Sl 117 louvor de todos

Salmo 117   Bem no meio da Bíblia, o capítulo mais curto,  conclama a TODOS os   gentios de  todos povos,  a reconhecerem a soberania de Deus louvando ao Senhor  117.1 >>>Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos. 2- porque…
.2 ( SR)  mui grande é a sua misericórdia para conosco,  e a fidelidade do SENHOR subsiste para sempre.  Aleluia !
Obs: o salmo todo é só este  versículo mas, quantos  ensinos   em tão pouca palavras.  

1- Louvai  … é um modo de se aproximar de Deus : há os que se chegam a Deus só para pedir, às vezes, para agradecer e quase nunca para louvar quando  a ordem deveria ser inversa.LOUVOR, GRATIDÃO, PETIÇÕES.
2- ao SENHOR … aqui,refere-se ao nome pessoal de Deus, YHVH ( lê-se  Yavé  ou Jeová ) como ele Se dá a conhecer querendo ter intimidade com o homem. Remete a Jesu que disse: EU SOU …tudo o que ele veio para ser aso que O aceitam.

3- Yavé não é Deus exclusivo de Israel : pelo contrário,  Deus escolheu os que escolheram crer  e ter aliança com Ele a fim de manifestar Seu nome e Seu poder a todos os povos de modo que todos abandonassem os ídolos e se voltassem para Deus

4  Misericórdia ( deixar  viver o que merece morrer) é o primeiro motivo : Deus chama todos a Si para que vivam . Sejam religados a Deus  no seu espírito desde o momento em que O  aceitam e, ao morrer, vão  para sempre com Ele no céu.

5 Fidelidade (Deus não muda,   é sempre o mesmo  Pode-se confiar no Seu caráter e na Sua Palavra )  diferente dos deuses que são exigentes e temperamentais. As pessoas  sempre estão com medo dos deuses e se submetem aos  mais absurdos cultos para não lhes despertar a ira.  -x-