Yahveh, o nome de Deus

Yhwh é um tetragrama impossível de ser falado; geralmente de diz: Yahvéh. Expressa o nome pessoal de Deus que o explicou como sendo: Eu Sou O Que Sou, ou O Eterno Eu Sou, Ex 3.14

*  Deus Se revela nas Escrituras de várias maneiras. Uma delas é através dos Seus diversos nomes e das atribuições do Seu nome pessoal: Yaveh.

Em algumas culturas, como a dos americanos ou europeus, é costume chamar as pessoas pelo que nós, brasileiros, chamamos de sobrenome; ex: Sr Silva, Sra. Costa, senhorita Oliveira.
Só se chama pelo primeiro nome entre parentes próximos ou quando a pessoa autoriza. Já aconteceu de reparar esse costume em filmes?

Dessa forma, Deus dá a entender que quer ter intimidade com Seu povo. Seguem as mais conhecidas atribuições do nome  Yhwh personificadas por Jesus.

Yhwh Jireh, o Senhor proverá (Gênesis 22.14) A primeira atribuição foi revelada por ocasião do sacrifício de Isaque quando um carneiro preso pelos chifres substituiu o rapaz no sacrifício.
………Jesus foi a provisão de Deus como Substituto do pecador ao morrer na cruz, João 1.29

Yhwh Eu Sou o que Sou  ( Êx 3.14) o nome pessoal de Deus ao se revelar a Moisés como  o libertador de Israel da servidão do Egito. Jesus deixava os judeus furiosos ao se apresentar como EU SOU… citado várias vezes no Evangelho de João: Eu sou o pão da vida (Jo 6.48)
Eu sou a luz do mundo (8.12)  Eu sou a porta das ovelhas (10.7)  Eu sou o bom pastor
(10.11) Eu sou a ressurreição e a vida  (11.25)  Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida

(14.6)  Eu sou a videira verdadeira, 15.1.


Yhwh  Rapha, Eu sou o Senhor que te sara  ( Êx 15.26) Revelado quando tirou o amargor das águas. Jesus curou a todos que se aproximaram dele buscando cura. Também está escrito:
‘pelas Suas pisaduras fostes sarados’ Isaías 53.5 e 1 Pedro 2.24

Yhwh Nissi, o Senhor minha bandeira ( Êx 17.15) na ocasião da vitória de Josué contra Amaleque.  Jesus,‘ que  venceu’ ( Apoc 5.5 ) e, por isso, é digno de todo louvor no céu. Deus  em Cristo, ‘sempre nos conduz em triunfo‘ (2 Co 2.14)

Yhwh Shalon, o Senhor é paz ( Jz 6.24) Revelado a Gideão quando chamado a libertar Israel da mão dos midianitas. Jesus é nossa paz (Ef 2.14). Ele disse:- Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe vosso coração, nem se atemorize’  João 14.27

Yhwh Sabaóth, o Senhor dos Exércitos (1Sm 1.3) O Rei da Glória referido no salmo 24 profetiza sobre o Messias vencedor: remete a Jesus ressurreto adentrando à glória de Deus
citado como ‘Senhor da Glória’ ( Tiago 2.1)

Yhwh Raah, o Senhor é meu Pastor ( Salmo 23.1) Davi reconheceu em Deus o cuidado de um pastor zeloso.Jesus declarou: eu sou o Bom Pastor…dá a vida pelas ovelhas, João 10.11

Yhwh Tsidkenu, o Senhor, justiça nossa ( Jr 23.6) remete ao Renovo justo que reinará com justiça. Jesus, o justo que reinará no Milênio (Ap 20.6)

Yhwh Shammah, o Senhor está ali (Ez 48.35) sobre a presença do Senhor na nova Jerusalém.
Interessante que ao indicar o nome do nenê gerado por Deus,foi: ‘seu nome será Emmanuel que quer dizer:’ Deus conosco’  Mt 1.23 > Ap 22.3

Há muito mais sobre os nomes de Deus mas conhecer estas, no nosso dia a dia, já será uma bênção  sem par. -x