06.11 Ajuda dos filhos

Você crê na Palavra?  ‘para Deus nada é impossível‘ (Lc 1.37  ) tudo é possível ao que crê (Mc 9.23 )  [ Copie as ref.s  seg.s e deixe-as bem à sua vista: Mt 17.20, +19.26+ Mc 10.27+Hb 11.6 ]   Vc tem pedido(?)  a Deus sabedoria e estratégia para ensinar seus filhos a CUIDAREM DAS COISAS DELES … FAZENDO-OS PESSOAS RESPONSÁVEIS,  AJUDA VC NAS TAREFAS DA CASA.   DICA:  COPIE / IMPRIMA  DA WEB   IMAGENS DE TAREFAS  E PONHA  À VISTA NAS DEVIDAS PARTES DA CASA . ( a imagem irá falar por vc )  Ex: na pia do banheiro: ‘Economize água ao escovar os dentes’ e vai inculcar na mente  dos filhos. 

BEM,PARA ENSINAR É PRECISO SABER FAZER. e  UMA ATITUDE VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS. Ter tudo sob controle, bem programado e prevenido,faz ver que a vida fica mais fácil e mais suave de se viver: dá estabilidade emocional. Se vc conversar com cada filho olhando nos olhos deles em vez de sair gritando ao léo  como galinha d’angola…  verá como tem melhor efeito.
Mostre, pala Palavra, que ‘ cada um dará contas de si mesmo a Deus’ ( Rm 14.12) enquanto acusa ou cuida do outro está deixando de cuidar de si mesmo: ‘de Deus não se zomba: o que…semear,ceifará( Gl 6.7)_  se fores sábio,para ti serás,  SE escarnecedor ( não dá bola, dá de ombros)  só tu o suportarás ( Pv 9.12)  Viver cristão se aprende em casa, não apenas indo à igreja.

Comece nos feriados: terão tempo de aprender sem estar sob tensão por causa do horário.Ex: arrume sua cama e logo chame para tomar café especial ( panquecas, ex; se demora,fica sem ou  come frio)  verifique sua agenda  e arrume a mala para a volta ás aulas( tem lição para fazer?  APRENDA a fazer  na sexta feira á noite para ficar livre nos feriados ) vai fazer a lição antes de saírem para passear ou enquanto outros vêem TV .

ah! A LOUÇA…para que a pia não se torne um CAOS, ensine os filhos:CADA UM LAVA A SUA LOUÇA: USOU ? LAVOU !  DEIXE À MÃO, SÓ A LOUÇA DE   CADA UM ( identificada )
       Vc precisa dar exemplo, deixando a cozinha em ordem assim que terminar de cozinhar: colocar as comidas em travessas de vidro( umas têm tampas de plástico) que irão direto à geladeira depois das refeições. Panelas são lavadas imediatamente, colocadas ‘de bruços’ no fogão, sobre um pano, para secar. As ‘grudadas’ ( tira da frente) vão ao forno com água.

Caso tenha visitas:  Após as refeições : os TALHERES vão em pote com água e detergente( preparado antes…)  PRATOS cada um limpa o seu com papel toalha e coloca em pequena bacia de plástico tb preparada com água e detergente. Copos/ xícaras: cada um lava o seu e põe no escorredor.  Melhor pedir a colaboração de todos do que fazer da sua pia seu particular ‘canteiro’ de bactérias…

Coisas do café da manhã / lanche : margarina, geléia, patê requeijão, etc > põe em forma de alumínio ou bandeja e leva tudo de uma vez da mesa à geladeira e vice versa.

Deus nos fez criativas: dê asas à sua imaginção para fazer da vida comum do lar um transcorrer   SUAVE   e   PEÇA A DEUS SABEDORIA Tg 1.

Deus, o teu Deus ( Ele é (?) o seu Deus ou vc está adorando algum ídolo do tipo preguiça, ou alimentando revolta/ amargura contra seu papel de mulher ?) em todo caso, vá a Jesus ! livre-se desse peso e brecha que dá ocasião ao inimigo de fazer TUDO mais pesado, confuso e atrapalhado:

Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar’  Is 48.17

E a vida terá  transcorrer suave  para todos ( é função da esposa providenciar paz no lar quando  o marido   está em casa)    UM detalhe: mulher programada, lê a Bíblia e descansa dia de semana( uma boa hora  com Deus vale mais do que um dia inteiro no SPA) quando os filhos estão na escola .Assim está descansada e renovada para encarar  ‘o caos’ -x-