como de uma túnica:  que ela penetre, como água, no seu interior  e nos seus ossos, como azeite. 19 Seja-lhe como a roupa que o cobre  e como o cinto com que sempre se cinge.
109. 20 ! ! !  Tal seja, da parte do SENHOR, o galardão dos meus contrários  e dos que falam mal contra a minha alma.
109.21 ORAÇÃO:  Mas tu,SENHOR Deus, age por mim, por amor do teu nome;  livra-me, porque é grande a tua misericórdia. 22 Porque
109. [ 22-25   SITUAÇÃOestou aflito e necessitado e, dentro de mim, sinto ferido o coração. 23 Vou passando, como a sombra que declina;  sou atirado para longe, como um gafanhoto. 24 De tanto jejuar, os joelhos me vacilam,  e de magreza vai mirrando a minha carne. 25 Tornei-me para eles objeto de opróbrio;  quando me vêem, meneiam a cabeça.
109.[ 26-29   ORAÇÃO:   Socorre, SENHOR, Deus meu!  Salva-me segundo a tua misericórdia. 27 Para que saibam vir isso das tuas mãos;  que Tu, SENHOR, o fizeste. 28 Amaldiçoem eles, mas tu, abençoa;  sejam confundidos os que contra mim se levantam;  alegre-se, porém, o teu servo. 29 Cubram-se de ignomínia os meus adversários,
e P <  a sua própria confusão os envolva como uma túnica. (P< Princípio bumerangue)
109.30 ATITUDE  Muitas graças darei ao SENHOR com os meus lábios;  louvá-lo-ei no meio da multidão; porque...
109 .31[  é ] Se põe à direita do pobre, para o livrar dos que lhe julgam a sua alma   -x-