sl 129 não prevalecerão

Salmo 120 a 134 : série chamada de CÂNTICO DOS DEGRAUS.Hoje é salmo 129 

Salmo 129   Testemunho  de vitória
129.1  SITUAÇÃO  Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade,  Israel que o diga; 2 desde a minha mocidade, me angustiaram  todavia, não prevaleceram contra mim.

 Ao chamar e enviar Jeremias, Deus deu a promessa :  E eles pelejarão contra ti, mas não  prevalecerão ; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar’  ( Jr 1.19. ) Assim, todos os que são chamados e enviados pelo Senhor estão sob esta mesma promessa.
Também Jesus disse: ‘ sobre esta pedra ( o fato de ser Jesus o Cristo)   edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão  contra ela’ ( Mt 16.18)
  Aleluia!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

De volta ao texto do salmo 129

129.3 ( remete a JESUS )
             Sobre o meu dorso lavraram os aradores;  nele abriram longos sulcos  mas…
129.4  o SENHOR é justo;  cortou as cordas dos ímpios
. (#) porque Deus é justo, Jesus ressuscitou pois não tinha pecado próprio  e porque Deus é justo,aceitou o sacrifício de Jesus em lugar do pecador e, assim, o pecador pode ser justificado.
128. 5 ! ! !  Sejam envergonhados e repelidos  todos os que aborrecem a Sião! 6 Sejam como  ( nada …) = a erva dos telhados,  que seca antes de florescer 7 com a qual não enche a mão o ceifeiro,  nem os braços, o que ata os feixes !  8 E  também os que passam não dizem:  A bênção do SENHOR seja convosco !  ( # ) quem não é abençoado, está mal …
 Abençoa ( os que estão próximos a ele)  Nós vos abençoamos em  NOME do SENHOR ! -x-

#  Há expressões que, para nós, parecem comuns ou passam ‘batidas’  mas tinham muito significado para os judeus  como, por exemplo, orar em NOME de Jesus . Essa expressão remete a muitas outras, encontradas especialmente nos Salmos,  em relação ao nome do Senhor . Associa  Jesus  à pessoa do Senhor ( Yavé)  e isso  deveria soar muito forte aos judeus e, aos discípulos,  teve um significado forte e especial .  Que consideremos de modo especial o privilégio de orarmos a Deus em nome de Jesus .-x-