03.12 Antecipando … dks

03.13  Mulher virtuosa ‘de longe traz o seu pão’, ( Pv 31. 14 ) Veja como essas palavras sábias se aplicam a nós, mulheres do séc XXI,  quase na época do Natal:  ANTECIPANDO  OS PREPARATIVOS PARA AS FESTAS de fim de ano,  aproveitando que outubro é mês meio ‘vago’ …

Sábia é quem segue a  orientação.da Palavra. Então, mãos à obra:
1- Comece  pela agenda: aliste  nomes, presentes e cartões. Planeje a ceia e a roupa [ das filhas, também.]  Agende visita a dois ou três lugares de compras, para comparar os preços e espiar as vitrines[ desmarque só em caso de calamidade pública] Anote tudo ,o que viu, onde viu, quanto custa !
2 – Prepare-se quanto às lembrancinhas:LEMBRE -SE que a criatividade compensa presentes caros .Certa vez, por falta de tempo, comprei muitos tapetinhos de banheiro. Valeu! Desde então, faço isso _ um ano é perfume, no outro é toalhinhas com motivos de Natal, e assim vamos indo. *Combine com amigas de comprarem por atacado:bijuterias, cremes corporais, tapetinhos, etc…
3- Planejado o que comprar, onde conseguir o dinheiro antes do 13º. ? Use a criatividade feminina  e comece uma cruzada de economia: _ Olhe a despensa:-  O que vai dar até o Natal ? Quando fizer a compra do mês, compre o estritamente necessário; com a diferença compre imediatamente algum ítem da lista de presente e já embrulhe, deixando só o laço para   ser posto na hora de dar o presente. Elimine o supérfluo, por uma boa causa. Substitua …
 volta ao básico feito em casa. yogurte por coalhada feita em casa.     Sucos prontos por sucos de frutas naturais ( maduras, são vendidas em bacias, no fim da feira) CHÁ …mate com limão EM VEZ DE REFRIGERANTES . Simplifique as sobremesas, voltando aos “bons tempos” canjica, doce de abóbora[ é só jogar açúcar por cima e deixar ferver] queijo c/ goiabada, sagú, gelatinas, pudinzinho Royal em tacinhas com enfeitinho por cima…PRONTO !
Para as crianças pequenas, incentive-as a tomar Nescau “de gente grande” e acabe com essas “coisas” de caixinhas que, além de serem caras, estão mergulhadas em alumínio que faz tremendo mal à saúde.   [ até poderia abrir espaço para mais dicas, com as suas sugestões ]

Quanto à arrumação e limpeza: Programe-se FAZENDO UMA COISA POR DIA, ou combine com a faxineira, uma faxina GERAL um mês  antes do Natal ,Deixando a faxina detalhada para depois das férias…Nas Festas, é só dar uma limpada ‘onde a sogre vê’ _ como dizia uma professora Há tempo para completar a casa toda e estar com tudo em ordem para o Natal de verdade.
REPASSADA NOS ARMÁRIOS E PLANEJAMENTO DAS ROUPAS DE FESTAS JÁ DEVEM ESTAR EM DIA. _( lembra da faxina de primavera? > Lavou as roupas mais pesadas, aos poucos, dispôs o que era  para o bazar, o que não serve mais vai para doações.)

Avançando em mais uma área, reduza os gastos com lanches no McDonalds, por exemplo. Programe as saídas para logo após às refeições e voltem imediatamente para casa. Peça uma pizza ( há lugares que se pedir duas, ganha refrigerante de 2 litros de brinde)  .Em vez de ir ao cinema, alugue filmes e faça pipoca em casa.  Envolvendo os filhos no projeto, eles terão boa vontade e se alegrarão com os resultados  O dinheiro economizado deve ser logo investido em  lembrancinhas e  FOLHETOS !!!

