24.11 Sejam agradecidos

24.11  Dia das bruxas, Mc Donald’s, Papai Noel, Coca Cola…entre muitos outros modismos copiados dos Estados Unidos ‘pegaram’ _ por que este costume do Dia de Ações de Graças não ‘pegou’ , mesmo sendo lei no Brasil , nem mesmo entre os cristãos? 
Dar graças  é diretriz de Deus , está na Bíblia. ‘ sede agradecidos.‘ ( Cl 3.15)é orientação aos cristãos ‘crescidinhos’ que experimentam a vida ressurreta (Col 3.1-3)pois já passaram pela identificação cristã da cruz. VIDA RESSURRETA PASSA PELA CRUZ.
Os salmos estão coalhados  de convites ao louvor.e render graças a Deus :vem dos tempos do Velho Testamento bíblicos e reflete-se ao longo da História.
   Mas o ser humano é resmungão e murmurento por causa de sua natureza decaída. Libertos da escravidão do Egito, com a promessa de possuírem uma terra abundante _ os israelitas MURMURARAM e por isso, ficaram zanzando no deserto por 40 anos:  MURMURADORES MORREM NO DESERTO !
Assim a murmuração nos impede de obter vitórias que Deus já planejou para nós_ e fica-se girando numa vida monótona e ‘seca’… apesar de Deus ainda nos abençoar com as bênçãos do deserto: a nuvem, indicativo de Sua presença, dirigia o povo em suas caminhadas. O maná ( alimento) água, saúde, proteção ( havia muitos nômades que viviam de pilhagens e o tabernáculo era uma riqueza inestimável) nem o pé se inchou, nem a roupa se estragou… Dt 8.4
Muitos cristãos contentam-se com as bênção dos deserto, quando Deus quer levar a um nível de intimidade e consagração que conduz a lugar de abundância. em que o nome do Senhor será glorificado pelas vitórias sobre os inimigos.
      Comecemos a gradecer cada manhã, pelas misericórdias o Senhor que se renovam e são a causa de não sermos consumidos( Lm 3.22-23) Até chegarmos a viver o padrão da Palavra: ‘em tudo dai graças’ ( 1Ts 5.18 ) Em momentos de crise, ou desânimo, convém lembrar de um hino que diz: ‘conta as bênçãos, dize-as quantas são, todas de uma vez. e verás surpreso quanto Deus já fez ( e continua fazendo…)-x-

ORIGEM DO DIA DE AÇÕES DE GRAÇAS NOS ESTADOS UNIDOS : fugidos da perseguição  religiosa,na Inglaterra, uns crentes ‘ PURITANOS’  O  chegaram aos Estados Unidos no navio MAYFLOWER mas rigoroso inverno matou muitos deles. Um índio os ensinou a tirar recursos da terra e houve abundante colheita . Em comemoração, fizeram um banquete e convidaram índios amigos que, por sua vez, trouxeram comidas típicas. Estabelecido o costume desde então, não havia uniformidade na data, variando conforme a região.
Em 1941, o presidente Roosevelt  estabeleceu, por lei no país todo, a data da QUARTA  
5ª. feira do mês de de novembro, dando início às vendas de Natal. .

 

 

 

 

Em tudo e por tudo SEMPRE dar graças a Deus! # 1Ts 5.18

ah! mesmo em lágrimas, podemos agradecer :
– isso é o que a Bíblia chama de sacrifíco de louvor
– o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã
(mesmo que sua ‘noite’ esteja sendo comprida, alegre-se e agadeça:a manhã vírá)

e também está escrito que, um dia, Deus enxugará dos olhos toda lágrima _ Ap 22