07.11 dia de escola dominical

14.09  Dia Nacional da Escola Bíblica Dominical ( EBD)
Dia Nacional da Escola Bíblica – 2º Domingo de Novembro ou 3o domingo de setembro???
Breve histórico sobre a EBD e a sua importância ( enviado por uma pessoa especial )

O termo “Escola Dominical” foi usado primeiro por um jornalista evangélico, o Senhor Robert Rokes, no ano de 1780, na Inglaterra, quando ofereceu instrução para crianças pobres em seu único dia de folga, qual seja, o domingo, em dois horários distintos, pela manhã e outro à tarde. Enfrentou oposições das igrejas da época, que o acusavam de não respeitar o Domingo, o dia Santo do Senhor, reunindo crianças pobres, de má fama e mal comportadas, no templo. Mas ele não desistiu e os resultados logo apareceram: crianças sendo transformadas e, muitas vezes, isso atingia diretamente seus próprios pais. Então se popularizou a escola dominical nas igrejas, além dos cultos ,e ela foi estendida aos adultos que também desejavam transformações de vida aprendendo a ler e escrever pela Bíblia.
Foi um passo em direção ao ensino público gratuito , na Inglaterra.
Com o ensino básico acessível ao povo, a escola dominical passou a focar  o conhecimento bíblico propriamente dito , visando à edificação espiritual, o discipulado, a integração entre os alunos, e a evangelização.
No Brasil,os missionários escoceses Robert e Sara Kalley. em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro,  dirigiram a primeira “Escola Bíblica” em sua casa e contava essa escola apenas com CINCO crianças. Certamente ouvirão do Senhor “ Bem está bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor (Mt 25:23) e ainda “ Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20). Foi suficiente para inaugurar o trabalho Anos depois, alcançou muitos lugares do nosso País. Esta mesma escola deu origem à igreja Congregacional no Brasil.
Eles não desistiram da primeira aula mesmo com poucos alunos E você ? Continua firme nas aulas ou  desistiu de ser aluno da EBD ? Se desistiu, qual foi o motivo? Será por serem poucos alunos  Isso não importa! Basta duas pessoas para Jesus estar no meio delas, como já vimos acima. Será por ACHAR  que sabe tudo sobre a Bíblia,  que  não tem novidade? Outros acham que a EBD é coisa do passado, você está com eles?
Eles não desistiram! Se você não é aluno da EBD faça a sua matrícula e desfrute do conhecimento da Palavra do Senhor, participe e compartilhe com outros irmãos, isso é comunhão. Traga um visitante, pelo menos uma vez ao no ano… Isso é um desafio para muita gente: mais um para Jesus! Você tem mais um para Jesus?
Comemorar entusiasticamente dia da Escola Bíblica Dominical  é um modo enfatizar sua importância. Um dia de Ação de Graças, porque esta escola resistiu durante muitas décadas e pela liberdade que temos  de ensinar/ aprender as Escrituras. .
Dia Nacional da Escola Bíblica – 3º Domingo de setembro

– Dia da Primeira Aula Brasileira – 18 de Agosto de 1855  a E.B.D. tem mais de 150 anos.

Faça parte desse grupo de alunos, seja discípulo do Senhor Jesus aprendendo as Santas Escrituras, compartilhando do amor de Deus e indo anunciar as Boas Novas da Salvação.

Obs:  aos interessados,  ver artigos sobre EBD no site www.perolaspreciosas.com.br