SIM,  folhetos para evangelizar pois Natal é aniversário de Jesus Ele é digno de que todos O   homenageiem: “como crerão   se não há quem pregue ? “

Bem,  TENDO FEITO  1-  a faxina de primavera, 2- estando a economizar para presentes e folhetos, 3- PLANEJAR CARDÁPIOS ( ver adendo) … 4- e próximo passo é nosso programa de beleza para receber o REI.. Pensar nas roupas e “atacar” o visual _ substituir o pão por frutas, massas por legumes. Chás em vez de refrigerantes, yogurtes desnatados   em vez de sorvetes. Nada de doces [só umas escapadas de vez em quando,   pois ninguém é de ferro ]
De manhã e à noite, limpeza e loção tônica + creme para o dia, ou para a noite Antes do banho, máscara = gema com mel, clara com limão, de frutas, etc.  No banho_ esfregar-se com bucha no sentido do coração = dos pés e dos cotovelos, para cima, Bucha na barriga e quadril até ficarem vermelhos. Hidratante dos pés à cabeça. TUDO COMEÇA NA CABEÇA E DEPENDE DE VC SE PROGRAMAR…  Não demora mais do que 20 minutos, desde que você esteja programada  Deixe os problemas fora do banheiro. Ao enxugar-se, massageie as costas com a tolha. Faça desse tempo, “sagrado” e verá como irá dormir melhor ou estará mais disposta para “outras coisas “.

2 ou 3 vezes por semana: esfoliantes = aveia com   mel, limão com açúcar, dependendo do tipo de pele.    Programe e agende o dia de fazer o pé, para não deixar para última hora , na véspera do Natal.    Somos princesas, é tempo de Natal, sua família vai perceber a diferença : não mais aparência desanimada, cansada, com tudo para ser resolvido na última hora, [ sempre há os imprevistos mas, então, o “grosso”já estará sob controle.

 

ADENDO: PLANEJANDO CARDÁPIOS PARA AS FESTAS 

Faça as compras das comidas já no começo de mês:  só  para a ceia, já programada.

Asse tudo antes, congele fatiado. Congele os recheios, e asse as tortas uns 10 dias  antes.  Ou congele tudo  como se adapte melhor.

Sugestão para Almoço de Natal: Arroz , feito de véspera fica melhor…No dia seguinte, é só montar e pôr no forno, junto com o assado ( fatiado, retirado do freezer de véspera)regado com seu molho especial+ batatas(inteiras ou cortadas em quatro,  pre´cozidas de véspera)

Maionese, SALPICÃO: pode ser TUDO cozido na véspera ou dois dias antes:, na hora, é só misturar (pensa que nos restaurantes eles fazem tudo na hora ? )Salada verde é refrescante.

Faz calor. Não se detenha em doces complicados _ Se faz questão, prepare-os uns dias antes. Pudins e mousses ficam melhor se feitos antes . Sorvete é uma boa, pode ser servidos com waffles ou bolo. Compre as bebidas bem antes e lembre-se de não deixá-las à vista para não ter surpresas de última hora. Bandeja com frutas, enfeita e diminui a quantidade de sobremesas. Se vai receber convidados, veja toalhas e louças 10 dias antes, deixando tudo, já lavado e   separado
Peça ao regente do coral para já escolher as músicas da cantata, a fim de terem tempo de ensaiá-las, evitando cansativos ensaios de última hora.
Agora, o principal: qual a razão de tudo isso ?  é J E S U S . Nada tem sentido sem o dono da festa. COPIE +COLE NO SEU COMPUTER E IMPRIMA: referências sobre Jesus . ( BUSCAr > www.perolaspreciosas.com.br) copie na agenda ou em cartõezinhos, meditando  nelas, uma por dia.  No elevador, no banho, escovando os dentes, eleve seu pensamento para Jesus por meio do versículo do dia. Quando vierem as preocupações, entregue-as a Jesus [vai resolver pensar nisso agora? Programe-se para resolvê-las. Listas ajudam muito! ] E ocupe seu pensamento com Jesus e Sua Palavra. Ah, muito importante! Economizando, para prevenir compras de última hora, quando sair o 13O. poderá programar junto com seu marido [ homens costumam detestar surpresas] reservar um dinheirinho para uma noite a sós em um hotel… quando ele estiver a fim, durante as férias…Se não acontecer, não se frustre: vá a um fim de semana   relaxante em Caldas Novas, por exemplo… [guarde o dinheiro com você, por via das dúvidas!] ou faça um dia no SPA, só seu…

Nem tudo acontece como idealizamos mas, se começarmos agora, muito provavelmente estaremos mais descansadas no Natal.  B O A S   F E S T AS !

ah! no   site   www.perolasprciosas.com.br  no link   BUSCA  digitar  ‘referências a Jesus‘  -x-